quinta-feira, 8 de junho de 2017

PROJETO GERAL “HISTÓRIAS, CONVERSAS E LENGALENGAS”

Este ano, no projeto geral dos técnicos propôs-se, através da reedição do livro da autora Maria da Conceição de Oliveira Caldeira, a leitura e exploração dos textos e ilustrações, com o intuito de dar expressão às leituras dos alunos mediante a (re)construção criativa do texto literário, nas suas mais variadas expressões, quer sejam literárias, quer sejam plásticas. Os alunos foram levados a redescobrir uma escritora madeirense através das suas histórias e lengalengas e, deste modo, consciencializar-se da atualização/reedição a que os livros estão sujeitos. A operacionalização deste projeto passou, igualmente, pela dinamização de atividades tais como: leituras performativas; produções de texto em vários registos; teatro; ilustrações; e expressão artísticas. Deste trabalho, resultou um evento que teve lugar no Palco da Avenida Central, no dia 30 de maio, com duas variantes: uma exposição alusiva e um espetáculo com teatro, poesia, música e conto oral, onde os protagonistas foram os alunos das escolas de 1º ciclo. 
A par destas atividades, decorreu a apresentação da reedição do livro Histórias, Conversas e Lengalengas, com uma conversa entre o Dr. Marcelino Castro, a professora/escritora Lígia Brazão e o neto da autora do livro, Dr. Miguel Caldeira, moderada pelo Dr. Sandro Nóbrega. Esta conversa incidiu sobre a biobibliografia da autora e sobre a sua importância e caráter pedagógico na formação integral das crianças.
É de salientar que, os nossos alunos do 3º e 4º ano tiveram a responsabilidade de apresentar a peça de teatro "Estrelando histórias, conversas e lengalengas", uma adaptação de uma série de textos do livro reeditado. A peça teve acompanhamento musical ao vivo com um grupo de professores de música do Conservatório, 1º e 2º ciclos.


Os alunos adoraram e irão apresentar novamente a peça na festa de final de ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário