sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Vamos contar um segredo e outra história

Segredo???!! E vamos conseguir guardá-lo??? Pois a professora Nélia não se importou que o contássemos aos outros e leu-nos está linda história do António Torrado.

Descobrimos o segredo… Na casa da história existia um quadro onde vivia um homem muito pequenino e uma flor numa jarra!!

Ups!! Não guardamos o segredo!

Para compensar também cada um de nós partilhou um segredo seu através de um desenho! Foi muito giro.


Alunos do 1º ano



A girafa que comia estrelas

Na nossa primeira observação da capa imaginamos que íamos ler a história de uma girafa tão alta que chegava ao céu, só podia comer estrelas, não tinha medo de alturas, não sofria de vertigens. Ela tinha que usar casaco, cachecol e gorro para não ficar doente.

Depois da leitura verificamos que acertamos em algumas coisas. A girafa, de nome Olímpia, era tão grande que chegava as nuvens e comia estrelas. Conheceu uma galinha do mato chamada Margarida vivia nas nuvens. A mãe não gostava que ela andasse nas nuvens porque podia ficar constipada. Um dia, as nuvens e D. Margarida desapareceram. Passaram muitos dias e Olimpia decidiu ir à procura das nuvens e da sua amiga. Quando ela as encontrou soprou-as com a ajuda da D. Margarida e assim trouxe a chuva de volta a sua terra.

Chegamos a imaginar o que Olimpia faria quando desapareceram as nuvens e ilustramos. No final, apresentamos o nosso trabalho à turma.

Gostamos muito desta história escrita por um senhor chamado José Eduardo Agualusa!

Alunos do 2º ano


Aquela nuvem e outras

Os alunos do 1º ano continuaram a aventurar-se nos poemas de Eugénio de Andrade em Aquela nuvem e outras, neste caso, no poema “Inverno”. Após leitura e descoberta de rimas, desenharam com quem, para eles, se pareceria o Inverno!!






As aventuras continuam e agora pela escrita de Maria Alberta Menéres. Tem sido uma animação a história Dez dedos, dez segredos. Eles estiveram a trabalhar na Biblioteca a mão esquerda e na Curricular – Projeto de Interdisciplinaridade a mão direita. Ouviram as história contadas pelos dedos das duas mãos, manipularam fantoches de dedo, ilustraram a sua mão com as personagens de cada conto e identificaram as letras que tem vindo a aprender.



Sem comentários:

Enviar um comentário