terça-feira, 15 de março de 2016

PRIMAVERA

A lenda das amendoeiras

“Era uma vez um rei de um país quente que vivia num castelo. Ele queria uma princesa para casar. Então, foi a um país muito longe onde havia neve e lá encontrou uma princesa bonita de pele branca e olhos azuis.
Casaram e foram viver no castelo do rei. A princesa ficou triste, uma tristeza imensa que a deixou doente com saudades do seu país. Para tentar alegrar a princesa, o rei fez uma festa, comprou jóias, vestidos e um cavalo, mas a princesa continuava triste.
Então, o rei teve a ideia de plantar amendoeiras em volta do castelo que na primavera encheram-se de flores. Quando a princesa viu ficou muito feliz porque a fazia lembrar a neve do seu país.”
Reconto Pré 3-4 anos


A primavera está quase, quase a chegar!! A lenda das amendoeiras mostra como é bonita a estação das flores. Os alunos do pré-escolar ouviram a lenda, identificaram as personagens, o tema, fizeram o conto oral e criaram um lindo painel com árvores bem floridas!!


DIA DO PAI

No âmbito das celebrações do Dia do Pai, aos alunos da pré foi lida a história Papá, por favor, apanha-me a lua de Erica Carle. Para começar ouviram a canção Eu gosto é do papá de Alda Casqueira. Após a leitura da história os pequenos leitores identificaram as personagens, o tema e aprenderam as fases da lua. No final, os alunos da pré dos 4-5 anos criaram uma pequeno postal para dar ao pai.



EDUCAÇÃO LITERÁRIA - MARÇO

O coelhinho branco


Este mês de março, os alunos do 1º ano trabalharam a história O coelhinho branco de António Torrado. A leitura da história foi feita em conjunto com ajuda dos pictogramas. Após a leitura, os alunos identificaram as personagens, o tema, a sequência dos acontecimentos, ilustraram a parte que mais gostaram e, no final, criaram uma pequena máscara de coelho.



Os alunos do 3º ano trabalharam o conto O mercador de coisa nenhuma de António Torrado.
Na pré-leitura, os alunos tiveram em atenção o título e o significado da palavra “mercador”. A leitura foi feita pelos alunos em voz alta. Após a leitura, identificaram as personagens, procedeu-se a compreensão e interpretação do conto com especial atenção na análise da estrutura do texto, na linha temporal e no vocabulário.
Os alunos fizeram um trabalho de escrita, pois tiveram que adaptar o texto narrativo para texto dramático. Depois de distribuídas as personagens, efetuaram a gravação da peça de teatro para participar no concurso "Conta-me uma história".