quarta-feira, 28 de março de 2012

"A vida de uma abelha"

Após a visualização do filme A história de uma abelha na TIC, os alunos do 1º ano nas sessões de Biblioteca fizeram o reconto que depois deu origem a uma pequena peça de teatro. Esta foi dramatizada pelos alunos na festa do fim do 2º período.


"O coelhinho branco e cabra cabrês"

A história do Coelhinho Branco foi trabalhada em conjunto pela Biblioteca, educadoras e professora TIC. Os alunos da Pré dos 5 anos elaboraram fantoches para dramatizarem a história aos seus colegas dos 3 anos. Depois da dramatização, os pequenos leitores tiveram a oportunidade de realizarem algumas atividades no quadro interativo.

sábado, 10 de março de 2012

" A bruxa Lindinha e o bruxo Bonzão"


Nós, alunos do 2ºB, pedimos a professora de biblioteca que nos contasse a história A bruxa Lindinha e o bruxo Bonzão. Já tinhamos lido parte desta história no manual de Língua Portuguesa e ficamos curiosos por saber o final. Esta história faz parte do livro intitulado Livro com cheiro a chocolate e è uma história muito engraçada. Depois da leitura elaboramos a prancha da história seguindo as pistas dadas pela professora.

A Menina de ouro


Dando continuação ao trabalho de motivação para o livro e para a leitura através da dinamização de atividades à volta dos livros, o projecto Baú de Leitura - coordenação concelhia da Calheta e da Ponta do Sol decidiu trabalhar Textos do Mundo. Pretende-se assim dar a conhecer aos pequenos leitores das diferentes escolas envolvidas contos, histórias, lendas e poesias, que se diferenciam de país ou continente para outro, enriquecendo deste modo a cultura geral dos envolvidos.
Assim sendo, a EB1/PE do Estreito da Calheta decidiu trabalhar A Menina de Ouro, um conto húngaro com os leitores do 4º ano. Após a leitura da história, os leitores elaboraram poemas, recontos em BD... Depois criaram um cartaz com a história e os trabalhos realizados para exposição.



Dia Mundial da Floresta

Celebramos o Dia Mundial da Floresta e o Dia Nacional da Árvore com as histórias:
  • A Árvore Elvira
  • O dia em que a mata ardeu
  • A história de uma sementinha
A primeira foi trabalhada com os leitores do pré-escolar, 1º e 2º anos que criaram alguns trabalhos com base no que aprenderam com a a árvore Elvira.




O Dia em que mata ardeu foi lida pelos alunos do 3ºe 4º ano que depois criaram poemas e recontos com ilustração. Todos aprenderam que as árvores são importantes porque nos dão o ar para respirarmos, que devemos preservá-las e cuidá-las.



Os alunos do 2ºano A criaram A História de uma sementinha apartir das imagens
e coloriram-nas.



"O espantalho enamorado"



A semana da amizade foi celebrada na biblioteca com a história O espantalho enamorado. Os alunos do pré-escolar, ajudaram na dramatização usando fantoches. Os alunos do 1º e 2º anos realizaram sopas de letras, ilustraram a parte que mais gostaram da história e ainda coloriram uma imagem de um espantalho. Aos alunos do 3º ano foi-lhes pedido que criassem uma história a partir do título e depois foi-lhes lido a versão original. Também elaboraram a prancha da história e ilustraram.

"O carteiro Paulo e os palhaços"



Ainda dentro das celebrações do Carnaval, trabalhamos com o pré-escolar a história O carteiro Paulo e os palhaços. Com esta história, os pequenos leitores aprenderam que todos temos jeito/dom para alguma coisa e também algumas profissões.

Prevenção Rodoviária


A guerra dos sinais

Num dia de tempestade, o vento era tão forte que arrancou os sinais, levou-os pelos ares e juntou-os num só lugar. Essa desgraça em vez de os juntar fez com que brigassem uns com os outros pois todos afirmavam ser o rei daquele lugar.
Após uma longa discussão entre o sinal triangular, o circular com coroa vermelha, o circular inteiramente azul e o quadrangular, eis que surge um polícia sinaleiro que chamou-os a atenção e colocou-os no seu devido lugar.
Os sinais aprenderam que todos são importantes pois têm uma missão. Assim são todos necessários como também é preciso saber o significado de cada sinal.
Reconto dos alunos do 2ºB

Tó e o código da estrada


Sempre que o tio Pedro vinha visitar o Tó e a Tá trazia-lhes um presente. Desta vez trouxe-lhes uma pista com carros e sinais de trânsito. O Tó e a Tá gostaram muito e começaram logo a brincar, mas havia alguns sinais que não conheciam então decidiram ir perguntar ao tio.
O tio Pedro levou-os a dar uma volta de automóvel. Durante o passeio, eles aprenderam que:
O automóvel deve estar em boas condições;
Devem colocar os cintos de segurança;
Não devem levar animais soltos no carro;
Devem ter cuidado ao entrar na estrada;
Existem sinais pintados na estrada tais como traço descontínuo, traço junto e traço
descontínuo;
A ultrapassagem é uma manobra muito perigosa pois exige muita atenção;
Os cruzamentos devem ser passados com prudência por serem perigosos;
Devem ter atenção aos sinais luminosos: verde, amarelo e vermelho;
É preciso ter atenção onde se devem ou não estacionar.
No fim do passeio, o tio Pedro deu-lhes mais presente: um estojo com os principais sinais de trânsito. Ali descobriram o significado do sinal que não sabiam: estrada de sentido único.

Reconto dos alunos do 3º ano