No âmbito do projeto das formas geométricas, na pré dos 3-4 anos, foi trabalhada a história "A quadradinha".
Inicialmente, os alunos ouviram a história. Depois foi-lhes proposto fazermos um jogo, primeiro identificar as formas geométricas e as cores e segundo dramatizar a história com os fantoches. Foi interessante verificar a facilidade com que efetuaram essa identificação, pois além do nome da forma também sabiam a quantidade de lados.
No final foi-lhes explicado como deveriam manipular os fantoches e distribuídos pelos diversos alunos. Todos tiveram a oportunidade de dramatizar a história com a ajuda da técnica de biblioteca e da educadora.
Os alunos foram muito participativos e interessados.
quinta-feira, 15 de março de 2018
PAI
Para
assinalar o Dia do Pai, na pré, 1º e 2º ano foi lida a história Eu adoro o meu pai de Giles Andreae.
Antes da leitura, os alunos ouviram a música “Eu gosto é do papá”. Após a
audição da história, cada aluno quis falar do seu pai e apresentar o motivo por
que gosta muito do pai.
Na
pré, os alunos desenharam o pai com tintas. Cada aluno pintou a sua mão e os
dedos criando assim cara e cabelo. Depois pintaram uma gravata que foi colada
ao desenho.
No
1º e 2º ano, os alunos criaram um desenho no qual escreveram porque adoram o
pai e ilustraram.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Os
alunos do 3º ano estiveram a explorar os Poemas
da Mentira e da Verdade de Luisa Ducla Soares. Inicialmente, os alunos
começaram por identificar os elementos paratextuais do livro. Depois escolheram
vários poemas para lerem, de entre os quais “Abecedário sem juízo”, “À mesa”,
“Pai”, “Poema em G”, “Se a panela tem asas” e “A minha casinha”. Após a leitura
dos mesmos e identificação de rimas e temas, ilustraram alguns dos poemas, criaram
acrósticos e “Escreveram à maneira de…”. O resultado destas atividades revelou
alguma criatividade por parte dos alunos que participaram, na maioria, com
bastante empenho e foi exposto no placar das histórias.
Acrósticos criados a partir do poema "Pai"
Adoro-te
muito pai
De
dia e de noite o meu pai sempre me ajuda a estudar.
Obrigado
pai por me dares uma vida nova.
Riu-me
quando o meu pai diz piadas.
Obrigado
pai por existires.
-
Treinas
futebol comigo.
Eu
gosto muito de ti.
Luis Fernando
.
Eu
escuto tudo o que tu dizes.
Sempre
que vais trabalhar sinto a tua falta.
Cada
dia que passa eu sinto a tua falta.
Um
dia, Pai, vou mostra o quanto gosto de ti.
Tu
és muito bonito.
Adoro-te
muito e
Respeito-te.
Joana
Pai
Adoro-te
mais do que tudo o que há no mundo
Dou-te
todo o meu amor
Odeio
que chegues a casa triste
Rancor
de ti nunca guardarei
Odeio
quanto te zangas comigo
-
Tento
fazer-te feliz todos os dias
Entras
na nossa casa com um sorriso maravilhoso
David
Os
alunos do 1º ano, durante o mês de fevereiro, ficaram a conhecer o escritor
António Torrado, pois, antes de ouvirem a história Vamos contar um segredo e outra história, visualizaram um pequeno
power-point sobre a sua vida e obra. Depois identificaram os elementos
paratextuais do livro e ouviram a história. Após a leitura identificaram as
personagens, o tema, o segredo e efetuaram o reconto da história. No final
ilustraram o segredo da história e um segredo inventado por eles. Os trabalhos
foram depois expostos no painel das histórias, mas antes cada aluno apresentou
o “seu” segredo aos colegas.
No
mês de março, os alunos do 1º ano, ficaram a conhecer a escritora Maria Alberta
Menéres, pois, antes de ouvirem a história Dez
dedos, dez segredos, visualizaram um pequeno power-point sobre a sua vida e
obra. De seguida identificaram os elementos paratextuais do livro, ouviram a
história Dez amigos de Ziraldo, por
forma a motivar para a leitura. A partir desta identificaram e memorizaram os
nomes dos dedos das mãos. Depois ouviram “As histórias contadas pela mão
direita”. Após a leitura identificaram as personagens e o tema de cada história.
No final esboçaram a sua mão direita e em cada dedo desenharam a personagem
principal da história. Os trabalhos foram depois colocados no painel das
histórias.
quarta-feira, 7 de março de 2018
TRIATLO LITERÁRIO - fase concelhia
No
âmbito do Projeto do Baú de Leitura, no dia 07 de março, no Centro de Dia do
Arco da Calheta, realizou-se a prova concelhia que teve por base o conto "Yanri,
a menina da cinco tranças" de Ondjaki. Nesta prova participou a aluna
Beatriz Pinto em representação da nossa escola. A prova teve como jurados a
professora Teresa Costa, um representante da Câmara da Calheta, Sandra Sousa e um
representante da Câmara da Ponta do Sol, Carla Matos.
Inicialmente
os alunos começaram por ler partes do conto em voz alta perante jurados e
restantes colegas. De seguida responderam a um questionário de escolha múltipla
sobre o texto. Finalmente elaboraram um texto escrito a partir do tema
apresentado pelo júri. Após a correção/avaliação das provas de leitura, escrita
e interpretação, os resultados revelaram o vencedor da prova que irá
representar os concelhos da Ponta do Sol e Calheta na fase regional.
