terça-feira, 24 de abril de 2018

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, realizou-se uma Tertúlia subordinada ao tema "A influência da leitura na minha vida", para tal contamos com a participação do professor Vitor Morais, da psicóloga/blogueira Sandra Sousa e da pequena autora Alexandra Esteireiro.
Os alunos participantes, 3º e 4º ano, leram antecipadamente, nas sessões de Biblioteca, os livros dos autores convidados e pesquisaram sobre a biografia dos mesmos. Preparou-se também a declamação do poema “O livro” de Luisa Ducla Soares pelo aluno Luis Fernando do 3º ano.
No decorrer da Tertúlia, os alunos participaram assertivamente e com entusiasmo. No final todos os alunos do 1º ciclo entoaram a canção “Ler e Escrever”.



quinta-feira, 15 de março de 2018

JOGOS E HISTÓRIAS

No âmbito do projeto das formas geométricas, na pré dos 3-4 anos, foi trabalhada a história "A quadradinha".
Inicialmente, os alunos ouviram a história. Depois foi-lhes proposto fazermos um jogo, primeiro identificar as formas geométricas e as cores e segundo dramatizar a história com os fantoches. Foi interessante verificar a facilidade com que efetuaram essa identificação, pois além do nome da forma também sabiam a quantidade de lados. 
No final foi-lhes explicado como deveriam manipular os fantoches e distribuídos pelos diversos alunos. Todos tiveram a oportunidade de dramatizar a história com a ajuda da técnica de biblioteca e da educadora.
Os alunos foram muito participativos e interessados.



PAI


Para assinalar o Dia do Pai, na pré, 1º e 2º ano foi lida a história Eu adoro o meu pai de Giles Andreae. Antes da leitura, os alunos ouviram a música “Eu gosto é do papá”. Após a audição da história, cada aluno quis falar do seu pai e apresentar o motivo por que gosta muito do pai.
Na pré, os alunos desenharam o pai com tintas. Cada aluno pintou a sua mão e os dedos criando assim cara e cabelo. Depois pintaram uma gravata que foi colada ao desenho.
No 1º e 2º ano, os alunos criaram um desenho no qual escreveram porque adoram o pai e ilustraram.


 

EDUCAÇÃO LITERÁRIA


Os alunos do 3º ano estiveram a explorar os Poemas da Mentira e da Verdade de Luisa Ducla Soares. Inicialmente, os alunos começaram por identificar os elementos paratextuais do livro. Depois escolheram vários poemas para lerem, de entre os quais “Abecedário sem juízo”, “À mesa”, “Pai”, “Poema em G”, “Se a panela tem asas” e “A minha casinha”. Após a leitura dos mesmos e identificação de rimas e temas, ilustraram alguns dos poemas, criaram acrósticos e “Escreveram à maneira de…”. O resultado destas atividades revelou alguma criatividade por parte dos alunos que participaram, na maioria, com bastante empenho e foi exposto no placar das histórias.



Acrósticos criados a partir do poema "Pai"

Adoro-te muito pai

De dia e de noite o meu pai sempre me ajuda a estudar.
Obrigado pai por me dares uma vida nova.
Riu-me quando o meu pai diz piadas.
Obrigado pai por existires.
-
Treinas futebol comigo.
Eu gosto muito de ti.

Luis Fernando
.

Eu escuto tudo o que tu dizes.
Sempre que vais trabalhar sinto a tua falta.
Cada dia que passa eu sinto a tua falta.
Um dia, Pai, vou mostra o quanto gosto de ti.
Tu és muito bonito.
Adoro-te muito e
Respeito-te.

Joana

Pai
Adoro-te mais do que tudo o que há no mundo
Dou-te todo o meu amor
Odeio que chegues a casa triste
Rancor de ti nunca guardarei
Odeio quanto te zangas comigo
-
Tento fazer-te feliz todos os dias
Entras na nossa casa com um sorriso maravilhoso

David



Os alunos do 1º ano, durante o mês de fevereiro, ficaram a conhecer o escritor António Torrado, pois, antes de ouvirem a história Vamos contar um segredo e outra história, visualizaram um pequeno power-point sobre a sua vida e obra. Depois identificaram os elementos paratextuais do livro e ouviram a história. Após a leitura identificaram as personagens, o tema, o segredo e efetuaram o reconto da história. No final ilustraram o segredo da história e um segredo inventado por eles. Os trabalhos foram depois expostos no painel das histórias, mas antes cada aluno apresentou o “seu” segredo aos colegas.





