terça-feira, 29 de janeiro de 2019

CONCURSOS

Triatlo Literário – fase concelhia

No passado dia 26 de fevereiro, a nossa aluna Soraia Gonçalves representou a escola na fase concelhia do Triatlo Literário que se realizou no Centro de dia do Arco da Calheta. A prova teve por base a obra de Maria Aurora Carvalho Homem, Loma, o lobo marinho. Os concorrentes submeteram-se a três provas: leitura, interpretação e escrita sob o olhar atento de quatro jurados que tiveram a função de avaliar as suas prestações. Apesar de não ter conseguido chegar à final, a Soraia teve uma boa prestação e conheceu novos amigos. No final todos receberam presentes.


Ilustração – Baú de Leitura

O Passatempo de Ilustração Infantil do Projeto Baú de Leitura é uma iniciativa destinada a promover o desenho infantil, distinguindo os três melhores ilustradores dos níveis de ensino desde a educação pré-escolar ao 1.º ciclo do ensino básico. O concurso divide-se em três categorias e por cada uma só pode ser enviado um trabalho: Pré-escolar, 1 e 2 º ano, 3º e 4º ano.


Assim sendo, aos alunos foram lidas várias histórias, na pré 3-4 A ursinha Luca, na pré 4-5, 1º e 2º ano Docinho de Morango - O baile no gelo, no 3º ano Historias e lendas da Europa – A Dama Branca e no 4º ano O lago dos cisnes. A partir destas os alunos deixaram voar a sua criatividade e criar algumas ilustrações representativas das histórias escutadas.






Uma aventura 2019

Uma vez mais a nossa escola aderiu a este projeto e todos os anos participaram com um desenho a preto e branco da história lida ou escutada. Os alunos desde a pré-escolar até ao 2º ano ouviram a história A ovelha curiosa. E os alunos do 3º e 4º ano leram A bruxa Cartuxa nas pistas de neve. Obtivemos bons trabalhos!



Triatlo Literário

No âmbito do projeto Baú de Leitura, os alunos do 4º ano participaram no Concurso Triatlo Literário. Este é um concurso literário promovido pela Direção Regional de Educação (DRE),em que os alunos do 1º ciclo (4º ano) competem em três provas: Leitura, Escrita e Interpretação. O concurso visa estimular um maior conhecimento no domínio da língua portuguesa; incutir o gosto pela leitura de livros de cariz infantojuvenil; promover o conhecimento sobre a vida e a obra de escritores regionais e nacionais. Este organiza-se em três fases: a primeira desenrola-se na escola, a seguinte ao nível concelhio e a última apura o vencedor do concurso, em termos regional.
Assim sendo, no dia 28 de janeiro, na sala TIC, os alunos do 4º ano realizaram a prova que teve por base o poema "O mocho e a gatinha" inserido na obra "Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana. A prova teve com jurados a professora TIC, Maria José, a professora do apoio, Maria de Jesus e a técnica de Biblioteca, Nélia Inácio. Inicialmente os alunos começaram por ler partes do conto em voz alta perante jurados e restantes colegas. De seguida responderam a um questionário de escolha múltipla sobre o texto. Finalmente elaboraram um texto escrito não ultrapassando as 150 palavras onde tiveram que transformar o texto poético em texto narrativo.
Após a correção/avaliação das provas de leitura, escrita e interpretação, os resultados revelaram o vencedor da prova que nos irá representar na prova concelhia que se realizará no dia 26 de fevereiro do presente ano no Centro Social do Arco da Calheta, a aluna Soraia Agrela Gonçalves.

Parabéns Soraia!!


Sem comentários:

Enviar um comentário