Num dia de tempestade, o vento era tão forte que arrancou os sinais, levou-os pelos ares e juntou-os num só lugar. Essa desgraça em vez de os juntar fez com que brigassem uns com os outros pois todos afirmavam ser o rei daquele lugar.
Após uma longa discussão entre o sinal triangular, o circular com coroa vermelha, o circular inteiramente azul e o quadrangular, eis que surge um polícia sinaleiro que chamou-os a atenção e colocou-os no seu devido lugar.
Os sinais aprenderam que todos são importantes pois têm uma missão. Assim são todos necessários como também é preciso saber o significado de cada sinal.
Tó e o código da estrada
Sempre que o tio Pedro vinha visitar o Tó e a Tá trazia-lhes um presente. Desta vez trouxe-lhes uma pista com carros e sinais de trânsito. O Tó e a Tá gostaram muito e começaram logo a brincar, mas havia alguns sinais que não conheciam então decidiram ir perguntar ao tio.
O tio Pedro levou-os a dar uma volta de automóvel. Durante o passeio, eles aprenderam que:
O automóvel deve estar em boas condições;
Devem colocar os cintos de segurança;
Não devem levar animais soltos no carro;
Devem ter cuidado ao entrar na estrada;
Existem sinais pintados na estrada tais como traço descontínuo, traço junto e traço
descontínuo;
A ultrapassagem é uma manobra muito perigosa pois exige muita atenção;
Os cruzamentos devem ser passados com prudência por serem perigosos;
Devem ter atenção aos sinais luminosos: verde, amarelo e vermelho;
É preciso ter atenção onde se devem ou não estacionar.
No fim do passeio, o tio Pedro deu-lhes mais presente: um estojo com os principais sinais de trânsito. Ali descobriram o significado do sinal que não sabiam: estrada de sentido único.
Reconto dos alunos do 3º ano
Sem comentários:
Enviar um comentário