sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Natal! Merry Christmas! Feliz Navidad!


Nós gostamos muito do Natal porque:

  • decoramos a árvore de Natal
  • fazemos broas de mel
  • reunimos a família
  • decoramos a casa
  • fazemos o presépio
  • recebemos presentes do Pai Natal
  • é divertido
Andreia, Helena e Fátima
2ºB




Livros em Festa III

No dia 09 de Dezembro teve início a 3ª edição dos Livros em Festa. Este evento decorreu até ao dia 11 de Dezembro. O Dia de Abertura contou com a presença de diversos convidados que participaram na Hora do Conto onde leram uma história aos alunos da escola.

No dia 10 de Dezembro tivemos a presença do escritor Francisco Fernandes. Houve também um espectáculo que contou com a presença de um grupo de alunos da EBS da Calheta que acompanhou musicalmente os alunos do 4º ano na dramatização da peça “Alguém avisou o Pai Natal?”. Contamos com a participação dos professores Filipe Teixeira e José Barros do Conservatório Escola de Artes da Madeira com a "História do Clarinácio" e ainda uma declamação de um poema de Natal por uma aluna do 1º ano acompanhada ao saxofone e ao clarinete pelo pai e a irmã respectivamente. O encerramento da feira teve lugar no sábado, dia 11, pelas 18h30 com a actuação do Consert de Bisel, grupo de flautas do Gabinete Coordenador de Expressão Artística. Todo este evento teve como objectivo a aquisição de novos livros para a biblioteca da escola tornando-a cada vez mais apelativa pois um bom leitor é sempre um bom aluno e o que é pretendido é o sucesso dos alunos.


O Gato das Botas - Perrault

Era uma vez um homem que quando morreu deixou ao seu filho mais velho, um moinho, ao do meio, um burro e ao filho mais novo, um gato. Este quando viu o seu novo dono triste decidiu ajudá-lo. Pediu-lhe umas botas e um chapéu e foi apanhar algumas perdizes e coelhos para levar ao rei. Na visita ao rei, o gato ficou a saber que este iria passear junto ao rio acompanhado pela sua filha, a princesa. Levou o seu dono até ao rio, pediu que este se despisse e entrasse na água. Quando a carruagem do rei passou, o gato pediu ajuda pois ele e o seu amo tinham sido assaltados. O rei ofereceu lindas roupas ao dono do gato que foi apresentado como sendo o Duque de Carabás. Enquanto o duque conhecia a princesa, o Gato foi visitar um gigante que era muito temido na região mas pelo caminho a todos quem encontrava pedia que se ali passasse o rei que lhe dissessem que as terras pertenciam ao Duque de Carabás. Quando chegou ao castelo do gigante, o gato desafiou-o para que este mostrasse os seus dons mágicos transformando-se num rato. Assim que o gigante se transformou, o gato comeu-o e o castelo ficou para o Duque de Carabás. Quando o rei lá chegou tinha um banquete a sua espera e o Duque pediu a mão da princesa em casamento.

Resumo dos alunos do 1º ano