quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ALIMENTAÇÃO

A alimentação é algo muito importante para o nosso bem estar, por isso, temos de ter cuidado com o que comemos. Assim sendo, na aula de Biblioteca, ouvimos contar a história A casinha de chocolate dos Irmãos Grimm. Antes da audição da história, escutamos a canção “O padeiro” da Sónia Araújo. Após a história identificamos as personagens, o tema e discutimos sobre os alimentos que nos faziam bem e os que nos fazia mal. Para terminar criamos a Casinha não saudável e os nossos colegas da sala dos 3 anos a Casinha saudável. Foi muito engraçado e aprendemos muito.

Alunos da Pré dos 5 anos


Era uma vez uns irmãos que foram à floresta apanhar morangos e encontraram um anão preso numa pedra pela barba e ajudaram-no. Ele agradeceu e avisou-os que tivessem muito cuidado com a bruxa. Esta apareceu e convidou os irmãos para ir à sua casa comer chocolates. Eles comeram muito e a bruxa aproveitou para prendê-los. Apareceu depois o anão para os salvar enquanto a bruxa dormia, mas esta acordou e só não os apanhou porque vieram muitos anões e assustaram-na.
Os irmãos aprenderam a não ser tão gulosos.
Reconto Pré 3-4 anos

Como nós gostamos muito e a alimentação é MESMO muito IMPORTANTE, as histórias continuaram e ouvimos A menina que não gostava de fruta, de Cidália Fernandes. Antes de ouvirmos a história, escutamos a música “O comboio das frutas”. 
A história era muito gira, pois falava de uma menina que não gostava de comer nenhuma fruta. Contudo, assim que ela soube que as frutas faziam muito bem a nossa saúde como os alperces que fazem bem à visão e as nozes à mente, a menina, que se chamava Joaninha, mudou logo de ideias. No final colorimos umas lindas mandalas para decorar o nosso polivalente e os nossos colegas da sala dos 3 anos criaram o arco-íris da fruta.

Alunos da Pré dos 5 anos



Ouvimos, ainda, a história Eu nunca na vida comerei tomate de Lauren Child. A menina desta história não gostava de tomate e de muitos outros alimentos como ervilhas, queijo, cenouras salsichas, ovos… Até que o irmão mais velho pregou-lhe uma partida e inventou que as cenouras eram gomas vindas de Júpiter, as ervilhas eram rebuçados verdes vindos da Verdelândia, as batatas eram nuvens, as barrinhas de peixes eram deliciosos petiscos ocenânicos que só se podiam comprar nos supermercados do fundo do mar e os tomates eram pedaços de lua. Tudo a menina provou e gostou. Adoramos!!

Alunos da Pré dos 5 anos

ANIMAIS

No Dia Mundial do Animal, os alunos do pré-escolar ouviram algumas adivinhas sobre animais e depois criaram os animais que identificaram com folhas de outono. Foi uma atividade com resultados muito engraçados.


São insectos que voam pelos ares
E o céu de muitas cores vão enfeitar
Enchem-no de alegria e magia
São elas que vão encantar!


"Por onde passa um elefante
e não passa um mosquito?"




O meu corpo cheio de espinhos
Assusta por não ser belo
Se alguém me ameaça 
Transformo-me logo num novelo.


Ainda no âmbito destas celebrações, os alunos do 3º e 4º ano ouviram a música "Gosto de animias" da Sónia Araújo e leram a história "Quinas à descoberta" de Violante Matos. Começaram por identificar os elementos paratextuais do livro (título, autor, ilustrador e editor) e fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra da autora.Após a leitura identificaram as personagens e o tema. No final criaram uma banda desenhada da história e um acróstico a partir do nome da escritora.

OUTONO

A canção Outono da Alda Casqueira introduz a nova estação...

Caem folhas no meu telhado
No jardim e por todo o lado
O outono está chegando
E o tempo vai mudar

Poim, poim, poim
Já cai a folha
E a chuva
Faz plim, plim
Vu, vu, vu
Já sopra o vento
E o nariz
Só faz atchim (bis)

O vento já sopra mais forte
E a chuva teima em cair
Ando mais agasalhado

Para não me constipar.

Os alunos do Pré-Escolar ouviram a história O gato das Botas, identificaram as personagens, o tema e as caraterísticas da estação. Os alunos dos 5 anos fizeram o reconto oral. Todos os alunos criaram o painel do outono.





sexta-feira, 7 de outubro de 2016

BEM VINDOS À BIBLIOTECA 2016-17

Um novo ano começa e novas aventuras à espreita....