Todos
os participantes estão de parabéns pelo seu bom desempenho.
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
AMIZADE
No
âmbito das comemorações do Dia da Amizade, e visto este ter sido na interrupção
do carnaval, decidimos comemorá-lo agora na pré. Assim sendo, convidamos as
Educadoras Marlene e Áurea para vir contar uma história e a partir dessa fazer
uma aula de yoga.
A
história escolhida foi A joaninha que
queria voar. A atividade foi dividida em duas sessões. Uma de 60 minutos
para a pré dos 4-5 anos e outra de 45min para os 3-4 anos. Os alunos foram
apresentados as convidadas e depois formaram um círculo para ouvir e puderem
fazer os exercícios a medida que a história se ia desenrolando. Depois fizeram
uma pequena atividade que consistia na criação de um desenho sobre a amizade,
neste caso um coração, que no final teve a colaboração de todos.
Foi
uma atividade muito interessante. Os alunos estiveram muito atentos,
verificou-se que os mais pequenos estiveram mais atentos a história e os mais
velhos a atividade propriamente dita.
INVERNO
No
âmbito do trabalho sobre as estações do ano, mais propriamente, o inverno, uma
das histórias escolhida para o pré-escolar dos 4- 5 anos foi A formiga e a neve.
Iniciamos
com uma pequena chuva de ideias sobre a palavra “inverno” seguida da narração
da história. Depois os alunos identificaram as personagens, o tema e a ordem
dos acontecimentos.
Os
nossos pequenos leitores ficaram tão entusiamos que quiseram fazer uma peça de
teatro. Assim sendo, distribuíram-se as personagens pelos alunos e decidiu-se
que iriam apresentá-la aos colegas da sala dos 3-4 anos. No entanto, os
adereços criados e o empenho dos alunos fez com que esta “história da semana”
fosse apresentada a toda a comunidade escolar. Seguiram-se vários dias de ensaio
quer na sala quer no polivalente, local da apresentação. A dramatização
decorreu após o intervalo da manhã do dia 16 de fevereiro.
Perante
a receptividade do público, o teatro foi um sucesso.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Aquela nuvem e outras
Durante
o mês de janeiro, os alunos do 1º ano tiveram a oportunidade de conhecer o
autor Eugénio de Andrade e a sua obra Aquela
nuvem e outras. Inicialmente visualizaram um power-point sobre a vida e
obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o mesmo.
Antes da audição dos poemas, exploraram os elementos paratextuais do livro
tentando descobrir qual o assunto do mesmo e o índice. A partir deste, os
alunos escolheram quais os poemas que gostariam de ouvir. Assim sendo,
começaram com "Inverno", seguido de "Não, quero não",
"Aquela nuvem", "Faz de conta", "Adivinha",
"O gato", "O lagarto" e "A canção da Joaninha".
Após
cada audição, os alunos mostraram-se bastante entusiasmados, identificando com
alguma facilidade o tema dos poemas e as palavras que rimavam. Depois realizaram-se
vários jogos de criatividade, como por exemplo imaginar que o inverno era uma
pessoa e desenhá-lo, jogar ao faz de conta e desenhar e, para finalizar,
inventar novas rimas através de um jogo de palavras e, assim, criar mais uma
quadra para o poema “Não, quero não”. De todos estes jogos surgiram alguns
trabalhos para realizar uma exposição sobre a obra.
Bichos, bichinhos e bicharocos
No âmbito da
Educação Literária, os alunos do 2ºano tiveram contacto com a poesia de Sidónio
Muralha com os Bichos, bichinhos e bicharocos. Antes da
leitura, ouviram a música “Bichos” de Inês Puppo, visualizaram
um power-point sobre a vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha
biográfica sobre o mesmo. Após a
exploração dos elementos paratextuais do livro e do índice, tiveram de imaginar
e criar uma nova capa para o livro. Os resultados foram bem interessantes.
A partir do
índice escolheram quais os poemas que gostariam de ler. Assim sendo, começaram
com “Bichinho de conta”, “Joaninha”, “Cãozinho”, “Macacos”, “Estrelinha”, “Pato
Marreco”, “Papagaio”, “sapo, sapinho”.
Após
a leitura identificaram o tema de cada poema e as palavras que rimavam. Depois
realizaram-se vários jogos de criatividade, como por exemplo imaginar a cena do
poema “Pato Marreco” e desenhá-la, criar a Banda desenhada sobre a Estrelinha.
Destes jogos surgiram alguns trabalhos para realizar uma exposição sobre a
obra.
Em
“Oficina de leitura”, os alunos escolheram quais os poemas que gostariam de ler
no “Intervalo Literário” para a restante comunidade escolar e praticaram a
leitura.
O senhor do seu nariz e outras histórias
No âmbito da
Educação Literária, os alunos do 3º ano ficaram a conhecer o escritor Álvaro
Magalhães e o livro intitulado O senhor
do seu nariz e outras histórias.
Antes da
leitura, visualizaram um power-point sobre a
vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o
mesmo. Após a exploração dos elementos
paratextuais do livro tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro.
A leitura foi
efetuada em voz alta por vários alunos. Depois identificaram as personagens, o
tema e a ordem dos acontecimentos.
No final
acabaram por criar em conjunto uma nova história com o título “O senhor das
orelhas grandes”. Este trabalho foi levado para a exposição sobre a obra.
Subscrever:
Mensagens (Atom)














