sexta-feira, 9 de junho de 2017

CONCURSO “UMA AVENTURA”

A aluna Ana Beatriz do 1º ano recebeu uma Menção Honrosa na modalidade de Desenho. Esta fez um desenho sobre a história A rã atrevida.

Parabéns Ana!!


quinta-feira, 8 de junho de 2017

Projeto Baú de Leitura – Concurso de Ilustração Infantil

O Passatempo de Ilustração Infantil do Projeto Baú de Leitura consiste numa atividade lúdica, cujo objetivo principal é incentivar a criatividade, premiando trabalhos originais, a partir de obras literárias dos baús que circulam pelas escolas do 1.º ciclo e pré-escolar, participantes no referido projeto.
Considera-se que a ilustração é uma das atividades decorrentes da leitura, que a criança mais adere por prazer. Deste modo, o Projeto Baú de Leitura procura estimular a criatividade e a imaginação, através do desenho ilustrado. Este passatempo tem por finalidade última reforçar a intervenção numa das áreas da animação da leitura dos livros de cariz infantojuvenil.
Assim sendo, todos os alunos da nossa escola leram ou ouviram uma das histórias dos livros presentes no Baú e depois ilustraram a parte que mais gostaram. O trabalho da aluna Lara do 2º ano ficou em 3º lugar e o da aluna Fabiana do 3º ano ficou muito bem qualificado.

No passado dia 06 de junho, no Centro Cultural John dos Passos, a Lara recebeu o prémio (um livro e uma entrada para o Museu do Cristina Ronaldo) e viu o seu trabalho, assim como o da Fabina, em exposição.



PROJETO GERAL “HISTÓRIAS, CONVERSAS E LENGALENGAS”

Este ano, no projeto geral dos técnicos propôs-se, através da reedição do livro da autora Maria da Conceição de Oliveira Caldeira, a leitura e exploração dos textos e ilustrações, com o intuito de dar expressão às leituras dos alunos mediante a (re)construção criativa do texto literário, nas suas mais variadas expressões, quer sejam literárias, quer sejam plásticas. Os alunos foram levados a redescobrir uma escritora madeirense através das suas histórias e lengalengas e, deste modo, consciencializar-se da atualização/reedição a que os livros estão sujeitos. A operacionalização deste projeto passou, igualmente, pela dinamização de atividades tais como: leituras performativas; produções de texto em vários registos; teatro; ilustrações; e expressão artísticas. Deste trabalho, resultou um evento que teve lugar no Palco da Avenida Central, no dia 30 de maio, com duas variantes: uma exposição alusiva e um espetáculo com teatro, poesia, música e conto oral, onde os protagonistas foram os alunos das escolas de 1º ciclo. 
A par destas atividades, decorreu a apresentação da reedição do livro Histórias, Conversas e Lengalengas, com uma conversa entre o Dr. Marcelino Castro, a professora/escritora Lígia Brazão e o neto da autora do livro, Dr. Miguel Caldeira, moderada pelo Dr. Sandro Nóbrega. Esta conversa incidiu sobre a biobibliografia da autora e sobre a sua importância e caráter pedagógico na formação integral das crianças.
É de salientar que, os nossos alunos do 3º e 4º ano tiveram a responsabilidade de apresentar a peça de teatro "Estrelando histórias, conversas e lengalengas", uma adaptação de uma série de textos do livro reeditado. A peça teve acompanhamento musical ao vivo com um grupo de professores de música do Conservatório, 1º e 2º ciclos.


Os alunos adoraram e irão apresentar novamente a peça na festa de final de ano.