quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

NATAL

Os alunos da Pré dos 4-5 anos ouviram a história com gestos "A aventura do Pai Natal". Depois aprenderam os gestos para apresentar na festa de Natal para a restante comunidade educativa. Os alunos estiveram muito empenhados porque gostaram da história.




Os alunos do 3º e 4º ano leram a história Natal nas asas do arco-íris de Alice Cardoso. Após a leitura identificaram as personagens, tema, o acontecimento mais importante e depois efetuaram o reconto. Cada aluno apresentou oralmente uma frase sobre o que aprendeu com a história. O 3º ano realizou um caligrama (arco-íris ou asas) a partir a frase.




domingo, 13 de dezembro de 2015

A OVELHINHA PRETA

Os alunos do 1º ano trabalharam a história A ovelhinha preta de Elizabeth Shaw. Começaram por criar uma história a partir das imagens. Depois ouviram a história original e diálogaram sobre a moral da mesma.

Depois expuseram o trabalho criado no painel da Semana da Pessoa com NE, pois, concluiram que a história representava a diferença.



TRIATLO LITERÁRIO - FASE ESCOLA

No turno da manhã do dia 03 de dezembro, na sala TIC, procedeu-se a realização da prova do Triatlo Literário - fase escola do projeto Baú de Leitura. A prova contou com três momentos: leitura, interpretação e escrita. A avaliação da mesma foi feita por uma júri composto pelas docentes Branca Silva, Maria José Nunes e a técnica Nélia Inácio.
A obra escolhida para esta fase foi Mistérios de Matilde Rosa Araújo, mais precisamente, o poema "Romancinho Verde". Na prova de escrita, foi pedido aos alunos que transformasse o texto poético em texto narrativo.

Declarou-se vencedora a aluna Sabina Fernandes com uma excelente prova.


SEMANA CULTURAL

DIA DA ABERTURA

O tema da abertura da feira foi o surf, assim sendo, os alunos do 4º ano dramatizaram a adaptação do texto Maria e o surf, surfando no Jardim do Mar de Maria Aurora Carvalho Homem. Esta atividade contou com a participação especial do surfista Orlando Pereira e, ainda, com a apresentação do processo criativo do livro pelo ilustrador Nelson Henriques.

Deu-se, assim, início à Semana Cultural e a 8ª edição dos "Livros em Festa".




DIA DA HISTÓRIA

No dia 01 de dezembro, celebrou-se o Dia da História com a realização de uma Tertúlia sobre o Feiticeiro da Calheta que contou com a participação do Delegada Escolar da Calheta, Eva Natália, o vereador da cultura da Calheta, Nuno Maciel e o professor Eugénio Perregil. Foi um momento único de partilha de conhecimentos, onde os alunos tiveram um papel ativo no desenrolar da atividade.




DIA DA PESSOA COM NE

Por forma a assinalar a Semana da Pessoa com NE, exploramos a história O pequeno trevo de Ana Cristina Luz. Os alunos da pré dos 4-5 anos e 3º ano ouviram ainda a música "Somos diferentes somo iguais" de João Portugal.
Após a leitura/audição da história e música, os alunos envolveram-se num pequeno diálogo sobre a inclusão. Para terminar, os alunos da pré coloriram um pequeno trevo com tinta usando o dedo e os alunos do 3º ano realizaram um caligrama em forma de trevo com algumas mensagens sobre a história.





ANIMAIS

Os alunos da Pré 4-5 ouviram a música "Dona Zebra" e escutaram a história A zebra Camila de Marisa Nunez. Depois identificaram o tema, as personagens e ordenaram os acontecimentos. Com esta história também puderam trabalhar a matemática.

Para terminar, os alunos identificaram quem deu as riscas à zebra Camila e completaram o desenho.


terça-feira, 17 de novembro de 2015

CONTOS POPULARES PORTUGUESES

Uma das obras recomendadas nas metas para o 2º ano é os Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho. Assim sendo começamos a ler A história da Carochinha. Os alunos depois da leitura realizaram um reconto ilustrado da história.





Os alunos continuaram a exploração da obra Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho com o conto "O príncipe com orelhas de burro". Após a leitura da história, identificaram as personagens e o tema. O reconto oral ajudou a fazer as pistas para criar a Banda Desenhada.




SÃO MARTINHO

Os alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ano ouviram e leram a lenda de São Martinho. 

Os alunos da sala do 5 anos ensaiaram a peça em sombras chinesas para apresentar aos alunos da sala dos 3 anos.

