quinta-feira, 11 de maio de 2017

LIVROS NOVOS

A nossa aluna Andreia Lourenço Agrela arrecadou o 2º lugar no Concurso "Artistas Digitais" do ano letivo 2015/16. Além dos prémios a que ela teve direito, a nossa escola recebeu livros para a Biblioteca.

Parabéns a Andreia pelo seu trabalho.




quinta-feira, 27 de abril de 2017

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

No passado dia 24 de abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com o lançamento do novo livro da escritora Violante Saramago Matos, Quinas e uma companheira de brincadeiras. Este livro teve como ilustradores os alunos da nossa escola desde o pré-escolar ao 4º ano.
Este evento teve início às 15 horas da tarde com o Hino da escola entoado por todos os alunos, de seguida procedeu-se a leitura do poema de Almada Negreiros A flor, por dois alunos do 4º ano. Após este prelúdio procedeu-se ao lançamento do livro propriamente dito com uma conversa entre dois alunos do 3º ano que contaram as aventuras vividas desde o primeiro momento em que tiveram contacto com a história. Durante a conversa foi surgindo vários momentos musicais também eles presentes na história.
Esta nossa festa contou com a presença do Grupo de Folclore da Calheta, assim como vários convidados desde um representante da Câmara Municipal da Calheta a diretores de diversas escolas do concelho.


PROJETO CONCELHIO – BAÚ DE LEITURA

O projeto Baú de Leitura mantém o contínuo trabalho de motivação para o livro e para a leitura, através de múltiplas atividades, incluindo a dinamização de textos infantis. Assim sendo, a coordenação dos concelhos da Calheta e da Ponta do Sol decidiram trabalhar as fábulas de Esopo e de La Fontaine, através da criação de sacos com material feltro e eva.
Assim, cada dinamizadora construiu um saco, em que num dos lados do mesmo estão as personagens da fábula, permitindo assim a sua fácil identificação e um jogo. Cada saco contém um jogo e o livro da fábula.

A nossa escola recebeu este projeto na semana de 19 a 22 de abril e os nossos alunos tiveram a possibilidade de ler as fábulas e realizar os jogos propostos. Os nossos pequenos leitores adoraram!

terça-feira, 4 de abril de 2017

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

O mercado de coisa nenhuma


No âmbito da Educação Literária, os alunos do 3º ano leram a história de António Torrado O mercador de coisa nenhuma. Durante a leitura, elaboraram uma linha temporal da história que depois colocaram num cartaz.
No final criaram uma publicidade para a Loja de Sonhos do Racib.


A arca do tesouro- um pequeno conto musical

Os alunos do 3ºano também leram A arca do tesouro- um pequeno conto musical de Alice Vieira. Antes da leitura da história fizeram uma pesquisa sobre a escritora e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre a mesma.Depois elaboraram uma chuva de ideias a partir de um objecto que lhes foi apresentado – a caixa. Surgiram ideias muito interessantes sobre o seu conteúdo e para que serviria. Ouviram depois “Um pequeno conto musical”, que não é mais do que a história com acompanhamento musical.
A leitura do texto foi feita em voz alta por vários alunos por ser um pouco extenso. Após a leitura, os alunos identificaram o tema, as características inerentes a cada estação e os valores presentes no texto (amor, carinho, respeito, amizade…).
No final todos eles escreveram uma frase e ilustraram-na para colocar na sua caixa do tesouro.



A cor das vogais

Os alunos do 3º ano leram, ainda, os poemas de Vergílio Alberto Vieira. Todos tiveram a oportunidade de escolher um poema, lé-lo perante a turma e falar sobre o mesmo identificando o tema, as rimas, os versos e as estrofes.
No final reescreveram o poema “A cor das vogais” a sua maneira.



Bichos, bichinhos e bicharocos

Os alunos do 2ºano tiveram um novo contacto com a poesia de Sidónio Muralha com os Bichos, bichinhos e bicharocos. Antes da leitura, ouviram a música “Bichos” de Inês Puppo e, após a exploração dos elementos paratextuais do livro, tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro. Os resultados foram bem interessantes.
O poema escolhido para ser lido na sessão de Biblioteca foi “Estrelinha”, mas antes os alunos visualização o vídeo da música “Estrelinha” de Alda Casqueira. Após a leitura identificaram o tema, os versos, as estrofes e as rimas. Para terminar passaram o poema para Banda Desenhada.

Os restantes poemas foram distribuídos pelos alunos que nas sessões seguintes foram apresentando aos colegas. 


A menina gotinha de água

Os alunos do 2ºano trabalharam a obra de Papiniano Carlos A menina gotinha de água. Antes da audição da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. Visualizaram também o vídeo da canção Água nossa amiga de Alda Casqueira.
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, o tema e a sequência dos acontecimentos.
No final preparam a história em sombras chinesa para apresentar no Dia Mundial da Água a todos os colegas da escola e conjunto com os colegas do 4º ano.


Vamos contar um segredo e outra história…

 Os alunos do 1º ano ouviram a história de Antórino Torrado Vamos contar um segredo e outra história. Antes da audição da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. 
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, a estação do ano, a mensagem contida no texto.
Terminaram com um desenho criativo sobre O segredo da história e o meu.



O príncipe feliz

Os alunos do 4º ano leram o conto O príncipe feliz de Oscar Wilde. Antes da leitura da história, visualizaram um power-point com a biografia do autor para assim o conhecer melhor e preencheram uma pequena ficha biográfica. 
Depois exploraram os elementos paratextuais do livro: nome da obra, autor, ilustrador e editora. Após a audição da história identificaram as personagens, as estações do ano e o tema.
No final realizaram uma pequena Banda Desenhada sobre a uma parte da história: O romance da Andorinha e do Junco.




PÁSCOA

Para comemorar a Páscoa nada melhor que Um presente de Páscoa. Foi a história de Coby Hol a escolhida para ser lida aos alunos da pré , 1º e 2 anos. Antes da leitura, visualizaram o vídeo da canção Ovinhos de chocolate de Alda Casqueira, depois identificaram o título da história e o autor.
Após a leitura identificaram o tema, as personagens e efectuaram o reconto. Visualizaram ainda o vídeo Coelhinhos engraçadinhos – Coelho da Páscoa.
No final os alunos elaboraram um painel alusivo ao tema.


PRIMAVERA

A primavera chegou e para comemorar a sua chegada aos alunos da pré, do 1º e 2 anos foi lida as histórias A flor Rosalina de Anabela Batista e João e a floresta de betão de Pedro Reisinho. Antes da audição da história sobre a flor Rosalina, os alunos visualizaram o vídeo das canções Quatro estações do Panda e os Caricas e Gosto de flores. No final os alunos desenharam as suas flores.
Na história João e a floresta de betão, os alunos visualizaram o vídeo da canção Uma árvore plantar do Panda e os Caricas e numa roda de conversa nomearam algumas da coisas que as árvores nos dão: ar, frutos, papel, sombra…
No final, os alunos do 1º ano pintaram umas árvores e criaram um painel primaveril.


PAI

Para celebrar o Dia do Pai, os alunos da pré e do 1º ano ouviram a história Querido pai de Orianne Lallemand. Antes da audição da história, visualizaram o vídeo da canção Dia do Pai de Alda Casqueira.
Após a audição da história, os alunos identificaram o tema e as personagens. Visualizaram ainda o episódio do Ruca intitulado “Tal pai, tal filho”.
No final criaram um postal para o pai “És o meu sol”.