quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

SEMANA CULTURAL


A EB1/PE do Estreito da Calheta realizou, entre os dias 12 e 16 de dezembro, a 9ª edição da feira do livro - Livros em Festa, inserida na Semana Cultural. Durante a semana decorreram algumas atividades direcionadas aos alunos. Durante toda a semana a feira esteve aberta à comunidade educativa, todos os dias das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00.
O encerramento culminou com a festa de natal e contou com a presença da escritora Violante Matos. A festa teve duas partes. A primeira começou com o hastear da Bandeira Eco-escolas e com os alunos a entoarem a música Laurissilva. A segunda parte teve como apresentadores os alunos Beatriz Pinto e Afonso do 3º ano. Os alunos dos 3ºano apresentaram a nossa convidada, a escritora Violante Matos, com um acróstico sobre a mesma. Esta, por sua vez, brindou-nos com um acróstico sobre a vinda à nossa escola. Os alunos do 4º ano tiveram a responsabilidade de representar uma história da nossa escritora que ainda não foi lançada, mas contaram com a participação de todos os colegas da escola, desde pré-escolar ao 3º ano. A história "Uma companheira de brincadeiras" terá as ilustrações dos nossos alunos.
No final, todos tiveram a oportunidade de levar um livro para casa autografado pela nossa convidada.


EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Os alunos do 1º ano escutaram a história A ovelhinha preta de Elizabeth Shaw, mas antes pesquisaram para saber quem era a escritora e ficar a conhecê-la. Após a audição da história identificaram as personagens, o tema e os valores implícitos na mesma. No final elaboraram uma banda desenhada que apresentaram a turma e um labirinto.




Os alunos do 2º ano tiveram a oportunidade de contactar com a poesia de Sidónio Muralha, neste caso com a obra O Rouxinol e a sua namorada. Assim, a cada aluno foi entregue um poema para ser lido e apresentado à turma e, posteriormente, no "Intervalo Literário". No final criaram em conjunto uma pequena história onde contaram uma aventura com um dos animais dos poemas.



INTERVALO LITERÁRIO

Ao longo do mês realiza-se duas vezes por semana, logo após o intervalo, um momento de leitura denominado "Intervalo literário". Podem participar os alunos do 2º ao 4º ano. Ali podem ler textos da sua autoria, textos que foram trabalhados na Biblioteca/sala de aulas ou até leitura livre.



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ALIMENTAÇÃO

A alimentação é algo muito importante para o nosso bem estar, por isso, temos de ter cuidado com o que comemos. Assim sendo, na aula de Biblioteca, ouvimos contar a história A casinha de chocolate dos Irmãos Grimm. Antes da audição da história, escutamos a canção “O padeiro” da Sónia Araújo. Após a história identificamos as personagens, o tema e discutimos sobre os alimentos que nos faziam bem e os que nos fazia mal. Para terminar criamos a Casinha não saudável e os nossos colegas da sala dos 3 anos a Casinha saudável. Foi muito engraçado e aprendemos muito.

Alunos da Pré dos 5 anos


Era uma vez uns irmãos que foram à floresta apanhar morangos e encontraram um anão preso numa pedra pela barba e ajudaram-no. Ele agradeceu e avisou-os que tivessem muito cuidado com a bruxa. Esta apareceu e convidou os irmãos para ir à sua casa comer chocolates. Eles comeram muito e a bruxa aproveitou para prendê-los. Apareceu depois o anão para os salvar enquanto a bruxa dormia, mas esta acordou e só não os apanhou porque vieram muitos anões e assustaram-na.
Os irmãos aprenderam a não ser tão gulosos.
Reconto Pré 3-4 anos

Como nós gostamos muito e a alimentação é MESMO muito IMPORTANTE, as histórias continuaram e ouvimos A menina que não gostava de fruta, de Cidália Fernandes. Antes de ouvirmos a história, escutamos a música “O comboio das frutas”. 
A história era muito gira, pois falava de uma menina que não gostava de comer nenhuma fruta. Contudo, assim que ela soube que as frutas faziam muito bem a nossa saúde como os alperces que fazem bem à visão e as nozes à mente, a menina, que se chamava Joaninha, mudou logo de ideias. No final colorimos umas lindas mandalas para decorar o nosso polivalente e os nossos colegas da sala dos 3 anos criaram o arco-íris da fruta.