 Os alunos do 1º ano reorganizaram as imagens da história, o 2º e 3º ano realizaram uma Banda Desenhada da lenda.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow generated with Smilebox

BRUXAS

As bruxas e o medo andaram no ar!!!

Os alunos do Pré-escolar e 1º ano ouviram a história O Cuquedo e criaram o seu próprio cuquedo.


A bruxa Castanha de António Mota fez um grande sucesso nos nossos pequenos leitores que logo a quiseram ensinar a não fazer disparates. 


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PÃO-POR-DEUS

Os alunos da pré dos 5 anos dramatizaram a História do Pão-por-deus - Monólogo dos frutos para os colegas da sala dos 3 anos.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize your own photo slideshow

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS

Os alunos do Pré-escolar ouviram a história. Os pequeninos da sala dos 5 anos ilustraram a história e os pequeninos da sala dos 3 anos criaram a "Biblioteca". Todos fizeram o reconto com a ajuda de alguns fantoches.

No dia 28 de outubro, a comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas fez-se com a declamação do poema A biblioteca é uma casa de José Jorge Letria pelos alunos do 3º ano que também cantaram a canção O baile da biblioteca dos Cabeça no ar.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free digital slideshow created with Smilebox

ALIMENTAÇÃO

A sopa verde, Chico

Os alunos da pré escolar e do 1º e 2º ano do 1º ciclo viram,ouviram e leram a história. Os pequeninos dos 5 anos desenharam os alimentos que levariam para a festa do porquinho e os da sala dos 3 anos fizeram um desenho livre com as cores do outono referidas no texto: verde, laranja, castanho e vermelho. Os alunos do 1º ano "criaram" a sua própria sopa e os alunos do 2º ano escreveram o reconto.

A sopa verde
O porquinho foi ao pediatra porque estava doente. Ele achou-o muito fraquinho, então mandou que ele comesse sopa com uma pitada de sal, todos os dias.
Quando o porquinho chegou a casa, não quis comer a sopa de legumes por ser verde. Então, pediu ao pai uma sopa de laranja, era melhor porque era cor de laranja. Quando provou não gostou, então pediu uma sopa de morango. Uma sopa vermelha era mais saborosa. Contudo, esta também não era boa, então pediu uma de chocolate. O pai que já estava a ficar zangado fez a sopa, mas quando o porquinho não gostou, ficou muito irritado e fez-lhe uma sopa de legumes. O porquinho não queria comer, mas quando a provou adorou.

Afinal a sopa verde era deliciosa!


O Caldo de pedra

Os alunos do 3º ano leram a história e fizeram um pequeno resumo da história. Após uma recolha de algumas receitas, passaram para o computador para depois criar um livro de receitas.

Resumo:

Frei João foi passear e,  ao ficar cansado, sentou-se numa pedra. Ele tinha fome e precisava encontrar alguém que lhe desse alguma comida.
Ele encontrou uma casa, mas a dona não lhe queria dar comida. Contudo, ele conseguiu enganá-la, pois,  com uma pedra que trazia no bolso,  fez uma sopa.


Dia Mundial da Alimentação

Comemorou-se este dia com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, para a manutenção da saúde e qualidade de vida; promover hábitos de segurança e vida saudável; conhecer e reconhecer os mais variados alimentos.
Assim sendo, durante a manhã do dia 16 de outubro, os alunos da Pré 4-5 anos e do 1º ciclo tiveram a oportunidade de participar no pequeno "Concurso de Degustação", onde se pretendia testar os conhecimentos dos nossos alunos, no que se refere aos produtos alimentares utilizados na sua alimentação diária. Os alunos, de olhos vendados, deveriam adivinhar o alimento utilizando apenas três dos cinco sentidos: o tato, o paladar e o olfato. A maioria dos alunos adivinhou o alimento sem qualquer tipo de ajuda/pista, o que valia 3 pontos, com ajuda 2 pontos, com 2 ajudas 1 ponto. A turma vencedora foi o 2º ano com 111 pontos.
O "Arco-Íris da Fruta" foi a sobremesa escolhida para celebrar este dia. Assim, foi proposto a todos os alunos que trouxessem a sua fruta favorita de casa, até dia 15. Os alunos do 1º e 2º ano confeccionaram geleias coloridas, no dia 15, que juntaram depois, no dia 16, à fruta, formando, assim, um arco-íris.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow customized with Smilebox


OUTONO

A festa do outono começou na Pré-Escolar com a história A magia da estrela de outono. Os mais pequenos ouviram a história, fizeram o reconto e ilustraram uma folha de outono.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free slideshow design personalized with Smilebox


Os alunos do 4º ano criaram uma história a partir de uma imagem. Eis um dos resultados...


