Nós gostamos muito do Natal porque:
- decoramos a árvore de Natal
- fazemos broas de mel
- reunimos a família
- decoramos a casa
- fazemos o presépio
- recebemos presentes do Pai Natal
- é divertido
No dia 09 de Dezembro teve início a 3ª edição dos Livros em Festa. Este evento decorreu até ao dia 11 de Dezembro. O Dia de Abertura contou com a presença de diversos convidados que participaram na Hora do Conto onde leram uma história aos alunos da escola.
Era uma vez um homem que quando morreu deixou ao seu filho mais velho, um moinho, ao do meio, um burro e ao filho mais novo, um gato. Este quando viu o seu novo dono triste decidiu ajudá-lo. Pediu-lhe umas botas e um chapéu e foi apanhar algumas perdizes e coelhos para levar ao rei. Na visita ao rei, o gato ficou a saber que este iria passear junto ao rio acompanhado pela sua filha, a princesa. Levou o seu dono até ao rio, pediu que este se despisse e entrasse na água. Quando a carruagem do rei passou, o gato pediu ajuda pois ele e o seu amo tinham sido assaltados. O rei ofereceu lindas roupas ao dono do gato que foi apresentado como sendo o Duque de Carabás. Enquanto o duque conhecia a princesa, o Gato foi visitar um gigante que era muito temido na região mas pelo caminho a todos quem encontrava pedia que se ali passasse o rei que lhe dissessem que as terras pertenciam ao Duque de Carabás. Quando chegou ao castelo do gigante, o gato desafiou-o para que este mostrasse os seus dons mágicos transformando-se num rato. Assim que o gigante se transformou, o gato comeu-o e o castelo ficou para o Duque de Carabás. Quando o rei lá chegou tinha um banquete a sua espera e o Duque pediu a mão da princesa em casamento.
Resumo dos alunos do 1º ano
Para concluirmos o ano nada melhor do que programarmos actividades em conjunto com outras áreas e turmas para mostrar o que é feito ao longo do ano. Assim, e em parceira com a Expressão Musical e Dramática e com a Pré, desenvolvemos uma história associada a Biodiversidade. A história foi criada a partir da música Festa na Natureza. Contamos também com a presença do João Francisco, solista convidado e interprete presente no Festival Infantil da Madeira, que actuou juntamente com os alunos da Pré.
Ainda em parceira com a Expressão Musical e Dramática, foi trabalhado a peça Anita aprende a ler com o 4º ano que envolveu também as turmas do 1º e 2º anos.
Com o objectivo de estimular um maior conhecimento no domínio da língua portuguesa e desenvolver a componente de escrita recreativa como prática pedagógica surge este concurso interno da EB1/PE do Estreito da Calheta para todos os alunos do 2º, 3º e 4º anos. O concurso baseava-se unicamente na modalidade de escrita e estava subordinado ao tema Ambiente. Houve vários participantes. Na festa final foram divulgados os resultados e entregue os certificados. A grande vencedora foi a Joana do 4º ano, o 2º lugar foi para Luana do 2º ano A e o 3º lugar para o Max do 3º ano.