terça-feira, 26 de maio de 2015

Conhecer uma autor - JOSÉ FANHA

Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.

Os alunos da Pré dos 4/5 anos ouviram a história O dia em que o mar desapareceu, elaboraram o reconto, criaram um cenário e personagens para poderem contar a história aos colegas da Pré dos 3-4 anos.


O dia em que o mar desapareceu

Era uma vez uma praia muito bonita porque o mar era muito limpo.
Um dia apareceram os pássaros Bisnaus que eram muito mal-educados, mal cheirosos, despenteados, cheios de borbulhas e porcalhões. Eles comeram e deitaram o lixo para o chão, fizeram chichi no mar e fizeram muito barulho. O lixo foi tanto que as águas do mar ficaram sujas, os peixes fugiram e o mar acabou por desaparecer.
A mãe do mar, a Nuvem Miraldina, surgiu e, como estava muito cinzenta, fez nascer, de novo, o mar. As águas eram tão limpas que os peixes regressaram e aquela praia ficou novamente bonita.

Reconto dos alunos da Pré dos 4-5 anos


Os alunos do 1º ano leram a história O dia em que a mata ardeu e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 2º ano. Eles leram também a história O dia em que a barriga rebentou e aprenderam que devemos comer pouco mas bem!
"O dia em que a mata ardeu" - apresentação pelos alunos do 1º ano
O dia em que a mata ardeu 

Era uma vez uma floresta onde viviam muitos animais, árvores e plantas. Todos viviam felizes.
Um dia, apareceram na floresta os pássaros Bisnaus, que eram todos muito feios, despenteados, mal cheirosos e tinham borbulhas na testa. Eles vinham fazer um piquenique. Como eram muito porcalhões, fizeram muito lixo que deitaram no chão. Depois de tanto comer foram fazer uma sesta. O pai Bisnau adormeceu com o cigarro aceso que caiu no chão, pegou fogo no lixo e na floresta. Os animais tiveram de fugir. Os bombeiros apareceram para apagar o fogo e tiveram muito trabalho para não deixar que ardesse toda a floresta.
Depois da floresta estar limpa, as árvores voltaram a florir e os animais regressaram.
Tudo voltou ao normal.

Lição: Não devemos poluir a floresta.

 Reconto dos alunos do 1º ano

Trabalho sobre a história "O dia em que a barriga rebentou"


Os alunos do 2º ano leram a história Os sapatos do Pai Natal e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 1º ano.Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.


Os sapatos do Pai Natal

Era uma vez um poeta tão parecido com o Pai Natal que as crianças que o encontravam perguntavam-lhe se ele era o Pai Natal. De todas as vezes, ele negava até que um dia ao dizer que sim apareceu-lhe o verdadeiro Pai Natal. Este queria pedir-lhe que o substituísse na véspera de Natal para ele puder descansar. O poeta aceitou, mas como os sapatos do Pai Natal não lhe serviram, teve que usar os seus. Ele ficou a conhecer o verdadeiro trabalho do Pai Natal e como era cansativo. Contudo, ele continuou a substituir o Pai Natal até que as suas filhas cresceram e notaram que os sapatos do Pai Natal eram iguais aos do seu pai.

Reconto dos alunos do 2º ano


Sem comentários:

Enviar um comentário