A primeira foi logo....

Uma grande surpresa para todos os alunos!!

Desde os mais pequenos do pré-escolar  até aos mais velhos do 1º ciclo gostaram deste livro e fizeram um jogo de mímica sobre  animais, mas só os mais pequenos fizeram uma linda pintura do mesmo tema.



A segunda foi....


Com o Pinóquio os mais pequenos aprenderam algumas regras muito importantes: SER EDUCADO, SER AMIGO, SER ORGANIZADO E SABER PARTILHAR.


Os alunos do 1ºe 2º anos ouviram ler a história Dora vai à escola, mas antes escutaram a música "Regresso às aulas". Após a audição da história, identificaram as personagens e o tema e depois conversaram sobre os comportamentos a ter a na escola. Concluiram que devem:
  • ser amigos e respeitar as diferenças
  • levantar a mão antes de falar
  • ouvir os professores com atenção
  • ser empenhados
  • manter tudo organizado.





terça-feira, 28 de junho de 2016

TOP LEITOR

Todos os anos, os alunos ao requisitarem livros participam automaticamente no Top Leitor. Assim sendo, os alunos que requisitem mais livros ou apresentem um trabalho sobre a sua leitura domiciliária entram para o TOP. Mensalmente temos o melhor leitor do mês e no final do ano aquele leitor que tenha estado mais vezes no top ganha um certificado e um prémio.

Este ano tivemos como vencedora a aluna Adriana Alves do 2º ano.


Parabéns Adriana e boas leituras!


INTERVALO LITERÁRIO

O ano letivo chega ao fim assim como o nosso "Intervalo Literário". Este foi dinamizado duas vezes por semana e os nossos pequenos leitores participaram ativamente  com textos originais e com textos por eles escolhidos. 
Durante este período, procedeu-se ao desempate dos alunos mais votados nos períodos anteriores sagrando-se vencedora a aluna Sabina Fernandes.

Parabéns Sabina!

terça-feira, 14 de junho de 2016

INTERCÂMBIO

A nossa escola recebeu hoje, dia 14 de junho, a visita das Técnicas de Biblioteca das escolas do Lombo do Guiné e do Autoguia que apresentaram a peça "João e o pé de feijão" com fantoches aos alunos do pré-escolar. 

Este foi um projecto de intercâmbio desenvolvido nas reuniões de Minigrupo onde criaram o cenário com material reciclado, fantoches, adaptaram o texto, gravaram vozes e fizeram junção de vozes e música.

Antes da apresentação da peça houve um diálogo entre os alunos e as convidadas o que suscitou alguma curiosidade por parte dos pequenos leitores. Estes estiveram muito atentos durante o decorrer da atividade, cantaram as canções e participaram no jogo de mímica.


UMA HISTÓRIA DIFERENTE

Os alunos do Pré-escolar tiveram uma nova experiência, ouviram uma história e fizeram ioga. 
A história da semana  foi O leão que perdeu a juba de Cláudia Praça. 
Os alunos da pré dos 4-5 anos após a leitura identificaram as personagens, coloriram as personagens e deram um outro final à história. Depois tiveram a oportunidade de ouviram novamente a história e fazer ioga orientada pela educadora Áurea Adami, nossa convidada.


Os amigos do Leão já estavam cansados de procurar a juba quando a apareceu a Tartaruga a dizer que tinha a visto nas rochas perto da casa dos Macacos. De certeza que eles tiveram algo a ver com o seu desaparecimento. O Leão e os amigos decidiram ir até lá. Quando lá chegaram viram os macacos a brincar com a juba. O Leão zangado rugiu e eles assustaram-se. Muito timidamente pediram-lhe desculpa, devolveram-lhe a juba e confirmaram que só a tinham tirado para lhe pregar uma partida e ver como é que ele ficava sem ela. O Leão desculpou-os, mas avisou-os que não voltassem a fazê-lo.
Os amigos juntaram-se ao Leão e foram celebrar.


Alunos da Pré dos 4-5 anos


AMBIENTE

O ambiente é um tema que cada vez mais nos preocupa, então, nada melhor do que uma história alusiva ao nosso planeta para levar os nossos pequenos leitores a pensar sobre o que podemos fazer para que ele seja feliz!!


