segunda-feira, 2 de maio de 2011
Triatlo Literário - Prova Concelhia
O concurso visa estimular um maior conhecimento no domínio da Língua Portuguesa, incutir o gosto pela leitura de livros de cariz infanto-juvenil, promover a vida e obra de escritores, desenvolver a componente de escrita recreativa como prática pedagógica e congregar alunos, dinamizadores de Bibliotecas e entidades públicas e privadas, em torno de uma atividade cultural inédita. Assim sendo, e após uma seleção inicial que decorreu em cada escola participante, os alunos melhor qualificados participam nesta prova com a finalidade de apurar o vencedor que irá disputar a final regional.
Esta prova foi constituida por três modalidades: leitura, escrita e cultura. Aos alunos foram entregues excertos das obras trabalhadas ("O leão e o rato" e "A galinha dos ovos de ouro") para uma leitura expressiva. Na modalidade de Cultura, os alunos tiveram que responder acertadamente a três perguntas com níveis de dificuldade diferentes e na Escrita tiveram que redigir um pequeno texto alusivo a uma das histórias. Para avaliar a prova contamos com um júri composto por um escritor, uma representante da DRE, dois professores e a delegada escolar do concelho da Calheta. No final e após apresentação dos resultados foram entregues a todos os alunos um Certificado de Participação e pequenas lembranças oferecidas pela escola do Estreito da Calheta e Câmara Municipal. Enquanto o júri esteve reunido, os alunos participantes na prova, 10no total, em conjunto com todos os alunos da EB1/PE do Estreito da Calheta assistiram a peça de teatro "A cidade do Funcho" em fantoches da responsabilidade da professora do Ensino Recorrente e respetivas alunas da escola do Lombo do Atouguia.
O vencendor do concurso foi o aluno João Paulo da EB1/PE do Lombo dos Canhas - Ponta do Sol. No geral, a prova correu bem e os alunos obtiveram bons resultados.
terça-feira, 22 de março de 2011
Fábula " A galinha dos ovos de ouro"
Na sequência da leitura e exploração das fábulas de La Fontaine, os alunos também leram e ouviram A galinha dos ovos de ouro. Os alunos do 4ºano criaram outro final para a história, os alunos do 2º ano fizeram o reconto colectivo da história e os alunos do 1º ano quiseram desenhar a parte que mais gostaram.
A GALINHA DOS OVOS DE OURO
Era uma vez um camponês que tinha uma galinha que ponha ovos de ouro. O camponês decidiu engordá-la para que o tesouro crescesse. Quando a galinha ficou bem gorda, ele matou-a. Mas a galinha não tinha nada dentro pois era igual as outras galinhas.
É preciso ter calma e aprender a esperar porque quem tudo quer tudo perde!
Reconto 2º A e B
A GALINHA DOS OVOS DE OURO
• Escrita criativa: “E se a galinha não morresse?”
A galinha ia pondo e pondo mais ovos de ouro e cada vez mais fraca. Até que um dia ela ficou doente e o camponês tinha que a tratar para ter mais ovos de ouro. Quando um dia lembrou-se que não lhe tinha dado de comer, porque estava tão contente que ia ser rico que esqueceu-se. Então foi logo buscar um pote para lhe deitar comida. A galinha esfomeada atacou o pote e logo caiu-lhe dois ovos de ouro.
A partir desse dia o camponês teve muitos ovos de ouro e continuou a viver na sua casa de campo com a sua riqueza.
4ºano
Depois de se despedir dos amigos ia viver para a cidade. Ali trabalharia noutro sítio. Todos os dias ia a um café, beberia um chá e comeria um pedaço de pão. No seu trabalho fazia tudo direito e o patrão dava-lhe algum dinheiro por mês.
Como o ouro não compra nada ele ia a uma loja trocar ouro por dinheiro até perceber que um ovo de ouro era muito dinheiro.
Ele ficaria rico e feliz da vida… sem a galinha morrer.
4ºano
O camponês foi tratando a galinha.
Os dias passavam depressa, cada dia um ovo de ouro e o camponês ficando rico fez uma festa. Convidou a cidade toda, mandou convites e mais convites.
Quando chegou o dia da festa todos apareceram até mesmo o presidente que lhe disse:
- Que linda festa, como conseguiu?
- A minha galinha dos ovos de ouro põe ovos todos os dias!
