terça-feira, 4 de abril de 2017

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

O mercado de coisa nenhuma


No âmbito da Educação Literária, os alunos do 3º ano leram a história de António Torrado O mercador de coisa nenhuma. Durante a leitura, elaboraram uma linha temporal da história que depois colocaram num cartaz.
No final criaram uma publicidade para a Loja de Sonhos do Racib.


A arca do tesouro- um pequeno conto musical

Os alunos do 3ºano também leram A arca do tesouro- um pequeno conto musical de Alice Vieira. Antes da leitura da história fizeram uma pesquisa sobre a escritora e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre a mesma.Depois elaboraram uma chuva de ideias a partir de um objecto que lhes foi apresentado – a caixa. Surgiram ideias muito interessantes sobre o seu conteúdo e para que serviria. Ouviram depois “Um pequeno conto musical”, que não é mais do que a história com acompanhamento musical.
A leitura do texto foi feita em voz alta por vários alunos por ser um pouco extenso. Após a leitura, os alunos identificaram o tema, as características inerentes a cada estação e os valores presentes no texto (amor, carinho, respeito, amizade…).
No final todos eles escreveram uma frase e ilustraram-na para colocar na sua caixa do tesouro.



A cor das vogais

Os alunos do 3º ano leram, ainda, os poemas de Vergílio Alberto Vieira. Todos tiveram a oportunidade de escolher um poema, lé-lo perante a turma e falar sobre o mesmo identificando o tema, as rimas, os versos e as estrofes.
No final reescreveram o poema “A cor das vogais” a sua maneira.



Bichos, bichinhos e bicharocos

Os alunos do 2ºano tiveram um novo contacto com a poesia de Sidónio Muralha com os Bichos, bichinhos e bicharocos. Antes da leitura, ouviram a música “Bichos” de Inês Puppo e, após a exploração dos elementos paratextuais do livro, tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro. Os resultados foram bem interessantes.
O poema escolhido para ser lido na sessão de Biblioteca foi “Estrelinha”, mas antes os alunos visualização o vídeo da música “Estrelinha” de Alda Casqueira. Após a leitura identificaram o tema, os versos, as estrofes e as rimas. Para terminar passaram o poema para Banda Desenhada.

Os restantes poemas foram distribuídos pelos alunos que nas sessões seguintes foram apresentando aos colegas. 


A menina gotinha de água

Os alunos do 2ºano trabalharam a obra de Papiniano Carlos A menina gotinha de água. Antes da audição da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. Visualizaram também o vídeo da canção Água nossa amiga de Alda Casqueira.
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, o tema e a sequência dos acontecimentos.
No final preparam a história em sombras chinesa para apresentar no Dia Mundial da Água a todos os colegas da escola e conjunto com os colegas do 4º ano.


Vamos contar um segredo e outra história…

 Os alunos do 1º ano ouviram a história de Antórino Torrado Vamos contar um segredo e outra história. Antes da audição da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. 
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, a estação do ano, a mensagem contida no texto.
Terminaram com um desenho criativo sobre O segredo da história e o meu.



O príncipe feliz

Os alunos do 4º ano leram o conto O príncipe feliz de Oscar Wilde. Antes da leitura da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. 
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, as estações do ano e o tema.
No final realizaram uma pequena Banda Desenhada sobre a uma parte da história: O romance da Andorinha e do Junco.




Sem comentários:

Enviar um comentário