A história escolhida foi "O mundinho" de Ingrid Biesemeyer. Após a audição da história, os alunos identificaram as personagens, o que fazia mal ao Mundinho e, também, a solução encontrada. No final coloriram um planeta e desenharam as suas mãos para nelas deixar a sua mensagem. Antes de cada aluno apresentar a sua ideia, houve um diálogo entre a técnica e os pequenos leitores sobre o ambiente e o que podemos fazer para manter o nosso planeta saudável.


EDUCAÇÃO LITERÁRIO - JUNHO

Queres ouvir? Eu conto

Os alunos do 3º ano leram três contos da obra Queres ouvir? Eu conto de Irene Lisboa. “ A pata rainha” foi o primeiro, após a leitura identificaram as personagens e deram outro final à história.

Os animais continuaram a fazer sempre a mesma coisa até que a Pata desistiu e foi embora deixando a coroa para trás. Pelo caminho encontrou outros animais, mas não fez grandes amizades com eles e continuou a sua longa caminhada passando por muitos lugares. Um dia, enquanto caminhava foi atropelada e morreu. Assim terminou a história da Pata que um dia quis ser rainha.

Amanda
3º ano


 “O passarinho cantor” foi a segundo conto. Sobre este realizaram uma pequena ficha de leitura onde ordenaram a sequência da história. Por último, leram “Os príncipes gémeos” e recontaram-no em Banda Desenhada.



Estranhões e Bizarrocos

Os alunos  durante o mês de maio e junho leram alguns contos da obra de José Eduardo Agualusa intitulada "Estranhões e Bizarrocos". Os contos escolhidos foram “Estranhões e Bizarrocos e outros seres em exemplo”, “Sábios como camelos” e “A menina que queria ser maçã”. Após a leitura do primeiro conto, os pequenos leitores identificaram as personagens, as invenções de Jacôme, as ideias que lhe deram os amigos, os disparates por ele criados e o mundo novo que ele criou. Depois desenharam dois seres, um estranhão e um bizarroco, a partir dos quais criaram depois uma pequena história.
O segundo conto "Sábios como camelos" falava de um Vizir que tinha muitos livros pois gostava de ler. Os alunos identificaram as personagens e ordenaram a sequência da narrativa. No final ilustraram a parte que mais gostaram. Após a leitura do terceiro conto “A menina que queria ser maçã”, os alunos fizeram o reconto em poema e ilustraram.

“O Estranhão e o Bizarroco”
Era uma vez um Estranhão e um Bizarroco que se encontraram numa cidade, cumprimentaram-se e passaram a ser grandes amigos. Um dia, concordaram em fazer algo juntos: uma caminhada, de uma hora e meia. Encontraram muitas coisas por exemplo: árvores, ursos, pássaros, animais. Quando acabaram aperceberam-se que se tinham divertido imenso.
FIM
Daniel 2º ano

A menina que queria ser maçã

Joaninha
Quando crescer
Uma maçã
Queria ser

Cresceu, cresceu
Estudou e aprendeu
Em professora se tornou
Já velhinha faleceu

Anjos vieram buscá-la
Deus apareceu
O sonho da Joaninha
Finalmente aconteceu.


Alunos 2º ano





sexta-feira, 13 de maio de 2016

EDUCAÇÃO LITERÁRIA ABRIL - MAIO

As cançõezinhas da Tila

Durante o mês de maio, os alunos do 1º ano trabalharam a obra As cançõezinhas da Tila de Matilde Rosa Araújo, mais concretamente os poemas “Dança da Rosa”, “Dança do raminho de Laranjeira”, “Figuinho da capa rota” e “Balada das vinte meninas friorentas”.

Após a leitura do poema “Dança da Rosa”, os alunos identificaram as palavras que rimam e substituíram a última quadra do poema por uma que eles próprios inventaram.
Menina das mãos de seda,
Vamos lá dançar
Façamos uma roda
Para todos encantar!
1º ano




Com a leitura do poema “Figuinho da capa rota”, os pequenos leitores identificaram as palavras que rimam e completaram um poema com lacunas para descobrir a adivinha. Dos restantes poemas “ Dança do raminho de laranjeira” e “Balada das vinte meninas friorentas” identificaram as palavras que rimam e ilustraram a parte que mais gostaram.



Contos de Perrault

Durante o mês de abril e maio, os alunos do 3º ano trabalharam a obra Contos de Perrault de Maria Alberta Menéres, mais concretamente os contos “O Barba Azul”, “As fadas” e “Riquet do Penacho”.

