sexta-feira, 9 de junho de 2017

CONCURSO “UMA AVENTURA”

A aluna Ana Beatriz do 1º ano recebeu uma Menção Honrosa na modalidade de Desenho. Esta fez um desenho sobre a história A rã atrevida.

Parabéns Ana!!


quinta-feira, 8 de junho de 2017

Projeto Baú de Leitura – Concurso de Ilustração Infantil

O Passatempo de Ilustração Infantil do Projeto Baú de Leitura consiste numa atividade lúdica, cujo objetivo principal é incentivar a criatividade, premiando trabalhos originais, a partir de obras literárias dos baús que circulam pelas escolas do 1.º ciclo e pré-escolar, participantes no referido projeto.
Considera-se que a ilustração é uma das atividades decorrentes da leitura, que a criança mais adere por prazer. Deste modo, o Projeto Baú de Leitura procura estimular a criatividade e a imaginação, através do desenho ilustrado. Este passatempo tem por finalidade última reforçar a intervenção numa das áreas da animação da leitura dos livros de cariz infantojuvenil.
Assim sendo, todos os alunos da nossa escola leram ou ouviram uma das histórias dos livros presentes no Baú e depois ilustraram a parte que mais gostaram. O trabalho da aluna Lara do 2º ano ficou em 3º lugar e o da aluna Fabiana do 3º ano ficou muito bem qualificado.

No passado dia 06 de junho, no Centro Cultural John dos Passos, a Lara recebeu o prémio (um livro e uma entrada para o Museu do Cristina Ronaldo) e viu o seu trabalho, assim como o da Fabina, em exposição.



PROJETO GERAL “HISTÓRIAS, CONVERSAS E LENGALENGAS”

Este ano, no projeto geral dos técnicos propôs-se, através da reedição do livro da autora Maria da Conceição de Oliveira Caldeira, a leitura e exploração dos textos e ilustrações, com o intuito de dar expressão às leituras dos alunos mediante a (re)construção criativa do texto literário, nas suas mais variadas expressões, quer sejam literárias, quer sejam plásticas. Os alunos foram levados a redescobrir uma escritora madeirense através das suas histórias e lengalengas e, deste modo, consciencializar-se da atualização/reedição a que os livros estão sujeitos. A operacionalização deste projeto passou, igualmente, pela dinamização de atividades tais como: leituras performativas; produções de texto em vários registos; teatro; ilustrações; e expressão artísticas. Deste trabalho, resultou um evento que teve lugar no Palco da Avenida Central, no dia 30 de maio, com duas variantes: uma exposição alusiva e um espetáculo com teatro, poesia, música e conto oral, onde os protagonistas foram os alunos das escolas de 1º ciclo. 
A par destas atividades, decorreu a apresentação da reedição do livro Histórias, Conversas e Lengalengas, com uma conversa entre o Dr. Marcelino Castro, a professora/escritora Lígia Brazão e o neto da autora do livro, Dr. Miguel Caldeira, moderada pelo Dr. Sandro Nóbrega. Esta conversa incidiu sobre a biobibliografia da autora e sobre a sua importância e caráter pedagógico na formação integral das crianças.
É de salientar que, os nossos alunos do 3º e 4º ano tiveram a responsabilidade de apresentar a peça de teatro "Estrelando histórias, conversas e lengalengas", uma adaptação de uma série de textos do livro reeditado. A peça teve acompanhamento musical ao vivo com um grupo de professores de música do Conservatório, 1º e 2º ciclos.


Os alunos adoraram e irão apresentar novamente a peça na festa de final de ano.


quinta-feira, 11 de maio de 2017

LIVROS NOVOS

A nossa aluna Andreia Lourenço Agrela arrecadou o 2º lugar no Concurso "Artistas Digitais" do ano letivo 2015/16. Além dos prémios a que ela teve direito, a nossa escola recebeu livros para a Biblioteca.

Parabéns a Andreia pelo seu trabalho.




quinta-feira, 27 de abril de 2017

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

No passado dia 24 de abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com o lançamento do novo livro da escritora Violante Saramago Matos, Quinas e uma companheira de brincadeiras. Este livro teve como ilustradores os alunos da nossa escola desde o pré-escolar ao 4º ano.
Este evento teve início às 15 horas da tarde com o Hino da escola entoado por todos os alunos, de seguida procedeu-se a leitura do poema de Almada Negreiros A flor, por dois alunos do 4º ano. Após este prelúdio procedeu-se ao lançamento do livro propriamente dito com uma conversa entre dois alunos do 3º ano que contaram as aventuras vividas desde o primeiro momento em que tiveram contacto com a história. Durante a conversa foi surgindo vários momentos musicais também eles presentes na história.
Esta nossa festa contou com a presença do Grupo de Folclore da Calheta, assim como vários convidados desde um representante da Câmara Municipal da Calheta a diretores de diversas escolas do concelho.