DIA DO PROFESSOR

Para lembrar este dia, os alunos do 1º Ciclo entregaram, a cada professor, um marcador alusivo ao dia com a seguinte mensagem:


“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.” Albert Einstein


REGRAS

Os alunos do pré-escolar ouviram a história O dia em que o monstro veio à escola, depois recontaram-na com a ajuda de algumas imagens e ainda aprenderam algumas regras.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A free picture slideshow by Smilebox

REGRESSO ÀS AULAS

Os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de ouvir e ler alguns poemas sobre o livro e a escola no início do ano letivo. Os alunos do 1º ano ouviram o poema A escola de Isabel Soares. Os alunos do 2º ano leram o poema Um livro é  de Luisa Ducla Soares. Os alunos do 3º ano leram o poema A escola de Fernando Cardoso e os alunos do 4º ano leram o poema O caderno novo  de Natércia Rocha..

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow customized with Smilebox






BEM VINDOS 2015/16


Bem vindos ao novo ano letivo
2015-16

Desejamos a todos os alunos
UM BOM ANO!!

SEMANA CULTURAL 2014/15


Com o intuito de proporcionar aos pequenos leitores um ambiente lúdico, caminhando a par com uma componente cultural, decidiu-se desenvolver, este ano, uma Semana Cultural com exposições e uma variedade de atividades que incluiu a feira do livro.
    VII Livros em Festa
A Feira do Livro continua a ser uma iniciativa muito importante para a escola. Tem como principal objetivo fomentar o livro e a leitura e promover o contato com os mesmos. Notou-se uma forte adesão por parte dos alunos à Feira do Livro, que durante toda a semana manifestaram interesse e curiosidade pelos livros. Para além de possibilitar o contato com os livros, a Feira do Livro também possibilitou a envolvência de toda a comunidade escolar e contribuiu para o enriquecimento do acervo da Biblioteca.
      Exposições
A Semana Cultural contou com a exposição de trabalhos criados ao longo do ano nas áreas da Plástica, Inglês, Eco-escolas, Biblioteca, TIC, Desporto, Curriculares e Estudo. A exposição contou com uma novidade, a aplicação Aurasma para tablet e telemóvel, nos trabalhos desenvolvidos na TIC, Biblioteca e Expressão Dramática sobre a obra O gigante egoísta.
  Atividades
Durante esta semana contamos com as mais diversas atividades e convidados. Tivemos um dia dedicado à Tradição oral, à ilustração com a presença do ilustrador Nelson Henriques, à criatividade com a escritora Graça Alves, aos media com o jornalista Gil Rosa e as tradições.

A “Hora do Conto” foi outra atividade que se realizou durante toda a semana e permitiu aos alunos um distinto contato com outros docentes e técnicos (Educadora Olga Carvalho e Técnica Idalina Santos) Trata-se também de uma atividade de promoção da leitura e que despertou a curiosidade nos leitores. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Conhecer uma autor - JOSÉ FANHA

Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.

Os alunos da Pré dos 4/5 anos ouviram a história O dia em que o mar desapareceu, elaboraram o reconto, criaram um cenário e personagens para poderem contar a história aos colegas da Pré dos 3-4 anos.


O dia em que o mar desapareceu

Era uma vez uma praia muito bonita porque o mar era muito limpo.
Um dia apareceram os pássaros Bisnaus que eram muito mal-educados, mal cheirosos, despenteados, cheios de borbulhas e porcalhões. Eles comeram e deitaram o lixo para o chão, fizeram chichi no mar e fizeram muito barulho. O lixo foi tanto que as águas do mar ficaram sujas, os peixes fugiram e o mar acabou por desaparecer.
A mãe do mar, a Nuvem Miraldina, surgiu e, como estava muito cinzenta, fez nascer, de novo, o mar. As águas eram tão limpas que os peixes regressaram e aquela praia ficou novamente bonita.

Reconto dos alunos da Pré dos 4-5 anos


Os alunos do 1º ano leram a história O dia em que a mata ardeu e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 2º ano. Eles leram também a história O dia em que a barriga rebentou e aprenderam que devemos comer pouco mas bem!
"O dia em que a mata ardeu" - apresentação pelos alunos do 1º ano
O dia em que a mata ardeu 

Era uma vez uma floresta onde viviam muitos animais, árvores e plantas. Todos viviam felizes.
Um dia, apareceram na floresta os pássaros Bisnaus, que eram todos muito feios, despenteados, mal cheirosos e tinham borbulhas na testa. Eles vinham fazer um piquenique. Como eram muito porcalhões, fizeram muito lixo que deitaram no chão. Depois de tanto comer foram fazer uma sesta. O pai Bisnau adormeceu com o cigarro aceso que caiu no chão, pegou fogo no lixo e na floresta. Os animais tiveram de fugir. Os bombeiros apareceram para apagar o fogo e tiveram muito trabalho para não deixar que ardesse toda a floresta.
Depois da floresta estar limpa, as árvores voltaram a florir e os animais regressaram.
Tudo voltou ao normal.