Antes da leitura fizeram uma pequena pesquisa sobre a vida e obra da autora e registaram a informação que consideraram mais importante no caderno de leituras.

O primeiro conto a ser lido foi “O Barba Azul”. Após a leitura, identificaram as personagens, o tema (Obediência, Curiosidade e Prudência) e efectuaram o reconto oral e escrito. No final ilustraram a parte que mais gostaram.

Era uma vez um homem muito rico, com muitas casas no campo e na cidade, mas vivia sozinho, pois tinha uma barba azul que metia medo a toda a gente. Por causa da barba era chamado de Barba Azul.
Um dia decidiu pedir uma das filhas da sua vizinha em casamento. Elas não se mostraram interessadas porque ele já havia tido outras mulheres que tinham desaparecido misteriosamente. Por forma a cativá-las, convidou-as para uma das suas casas no campo, preparou bailes, banquetes, jogos e outras diversões. O Barba Azul conseguiu encantar a filha mais nova da sua vizinha e casou com ela.
Passado um mês, ele informou a esposa que iria ausentar-se durante seis semanas e que ela poderia fazer o que quisesse. Deixou-lhe, então, as chaves de tudo inclusive do seu gabinete, o único lugar onde ela não poderia entrar senão seria castigada. Curiosa a esposa não resistiu em abrir a porta proibida. Para sua surpresa encontrou as esposas do seu marido mortas. Elas haviam sido degoladas e penduradas nas paredes. Assustada deixou cair a chave que ficou manchada de sangue, não existindo maneira de a limpar.
O marido regressou, nesse mesmo dia, e descobriu que ela o desobedecera. Ele tentou matá-la, mas os irmãos da sua esposa chegaram a tempo e mataram-no. Como ele não tinha herdeiros, a esposa herdou toda a sua fortuna. Ajudou a sua família e encontrou um marido verdadeiramente bom.




De seguida leram “As fadas”, identificaram as personagens, o tema (Generosidade, Bondade e Delicadeza), a moral (A delicadeza é sempre recompensada) e efectuaram o reconto em Banda Desenhada.




O beijo da palavrinha

O mês de abril foi dedicado ao escritor Mia Couto. Assim sendo, os alunos pesquisaram sobre a sua vida e obra e registaram no seu caderno de leitura a informação que consideram importante.

O beijo da palavrinha foi a obra escolhida. Após uma leitura em voz alta, os alunos identificaram as personagens, o tema, as expressões e vocabulário desconhecido. Depois recontaram a história alterando as características de algumas das personagens, sugerindo um cenário diferente para a acção e alterando o final e ainda criaram um poema sobre a história com palavra puxa palavra. No final ilustraram a parte que mais gostaram da história ou da versão que criaram.



O beijo da palavrinha – a minha versão

Era uma vez uma menina chamada Maria Poeirinha que era bondosa. O seu irmão Zeca era arrogante e convencido. Aquela família vivia no interior de um país enorme, por esse motivo nunca viram o mar.
A Maria Poeirinha não gostava muito da cidade: havia muito fumo; as pessoas eram barulhentas, era tudo muito confuso…! Ela queria ver o mar a todo o custo e o mais rápido possível. Partilhou esse desejo com o seu irmão que lhe disse com um ar arrogante:
-Tu também queres tudo… ver o mar, ter um irmão melhor, menos barulho… tu és uma chata!
Poeirinha ficou magoada, mas já conhecia o seu irmão. Contudo, ela continuou a insistir com os pais até não poder mais. Os pais tinham muito dinheiro, mas não sabiam onde era o mar. Alguns dias depois, Poeirinha adoeceu. Ela tinha um tio que sabia muitas coisas e quando soube da má notícia foi logo a correr para a cidade.
Lá encontrou uma cura. Maria tinha de passar pelo rio e chegar ao mar. Os pais ficaram desconfiados, mas aceitaram. Quando chegaram ao mar Maria abriu os olhos e ficou de boca aberta.
-Isto ainda não chega para a curar, temos de molhá-la no mar. Molharam-na e, de repente, ela levantou-se e nadou.
-Que maravilhoso! - O tio fez um sorriso de orelha a orelha ao ver as melhoras da sua sobrinha.
Regressaram a casa e, todos os dias aquela família ia visitar o mar. Zeca desde a primeira vez que viu o mar, mudou, passou a ser bondoso.
Lara

Reconto com palavra puxa palavra
Maria tinha um sonho
Sonho de ver o mar
Mar para imaginar
Imaginar que aquele era o seu lar
Lar que realmente era pobre
Pobre que nem tinha água
Água que ela imaginava ser
Ser a água do rio
Rio que, na verdade, estava seco
Seco como se estivesse doente
Doente, um dia Maria ficou
Ficou tão doente que não aguentou
Não aguentou, mas o seu irmão ajudou
Ajudou escrevendo a palavra Mar.

