sábado, 5 de fevereiro de 2022

BAÚ DE LEITURA - PASSATEMPOS

 Já os alunos do 3º e 4º ano participaram no passatempo escolhido para este 2º período, que teve por base a história “Procura-se! Ralfy, o coelho ladrão de livros” de Emily MacKenzie. Após a leitura e exploração da história, os alunos realizaram, com interesse e empenho, as atividades propostas: encontrar algumas palavras da história numa sopa de letras, ordenar palavras e criar frases. No final também quiseram desenhar a parte que mais gostaram.

Procura-se! Ralfy, o coelho ladrão de livros







No âmbito do projeto Baú de Leitura, os alunos do 2º ano participaram no passatempo escolhido para o 1º período. Este teve por base o livro “Sem título” de Hervé Tullet. O desafio consistia na criação de um livro de recortes. A turma escolheu fazê-lo sobre um tema livre.

Sem título





PROJETO - HORA DO CONTO - JANEIRO

 

Na Hora do Conto 1, os alunos ouviram “A flor vai ver o mar” de Alves Redol, mas antes ficaram a conhecer melhor o autor desta história. Após a leitura, fizeram o reconto oral, ilustraram as partes que acharam ser mais importantes…Resultado: um lindo cartaz da Flor!!!

A flor vai ver o mar




Como os dias da semana ficam muitas vezes difíceis de encaram e decorar, na Hora do Conto 1, tentamos tornar tudo mais fácil, então que tal uma lengalenga?!! Nem mais! “Tantos animais e outras lengalengas que contar” de Manuela Castro Neves nesta questão veio ajudar. A lengalenga “Tantos animais” aborda os dias da semana e os números.

No final, os alunos completaram a lengalenga com pictogramas.








Na Hora do Conto 2, trabalhamos a história “A girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa. Começamos por conhecer um pouco melhor o autor e preenchemos a ficha bibliográfica. Depois a partir do título da história criamos a nossa versão da capa do livro. Tivemos ideias giras!! De seguida organizamos as nossas ideias para planificar a nossa história!

No final, ouvimos a história original.

A girafa que comia estrelas







A primeira aula da Hora do Conto 4 deste ano lemos a história “Cuida bem de mim” de Maria Inês de Almeida. Esta história aborda a questão dos maus e bons-tratos e editado pela Comissão Nacional. Assim, após a leitura, criamos um cartaz com o laço azul, sob o título “Quem ama…” e cada um de nós colocou uma palavra para completar a frase! É realmente muito bom ter alguém que nos ame!!!

Cuida bem de mim


Notícia elabora pelos alunos do 4º ano






REIS

 

O nosso regresso à escola coincidiu com as celebrações dos Reis!! Este ano, o nosso separador do 2º período teve como tema os Reis. No nosso, alunos do 3º ano, tinha um lindo poema de José Jorge Letria intitulado “Os reis magos” que depois tivemos de ilustrar. Na nossa Hora do Conto, ouvimos a história do “Gaspar” de Sophia Mello Breyner Andersen. Elaboramos depois um acróstico com o nome “Gaspar” e ilustramos.



Já os nossos colegas do 1º ano, tinham a letra da música “Nós somos os três reis” e um pequeno desenho sobre o tema para colorir e os colegas do 2º ano tinham a história dos Reis Magos e uma imagem alusiva também para colorir.


No final, com todos os trabalhos, montamos uma pequena exposição.


Notícia elaborada pelos alunos do 3º ano.


NATAL

 


Chegou o Natal e é tempo de histórias natalícias! Assim sendo, os alunos do 3º ano organizaram-se em pequenos grupos, escolheram um livro e prepararam uma pequena apresentação à turma.

https://express.adobe.com/post/7ew13sWBb18dX/



É hora de escrever a carta ao Pai Natal! Após a audição da história “O primeiro Natal da Pipas” de Steve Smallman, os alunos do 1º e 2º ano desenharam e escreveram, respetivamente, uma carta ao Pai Natal com os seus desejos. O 1º ano terminado o trabalho apresentou à turma.

Fotos dos trabalhos


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

1 de DEZEMBRO

 

Durante a Hora do Conto 4 preparamos as Comemorações da Restauração da Independência. Assim, para todos os nossos colegas ficassem a conhecer o que aconteceu no dia 01 de dezembro de 1640, decidimos criar um noticiário com um convidado especial, D. João IV. Fizemos tudo como se fosse um estúdio de televisão com teleponto.