Alunos da Pré dos 5 anos



Ouvimos, ainda, a história Eu nunca na vida comerei tomate de Lauren Child. A menina desta história não gostava de tomate e de muitos outros alimentos como ervilhas, queijo, cenouras salsichas, ovos… Até que o irmão mais velho pregou-lhe uma partida e inventou que as cenouras eram gomas vindas de Júpiter, as ervilhas eram rebuçados verdes vindos da Verdelândia, as batatas eram nuvens, as barrinhas de peixes eram deliciosos petiscos ocenânicos que só se podiam comprar nos supermercados do fundo do mar e os tomates eram pedaços de lua. Tudo a menina provou e gostou. Adoramos!!

Alunos da Pré dos 5 anos

ANIMAIS

No Dia Mundial do Animal, os alunos do pré-escolar ouviram algumas adivinhas sobre animais e depois criaram os animais que identificaram com folhas de outono. Foi uma atividade com resultados muito engraçados.


São insectos que voam pelos ares
E o céu de muitas cores vão enfeitar
Enchem-no de alegria e magia
São elas que vão encantar!


"Por onde passa um elefante
e não passa um mosquito?"




O meu corpo cheio de espinhos
Assusta por não ser belo
Se alguém me ameaça 
Transformo-me logo num novelo.


Ainda no âmbito destas celebrações, os alunos do 3º e 4º ano ouviram a música "Gosto de animias" da Sónia Araújo e leram a história "Quinas à descoberta" de Violante Matos. Começaram por identificar os elementos paratextuais do livro (título, autor, ilustrador e editor) e fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra da autora.Após a leitura identificaram as personagens e o tema. No final criaram uma banda desenhada da história e um acróstico a partir do nome da escritora.

OUTONO

A canção Outono da Alda Casqueira introduz a nova estação...

Caem folhas no meu telhado
No jardim e por todo o lado
O outono está chegando
E o tempo vai mudar

Poim, poim, poim
Já cai a folha
E a chuva
Faz plim, plim
Vu, vu, vu
Já sopra o vento
E o nariz
Só faz atchim (bis)

O vento já sopra mais forte
E a chuva teima em cair
Ando mais agasalhado

Para não me constipar.

Os alunos do Pré-Escolar ouviram a história O gato das Botas, identificaram as personagens, o tema e as caraterísticas da estação. Os alunos dos 5 anos fizeram o reconto oral. Todos os alunos criaram o painel do outono.





sexta-feira, 7 de outubro de 2016

BEM VINDOS À BIBLIOTECA 2016-17

Um novo ano começa e novas aventuras à espreita....



A primeira foi logo....

Uma grande surpresa para todos os alunos!!

Desde os mais pequenos do pré-escolar  até aos mais velhos do 1º ciclo gostaram deste livro e fizeram um jogo de mímica sobre  animais, mas só os mais pequenos fizeram uma linda pintura do mesmo tema.



A segunda foi....


Com o Pinóquio os mais pequenos aprenderam algumas regras muito importantes: SER EDUCADO, SER AMIGO, SER ORGANIZADO E SABER PARTILHAR.


Os alunos do 1ºe 2º anos ouviram ler a história Dora vai à escola, mas antes escutaram a música "Regresso às aulas". Após a audição da história, identificaram as personagens e o tema e depois conversaram sobre os comportamentos a ter a na escola. Concluiram que devem:
  • ser amigos e respeitar as diferenças
  • levantar a mão antes de falar
  • ouvir os professores com atenção
  • ser empenhados
  • manter tudo organizado.