-O que lhe vais fazer depois de ela te dar os ovos? – quis saber o presidente.
-Vou matá-la!
-Mas porque não deixas a galinha viva, ela é muito mais valiosa viva do que morta.
O camponês aceitou a proposta do presidente e assim o camponês ficou rico e foi viver para a cidade.
4ºano
Era uma vez uma galinha que todos os dias ponha ovos de ouro. Um dia, a galinha decidiu fugir do seu dono que a queria matar porque achava que quando a matasse iria ter toda a riqueza. Quando a galinha fugiu, as outras galinhas também foram com ela. Quando as galinhas chegaram à cidade alguns senhores apanharam-nas.
- Mas quem ficou com ela? – quis saber o antigo dono que também tentou agarrá-la.
A galinha tinha ficado com um senhor bondoso que quando a pôs no galinheiro deu-lhe comida. Passados dois anos, o senhor ficou rico e a galinha ficou contente por ser bem tratada.
4º ano
Antes de a matar pensou, pensou, pensou até que lhe surgiu uma ideia: de que serve matar a galinha, ter muitos ovos, depois os vender e ficar sem nada? Mas se não a matar vou ter sempre ovos para vender.
Estava a escurecer e o camponês tinha de ir para casa. Nesse dia á noite pensou que tinha agido muito bem: não ter morto a galinha. Mas no dia seguinte, as coisas não correram como pensava. Durante a noite a galinha não tinha posto nem um ovo. Pensou que era muito estranho o que tinha acontecido e disse:
- O melhor era eu ter te morto mas não te matei para dares-me muitos ovos e assim ser o homem mais rico do mundo. E agora?
A partir desse dia, a galinha nunca mais pôs um único ovo. O camponês, então, deixou-o de lado e tratou-a como se fosse uma galinha normal.
E foi assim a história da galinha dos de ouro.
O camponês queria matar a galinha, mas reparou que o seu pescoço e a sua cabeça queriam matar mas o cérebro dizia que não. Então pensou: “E se a galinha dos ovos de ouro for igual a todas as outras por dentro?” Então não a matou. Passado um ano, obteve 365 ovos de ouro!
Tinha chegado a hora para ele abandonar o campo enlameado e dar asas para a cidade mais que polida. Abandonou todas as galinhas e levou a sua única galinha dos ovos de ouro. Fez as malas e foi para a cidade.
As galinhas que foram abandonados, eram agora galinhas sozinhas e contentes. Não tinham dono e eram livres como passarinhos!
3º ano
Dia da Árvore
O meu pai
Fábula " O leão e o rato"
No âmbito do Projecto Báu de leitura e sendo o 2º período dedicado as Fábulas de La Fontaine foram trabalhadas O Leão e o rato e A galinha dos ovos de ouro. Assim sendo, após leitura em voz alta e audição da fábula O leão e o rato em aúdio, os alunos do 4ºano realizaram o reconto a partir das imagens e os alunos do 3ºano em Banda Desenhada.
Top Leitor
Projeto Concelhio - Texto Dramático
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Leitura Livre
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Valentim Apaixonado
Adivinha quanto eu gosto de ti
"Uma aventura" - Concurso
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
A Mimi no Inverno
Inverno
Os três Reis Magos
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Triátlo Literário - Baú de Leitura
Carrinha Itinerante - Baú de Leitura
A EB1/PE do Estreito da Calheta recebeu, de 03 a 07 de Janeiro de 2011, a visita da Carrinha Itinerante do projecto Baú de Leitura. Os alunos do 1º Ciclo tiveram, assim, a oportunidade de explorar este espaço, sempre acompanhados pela coordenadora do projecto, a Técnica Superior.
É de salientar que esta iniciativa do Projecto Baú de Leitura pretende ser uma forma eficaz para a partilha de recursos e de saberes, tendo em vista o aumento da literacia na região. Mediante o trabalho desenvolvido e coordenado pelo Projecto Baú de Leitura nos primeiros anos, a Fundação Gulbenkian cedeu esta unidade móvel, a antiga Biblioteca Itinerante.
Gostamos muito da visita da carrinha. Tinha livros interessantes e diferentes daqueles que temos na nossa biblioteca da escola. O espaço era também muito giro. Foi engraçado sentar-mo-nos no chão e nas escadas para pudermos ler.
Alunos do 1º,2º, 3º e 4º anos