Lara



O livro da Tila

Durante o mês de abril e maio, os alunos do 1º ano trabalharam a obra O livro da Tila de Matilde Rosa Aráujo, mais concretamente os poemas “História do sr. Mar”, “Loas à chuva e ao vento”, “Cavalinho, cavalinho” e “Doce história de uma violeta”.

Antes de iniciarmos a leitura e audição dos poemas, os alunos visualizaram um power-point com a vida e obra da autora para assim ficarem a conhecê-la melhor e imaginaram e ilustraram a capa do livro. Após a leitura do poema “História do sr. Mar”, os alunos criaram o seu próprio poema e ilustraram-no. Dos restantes poemas ilustraram a parte que mais gostaram, aprenderam o que era e a reconhecer as onomatopeias, desenharam e apresentaram à turma o seu brinquedo favorito e aprenderam o ciclo de uma flor.



História do sr. Mar – a nossa versão
É um amigo.
Eu gosto de nadar no mar.
O mar é bonito.
Eu gosto do mar quando está mansinho.
O mar é divertido.
O mar tem muitos peixes.
O mar é brincalhão.
O mar faz muitas ondas.



CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL

O mês de abril foi dedicado ao escritor Hans Christian Andersen. Assim sendo, os alunos do pré-escolar ficaram a conhecer um pouco da sua vida e obra. As histórias contadas foram O soldadinho de chumbo, O patinho feio e A princesa e a ervilha. A partir destas criaram lindos trabalhos e fizeram o reconto.

O soldadinho de chumbo


Era uma vez um menino que tinha 25 soldadinhos de chumbo. Um deles só tinha uma perna, mas mantinha-se direito como os outros em cima da mesa onde o menino costumava brincar. Ali também existia um castelo de cartão onde vivia uma boneca bailarina. O soldadinho de chumbo gostou logo dela, mas o feiticeiro da caixa de cartão ficou zangado e avisou que ele não olhasse mais para ela. Como ele não lhe ligou o feiticeiro fez com ele caísse da janela para a rua.
Começou a chover! Uns meninos que iam a passar fizeram um barco de papel e colocaram o soldadinho de chumbo lá dentro. Ele navegou até que encontrou uma ratazana que o queria prender por não ter consigo os documentos e o bilhete. De repente, o barquinho caiu no rio e o soldadinho foi engolido por um grande peixe. Este foi apanhado e comprado por uma cozinheira. Quando ela o estava a preparar encontrou o soldadinho de chumbo e devolveu-o ao menino. Este ficou contente e voltou a colocá-lo juntos dos outros soldados. O feiticeiro ficou tão furioso que fez uma careta tão feio que o menino assustou-se e atirou para a lareira.
Livres do feiticeiro, o soldadinho de chumbo e a menina bailarina ficaram juntos e felizes para sempre.

Reconto Pré 3-4 anos


O patinho feio

Os alunos ouviram a história O patinho feio e após um diálogo sobre as personagens, quantas eram iguais e quantas eram diferentes. No final, criaram um lindo quadro usando as mãos com os cinco patinhos e, assim, participaram na Semana da Matemática.



A princesa e a ervilha

Os pequenos leitores ouviram a história A princesa e a ervilha e visualizaram o filme com o mesmo nome. Depois conversaram sobre as personagens, identificando as boas e as más pelas suas acções e ordenaram a história pela sequência. No final, criaram um quadro da história usando diferentes tecidos, uma ervilha e cores.



Os alunos do 4º ano leram duas versões diferentes da história e viram o filme. Depois identificaram as personagens e as diferenças entre as versões. No final elaboraram o reconto em Banda Desenhada.




Cinderela


Durante do mês de junho, os alunos da pré-escolar viram alguns episódios da série intitulada Cinderela. Após cada capítulo falaram sobre as personagens, a moral, recontaram oralmente partilhando as suas opiniões sobre a boas acções a más acções das personagens e ilustraram a parte que mais gostaram.