sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

AMIZADE


No âmbito das comemorações do Dia da Amizade, e visto este ter sido na interrupção do carnaval, decidimos comemorá-lo agora na pré. Assim sendo, convidamos as Educadoras Marlene e Áurea para vir contar uma história e a partir dessa fazer uma aula de yoga.
A história escolhida foi A joaninha que queria voar. A atividade foi dividida em duas sessões. Uma de 60 minutos para a pré dos 4-5 anos e outra de 45min para os 3-4 anos. Os alunos foram apresentados as convidadas e depois formaram um círculo para ouvir e puderem fazer os exercícios a medida que a história se ia desenrolando. Depois fizeram uma pequena atividade que consistia na criação de um desenho sobre a amizade, neste caso um coração, que no final teve a colaboração de todos.
Foi uma atividade muito interessante. Os alunos estiveram muito atentos, verificou-se que os mais pequenos estiveram mais atentos a história e os mais velhos a atividade propriamente dita.



INVERNO


No âmbito do trabalho sobre as estações do ano, mais propriamente, o inverno, uma das histórias escolhida para o pré-escolar dos 4- 5 anos foi A formiga e a neve.
Iniciamos com uma pequena chuva de ideias sobre a palavra “inverno” seguida da narração da história. Depois os alunos identificaram as personagens, o tema e a ordem dos acontecimentos.
Os nossos pequenos leitores ficaram tão entusiamos que quiseram fazer uma peça de teatro. Assim sendo, distribuíram-se as personagens pelos alunos e decidiu-se que iriam apresentá-la aos colegas da sala dos 3-4 anos. No entanto, os adereços criados e o empenho dos alunos fez com que esta “história da semana” fosse apresentada a toda a comunidade escolar. Seguiram-se vários dias de ensaio quer na sala quer no polivalente, local da apresentação. A dramatização decorreu após o intervalo da manhã do dia 16 de fevereiro.
Perante a receptividade do público, o teatro foi um sucesso.



EDUCAÇÃO LITERÁRIA


Aquela nuvem e outras

Durante o mês de janeiro, os alunos do 1º ano tiveram a oportunidade de conhecer o autor Eugénio de Andrade e a sua obra Aquela nuvem e outras. Inicialmente visualizaram um power-point sobre a vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o mesmo. Antes da audição dos poemas, exploraram os elementos paratextuais do livro tentando descobrir qual o assunto do mesmo e o índice. A partir deste, os alunos escolheram quais os poemas que gostariam de ouvir. Assim sendo, começaram com "Inverno", seguido de "Não, quero não", "Aquela nuvem", "Faz de conta", "Adivinha", "O gato", "O lagarto" e "A canção da Joaninha".
Após cada audição, os alunos mostraram-se bastante entusiasmados, identificando com alguma facilidade o tema dos poemas e as palavras que rimavam. Depois realizaram-se vários jogos de criatividade, como por exemplo imaginar que o inverno era uma pessoa e desenhá-lo, jogar ao faz de conta e desenhar e, para finalizar, inventar novas rimas através de um jogo de palavras e, assim, criar mais uma quadra para o poema “Não, quero não”. De todos estes jogos surgiram alguns trabalhos para realizar uma exposição sobre a obra.



Bichos, bichinhos e bicharocos

No âmbito da Educação Literária, os alunos do 2ºano tiveram contacto com a poesia de Sidónio Muralha com os Bichos, bichinhos e bicharocos. Antes da leitura, ouviram a música “Bichos” de Inês Puppo, visualizaram um power-point sobre a vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o mesmo. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro e do índice, tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro. Os resultados foram bem interessantes.
A partir do índice escolheram quais os poemas que gostariam de ler. Assim sendo, começaram com “Bichinho de conta”, “Joaninha”, “Cãozinho”, “Macacos”, “Estrelinha”, “Pato Marreco”, “Papagaio”, “sapo, sapinho”.

Após a leitura identificaram o tema de cada poema e as palavras que rimavam. Depois realizaram-se vários jogos de criatividade, como por exemplo imaginar a cena do poema “Pato Marreco” e desenhá-la, criar a Banda desenhada sobre a Estrelinha. Destes jogos surgiram alguns trabalhos para realizar uma exposição sobre a obra.
Em “Oficina de leitura”, os alunos escolheram quais os poemas que gostariam de ler no “Intervalo Literário” para a restante comunidade escolar e praticaram a leitura.



O senhor do seu nariz e outras histórias

No âmbito da Educação Literária, os alunos do 3º ano ficaram a conhecer o escritor Álvaro Magalhães e o livro intitulado O senhor do seu nariz e outras histórias.
Antes da leitura, visualizaram um power-point sobre a vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o mesmo. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro.
A leitura foi efetuada em voz alta por vários alunos. Depois identificaram as personagens, o tema e a ordem dos acontecimentos.
No final acabaram por criar em conjunto uma nova história com o título “O senhor das orelhas grandes”. Este trabalho foi levado para a exposição sobre a obra.


sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

TRIATLO LITERÁRIO - fase escola

No âmbito do projeto Baú de Leitura, os alunos do 4º ano participaram no Concurso Triatlo Literário. Este é um concurso literário promovido pela Direção Regional de Educação (DRE),em que os alunos do 1º ciclo (4º ano) competem em três provas: Leitura, Escrita e Interpretação. O concurso visa estimular um maior conhecimento no domínio da língua portuguesa; incutir o gosto pela leitura de livros de cariz infantojuvenil; promover o conhecimento sobre a vida e a obra de escritores regionais e nacionais. Este organiza-se em três fases: a primeira desenrola-se na escola, a seguinte ao nível concelhio e a última apura o vencedor do concurso, em termos regional.
Assim sendo, no dia 12 de janeiro, na sala TIC, os alunos do 4º ano realizaram a prova que teve por base o conto "A mão da princesa" inserido na obra "O rapaz que vivia na televisão" de Luisa Ducla Soares. A prova teve com jurados a professora TIC, Maria José, o professor da curricular, Ricardo Padrão e a técnica de Biblioteca, Nélia Inácio. Inicialmente os alunos começaram por ler partes do conto em voz alta perante jurados e restantes colegas. De seguida responderam a um questionário de escolha múltipla sobre o texto. Finalmente elaboraram um texto escrito não ultrapassando as 150 palavras a partir do tema apresentado pelo júri. 
Após a correção/avaliação das provas de leitura, escrita e interpretação, os resultados revelaram o vencedor da prova que nos irá representar na prova concelhia que se realizará no dia 06 de março no Centro Social do Arco da Calheta, a aluna Beatriz Pinto.

Parabéns Beatriz!!




terça-feira, 9 de janeiro de 2018

2º PERÍODO

Recomeçamos as aulas...

...e novas aventuras nos aguardam!!!

LIVROS EM FESTA X

1º Momento
          Abertura


Para assinalar a abertura da feira do livro contamos com a presença de uma convidada muito especial, D.Leopoldina Araújo, que partilhou com os mais pequenos as tradições de Natal da sua terra (Jardim do Mar - Calheta). Durante esta partilha verficou-se uma atenção por parte dos alunos já que as vivências de cada um deles, por vezes, são diferentes.

Após este momento seguiu-se a atuação musical dos frequentadores do Centro Cívico do Estreito da Calheta juntamente com a sua professora de música, Carla, e o professor Duarte Sumares.



2º Momento
      Festa de Natal e Encerramento

Uma vez mais fizemos um esforço e conseguimos juntar a festa de Natal com o encerramento da feira. Partindo da peça de teatro da professora Lígia Brazão, também nossa convidada, elaboramos as decorações para a escola, trabalhamos a peça nas aulas de Biblioteca e Teatro e nas aulas de música a parte musical. O resultado foi juntar toda a comunidade escolar na mesma peça. Aos alunos do 4º ano coube a dramatização da peça, aos alunos do 3º ano a parte músical, pois formaram o coro fixo, aos alunos do 1º e 2º ano a apresentação de uma dança, aos alunos da pré dos 3-4 anos uma canção e aos alunos da pré dos 4-5 anos uma dança.

Antes da apresentação da peça, os alunos do 3º ano interagiram com a professora/escritora apresentando um acróstico sobre a mesma.

No final teve lugar os autógrafos para aqueles que adquiriram o livro da escritora.


EDUCAÇÃO LITERÁRIA

1º ANO


Na Educação Literária, durante o mês de novembro, os alunos do 1º ano ficaram a conhecer a escritora Luisa Ducla Soares através de um power-point sobre a sua vida e obra. Depois imaginaram e criaram a capa para o livro. Antes da audição e memorização de algumas lengalengas, os alunos identificaram os elementos paratextuais do livro (autor, ilustrador, editora).

As lengalengas memorizadas foram escolhidas pelos alunos. Cada um memorizou uma e ilustrou. Durante várias aulas foram relembradas para que os alunos tivessem um grande à vontade no momento da apresentação aos restantes colegas.

No dia 11 de dezembro, os alunos apresentaram o trabalho de pesquisa feito na TIC e declamaram várias lengalengas. Os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a atividade, revelando facilidade na memorização.


3º ANO

Os alunos do 3º ano trabalharam a obra Trinta por uma linha de António Torrado. Começaram por pesquisar sobre o autor para saber um pouco sobre a sua vida e obra. Depois imaginaram e criaram uma capa para o livro. Como esta obra é composta por vários contos, os alunos escolheram “Bolacha Maria”, “A gota com sede”, “O cão e o gato”, “A menina e o burro”, “Minha rica lâ” e “Fenómenos da Capoeira”.

Após cada leitura feita em voz alta por cada aluno, identificaram o tema, as personagens e realizaram pequenas atividades criativas, tais como crucigramas, banda desenhada, palavras aos quadradinhos e sopa de letras.


4º ANO

No âmbito da Educação Literária, os alunos no 4º ano trabalharam os "Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana em parceria com a Curricular. Assim sendo, nas aulas Biblioteca leram o poema "Para cada um seu modo de ver". Após a leitura, procedeu-se a adaptação do mesmo para ser apresentado. Assim sendo, foi necessário criar novos versos sobre novos animais para assim poderem todos participar. Durante várias sessões procedeu-se memorização dos versos por cada aluno e criou-se também um plano de apresentação à restante comunidade escolar. Durante várias sessões ensaiaram a apresentação - declamação dos versos e respetiva coreografia.


No dia 09 de novembro, durante o intervalo da manhã, os alunos apresentaram o seu trabalho no polivalente onde se encontravam posicionados por entre o auditório e disfarçados.
Os alunos mostraram-se muito animados e bastante criativos.