No mês de março, os alunos do 1º ano, ficaram a conhecer a escritora Maria Alberta Menéres, pois, antes de ouvirem a história Dez dedos, dez segredos, visualizaram um pequeno power-point sobre a sua vida e obra. De seguida identificaram os elementos paratextuais do livro, ouviram a história Dez amigos de Ziraldo, por forma a motivar para a leitura. A partir desta identificaram e memorizaram os nomes dos dedos das mãos. Depois ouviram “As histórias contadas pela mão direita”. Após a leitura identificaram as personagens e o tema de cada história. No final esboçaram a sua mão direita e em cada dedo desenharam a personagem principal da história. Os trabalhos foram depois colocados no painel das histórias.




quarta-feira, 7 de março de 2018

TRIATLO LITERÁRIO - fase concelhia


No âmbito do Projeto do Baú de Leitura, no dia 07 de março, no Centro de Dia do Arco da Calheta, realizou-se a prova concelhia que teve por base o conto "Yanri, a menina da cinco tranças" de Ondjaki. Nesta prova participou a aluna Beatriz Pinto em representação da nossa escola. A prova teve como jurados a professora Teresa Costa, um representante da Câmara da Calheta, Sandra Sousa e um representante da Câmara da Ponta do Sol, Carla Matos.

Inicialmente os alunos começaram por ler partes do conto em voz alta perante jurados e restantes colegas. De seguida responderam a um questionário de escolha múltipla sobre o texto. Finalmente elaboraram um texto escrito a partir do tema apresentado pelo júri. Após a correção/avaliação das provas de leitura, escrita e interpretação, os resultados revelaram o vencedor da prova que irá representar os concelhos da Ponta do Sol e Calheta na fase regional.

Todos os participantes estão de parabéns pelo seu bom desempenho.




sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

AMIZADE


No âmbito das comemorações do Dia da Amizade, e visto este ter sido na interrupção do carnaval, decidimos comemorá-lo agora na pré. Assim sendo, convidamos as Educadoras Marlene e Áurea para vir contar uma história e a partir dessa fazer uma aula de yoga.
A história escolhida foi A joaninha que queria voar. A atividade foi dividida em duas sessões. Uma de 60 minutos para a pré dos 4-5 anos e outra de 45min para os 3-4 anos. Os alunos foram apresentados as convidadas e depois formaram um círculo para ouvir e puderem fazer os exercícios a medida que a história se ia desenrolando. Depois fizeram uma pequena atividade que consistia na criação de um desenho sobre a amizade, neste caso um coração, que no final teve a colaboração de todos.
Foi uma atividade muito interessante. Os alunos estiveram muito atentos, verificou-se que os mais pequenos estiveram mais atentos a história e os mais velhos a atividade propriamente dita.



INVERNO


No âmbito do trabalho sobre as estações do ano, mais propriamente, o inverno, uma das histórias escolhida para o pré-escolar dos 4- 5 anos foi A formiga e a neve.
Iniciamos com uma pequena chuva de ideias sobre a palavra “inverno” seguida da narração da história. Depois os alunos identificaram as personagens, o tema e a ordem dos acontecimentos.
Os nossos pequenos leitores ficaram tão entusiamos que quiseram fazer uma peça de teatro. Assim sendo, distribuíram-se as personagens pelos alunos e decidiu-se que iriam apresentá-la aos colegas da sala dos 3-4 anos. No entanto, os adereços criados e o empenho dos alunos fez com que esta “história da semana” fosse apresentada a toda a comunidade escolar. Seguiram-se vários dias de ensaio quer na sala quer no polivalente, local da apresentação. A dramatização decorreu após o intervalo da manhã do dia 16 de fevereiro.
Perante a receptividade do público, o teatro foi um sucesso.