PROJETO CONCELHIO – BAÚ DE LEITURA

O projeto Baú de Leitura mantém o contínuo trabalho de motivação para o livro e para a leitura, através de múltiplas atividades, incluindo a dinamização de textos infantis. Assim sendo, a coordenação dos concelhos da Calheta e da Ponta do Sol decidiram trabalhar as fábulas de Esopo e de La Fontaine, através da criação de sacos com material feltro e eva.
Assim, cada dinamizadora construiu um saco, em que num dos lados do mesmo estão as personagens da fábula, permitindo assim a sua fácil identificação e um jogo. Cada saco contém um jogo e o livro da fábula.

A nossa escola recebeu este projeto na semana de 19 a 22 de abril e os nossos alunos tiveram a possibilidade de ler as fábulas e realizar os jogos propostos. Os nossos pequenos leitores adoraram!

terça-feira, 4 de abril de 2017

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

O mercado de coisa nenhuma


No âmbito da Educação Literária, os alunos do 3º ano leram a história de António Torrado O mercador de coisa nenhuma. Durante a leitura, elaboraram uma linha temporal da história que depois colocaram num cartaz.
No final criaram uma publicidade para a Loja de Sonhos do Racib.


A arca do tesouro- um pequeno conto musical

Os alunos do 3ºano também leram A arca do tesouro- um pequeno conto musical de Alice Vieira. Antes da leitura da história fizeram uma pesquisa sobre a escritora e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre a mesma.Depois elaboraram uma chuva de ideias a partir de um objecto que lhes foi apresentado – a caixa. Surgiram ideias muito interessantes sobre o seu conteúdo e para que serviria. Ouviram depois “Um pequeno conto musical”, que não é mais do que a história com acompanhamento musical.
A leitura do texto foi feita em voz alta por vários alunos por ser um pouco extenso. Após a leitura, os alunos identificaram o tema, as características inerentes a cada estação e os valores presentes no texto (amor, carinho, respeito, amizade…).
No final todos eles escreveram uma frase e ilustraram-na para colocar na sua caixa do tesouro.



A cor das vogais

Os alunos do 3º ano leram, ainda, os poemas de Vergílio Alberto Vieira. Todos tiveram a oportunidade de escolher um poema, lé-lo perante a turma e falar sobre o mesmo identificando o tema, as rimas, os versos e as estrofes.
No final reescreveram o poema “A cor das vogais” a sua maneira.



Bichos, bichinhos e bicharocos

Os alunos do 2ºano tiveram um novo contacto com a poesia de Sidónio Muralha com os Bichos, bichinhos e bicharocos. Antes da leitura, ouviram a música “Bichos” de Inês Puppo e, após a exploração dos elementos paratextuais do livro, tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro. Os resultados foram bem interessantes.
O poema escolhido para ser lido na sessão de Biblioteca foi “Estrelinha”, mas antes os alunos visualização o vídeo da música “Estrelinha” de Alda Casqueira. Após a leitura identificaram o tema, os versos, as estrofes e as rimas. Para terminar passaram o poema para Banda Desenhada.

Os restantes poemas foram distribuídos pelos alunos que nas sessões seguintes foram apresentando aos colegas. 


A menina gotinha de água

Os alunos do 2ºano trabalharam a obra de Papiniano Carlos A menina gotinha de água. Antes da audição da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. Visualizaram também o vídeo da canção Água nossa amiga de Alda Casqueira.
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, o tema e a sequência dos acontecimentos.
No final preparam a história em sombras chinesa para apresentar no Dia Mundial da Água a todos os colegas da escola e conjunto com os colegas do 4º ano.


Vamos contar um segredo e outra história…

 Os alunos do 1º ano ouviram a história de Antórino Torrado Vamos contar um segredo e outra história. Antes da audição da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. 
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, a estação do ano, a mensagem contida no texto.
Terminaram com um desenho criativo sobre O segredo da história e o meu.



O príncipe feliz

Os alunos do 4º ano leram o conto O príncipe feliz de Oscar Wilde. Antes da leitura da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. 
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, as estações do ano e o tema.
No final realizaram uma pequena Banda Desenhada sobre a uma parte da história: O romance da Andorinha e do Junco.