sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Vamos contar um segredo e outra história

Segredo???!! E vamos conseguir guardá-lo??? Pois a professora Nélia não se importou que o contássemos aos outros e leu-nos está linda história do António Torrado.

Descobrimos o segredo… Na casa da história existia um quadro onde vivia um homem muito pequenino e uma flor numa jarra!!

Ups!! Não guardamos o segredo!

Para compensar também cada um de nós partilhou um segredo seu através de um desenho! Foi muito giro.


Alunos do 1º ano



A girafa que comia estrelas

Na nossa primeira observação da capa imaginamos que íamos ler a história de uma girafa tão alta que chegava ao céu, só podia comer estrelas, não tinha medo de alturas, não sofria de vertigens. Ela tinha que usar casaco, cachecol e gorro para não ficar doente.

Depois da leitura verificamos que acertamos em algumas coisas. A girafa, de nome Olímpia, era tão grande que chegava as nuvens e comia estrelas. Conheceu uma galinha do mato chamada Margarida vivia nas nuvens. A mãe não gostava que ela andasse nas nuvens porque podia ficar constipada. Um dia, as nuvens e D. Margarida desapareceram. Passaram muitos dias e Olimpia decidiu ir à procura das nuvens e da sua amiga. Quando ela as encontrou soprou-as com a ajuda da D. Margarida e assim trouxe a chuva de volta a sua terra.

Chegamos a imaginar o que Olimpia faria quando desapareceram as nuvens e ilustramos. No final, apresentamos o nosso trabalho à turma.

Gostamos muito desta história escrita por um senhor chamado José Eduardo Agualusa!

Alunos do 2º ano


Aquela nuvem e outras

Os alunos do 1º ano continuaram a aventurar-se nos poemas de Eugénio de Andrade em Aquela nuvem e outras, neste caso, no poema “Inverno”. Após leitura e descoberta de rimas, desenharam com quem, para eles, se pareceria o Inverno!!






As aventuras continuam e agora pela escrita de Maria Alberta Menéres. Tem sido uma animação a história Dez dedos, dez segredos. Eles estiveram a trabalhar na Biblioteca a mão esquerda e na Curricular – Projeto de Interdisciplinaridade a mão direita. Ouviram as história contadas pelos dedos das duas mãos, manipularam fantoches de dedo, ilustraram a sua mão com as personagens de cada conto e identificaram as letras que tem vindo a aprender.



FEIRA E NATAL


A EB1/PE do Estreito da Calheta realizou, entre os dias 11 e 14 de dezembro, a 11ª edição da feira do livro - Livros em Festa, inserida nas festividades de Natal. Uma vez mais, juntaram-se esforços para realizar um espetáculo onde a magia dos livros contagiou todos aqueles que até lá se dirigiram.
Ao longo dos quatro dias decorreram algumas atividades direcionadas aos alunos e comunidade em geral. Assim sendo, no dia 11 de dezembro, teve a presença da contadora de histórias, Leda Pestana, que através do projeto “Ler é uma viagem” levou o auditório numa viagem pela importância da leitura e dos livros. O dia 12 foi dedicado às Lengalengas com uma pequena apresentação e representação pelos alunos do 1º ano resultado do trabalho desenvolvido no Projeto de Interdisciplinaridade no âmbito da Flexibilidade Curricular. O encerramento teve lugar no dia 14 às 10h00, este culminou com a festa de Natal e contou com a presença da escritora Graça Alves e do ilustrador Nelson Henriques com o seu último trabalho em conjunto Constança: a surpresa. Os alunos do 4º ano foram os responsáveis pela dramatização da adaptação feita ao livro da escritora e também fizeram parte da orquestra de bandolins e coro fixo. Os restantes alunos participaram com danças e músicas no decorrer da peça. Para terminar, a escola ofereceu à escritora e ao ilustrador uns trabalhos realizados pelas prés e ainda bolos de mel, patrocinados pelo Engenho da Calheta.
Durante toda a semana a feira esteve aberta à comunidade educativa, todos os dias das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h30.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

OUTONO


CHEGADA DO OUTONO


O outono na pré-escolar chegou com a história A galinha ruiva de António Torrado, contudo está foi adaptada para teatro. Assim com a ajuda das educadoras Sandra, Otília, Dorinda e da Rosa, a professora Nélia dramatizou a história com fantoches. Foi muito divertido, pois os meninos tiveram a oportunidade de experimentar os fantoches e aprenderam o ciclo do pão.






SÃO MARTINHO

Para o São Martinho, a professora Nélia contou a lenda de São Martinho e depois fizemos um trabalho sobre o mesmo com dobragens em papel e lã. Foi muito divertido.



DIA DAS BRUXAS


Para comemorar o dia das Bruxas, a professora Nélia contou a história Não tenhas medo, Lobo mau?” Este lobo era mesmo muito medroso! Ahahahahah!! Depois criamos uns lindos fantasminhas, nada assustadores, com bolinhas de algodão. Ficou mesmo giro!




Alunos da Pré 4-5 anos

EDUCAÇÃO LITERÁRIA


Os alunos do 1º ano aventuraram-se nos poemas de Eugénio de Andrade em Aquela nuvem e outras


Após a leitura e exploração de alguns desses poemas, colocaram a sua criatividade em ação e assim surgiram novas quadras…

“Onde está o gato?
A comer no prato.
Onde está o rato?
A roer o sapato.
Onde está o Martim?
A comer o pudim.”

DIA MUNDIAL DO ANIMAL NA PRÉ



A história Um dragão em brasa apresentou-nos um pequeno dragão que apesar de ser simpático fica muito, mas MUITO zangado quando alguém lhe diz o que fazer! Ele quase perde os seus amigos devido ao seu mau feito. Felizmente repara que os outros animais têm alguns truques para se acalmarem e acaba por descobrir um truque para si mesmo, recuperando, assim, as suas amizades!
Depois de ouvirmos a história, construímos um dragão com a ajuda das professoras Sandra, Nélia e Otília. Para elaborarmos o dragão utilizamos os rolos do papel higiénico, cola, tesoura, restos de cartolina colorida, pompons para olhos e nariz, pequenos olhinhos e papel crepe colorido para fazer o fogo. Ficou lindíssimo o nosso dragão e, desta forma, comemoramos o Dia Mundial do Animal!


Alunos das salas 3-4 e 4-5



NOVIDADES


Uma das novidades do ano é que a nossa Biblioteca “Boas Aventuras” está aberta todos os dias para que possamos lá ir requisitar ou ler alguns livros! Além dos alunos, também, podem lá ir professores, funcionários e encarregados de educação/pais. Só num mês de aulas já fizemos quase 200 requisições! Estamos entusiasmados e gostamos de ler!





NOVO ANO LETIVO

Um novo ano a começar...nada melhor que uma música para animar!