Lição: Não devemos poluir a floresta.

 Reconto dos alunos do 1º ano

Trabalho sobre a história "O dia em que a barriga rebentou"


Os alunos do 2º ano leram a história Os sapatos do Pai Natal e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 1º ano.Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.


Os sapatos do Pai Natal

Era uma vez um poeta tão parecido com o Pai Natal que as crianças que o encontravam perguntavam-lhe se ele era o Pai Natal. De todas as vezes, ele negava até que um dia ao dizer que sim apareceu-lhe o verdadeiro Pai Natal. Este queria pedir-lhe que o substituísse na véspera de Natal para ele puder descansar. O poeta aceitou, mas como os sapatos do Pai Natal não lhe serviram, teve que usar os seus. Ele ficou a conhecer o verdadeiro trabalho do Pai Natal e como era cansativo. Contudo, ele continuou a substituir o Pai Natal até que as suas filhas cresceram e notaram que os sapatos do Pai Natal eram iguais aos do seu pai.

Reconto dos alunos do 2º ano


terça-feira, 28 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR - 23 de abril

As celebrações deste dia começaram logo com os ensaios para a dramatização A criança e a árvore pelos alunos do 2º ano. Os alunos do pré-escolar viram o pequeno filme Ruca, ler e reler, criaram algumas frases e ilustraram.




As comemorações no dia 23 de abril começaram com uma dramatização do 2.º ano, seguiu-se a canção "Coração da Natureza" pelos alunos do 3.º ano. A encenação da história tradicional João Pateta foi apresentada pelos alunos do 4.º ano. Para finalizar a primeira parte da atividade, os alunos do 3.º ano mostraram uma apresentação multimédia sobre a efeméride. Todos os alunos da escola (Pré e 1.º ciclo) assistiram à primeira parte. Às 11 horas deu-se início à segunda parte da atividade intitulada Tertúlia "Chá cultural" com a intervenção dos ilustres convidados. Esta atividade destinou-se apenas ao 3.º e 4.º ano por se tratar de um conceito mais culto, que envolveu uma melhor preparação (a qual foi feita anteriormente com estes alunos) e uma maior maturidade. A tertúlia consistiu na apresentação de um pequeno excerto de um texto/poesia lido/criado pelo escritor/convidado. A leitura e o gosto pela mesma e o processo criativo foram temas debatidos entre convidados e alunos que numa conversa informal mas moderada pela prof. Maria José Camacho envolveu os intervenientes durante mais de uma hora e meia. A adoçar esta conversa cultural convidados e alunos saborearam um chá acompanhado de deliciosas iguarias. A atividade foi muito enriquecedora a todos os níveis e os alunos estiveram à altura do acontecimento comportando-se exemplarmente e intervindo de forma bastante assertiva. Desta forma, foi evidenciada a importância do livro e dos direitos de autor num dia em que se lembra, por todo o mundo, importantes escritores que já partiram mas deixaram um património cultural muito vivo. A participação dos vários docentes enriqueceu um trabalho que foi muito colaborativo. De referir: Dramatização do 2.º ano - da responsabilidade da prof. Nélia Inácio; Música do 3.º ano - da responsabiidade da prof. Jenny Pita; Encenação do 4.º ano - da responsabilidade da prof. Branca Silva; Apresentação multimédia do 3.º ano - da responsabilidade da prof. Maria José Nunes; Montagem do "cenário" - da responsabilidade do prof. Duarte Sumares; Lanche (bolos, tartes, sumos, chá) - participação das prof. Branca, Helga, Nélia, Maria José e Sónia); Organização da responsabilidade das prof. Nélia Inácio e Maria José Nunes.

PRIMAVERA

Para celebrar a primavera, os alunos do pré-escolar e 2º ano ouviram músicas alusivas ao tema e escutaram a história Chegou a primavera. Os alunos do pré –escolar fizeram o reconto e coloriram algumas imagens alusivas ao tema.

 Os alunos do 2º ano criaram uma pequena história a partir de algumas imagens, apresentaram as suas criações perante os colegas e, por fim, viram e leram a história original. Efetuaram, depois, um reconto com imagens.