sexta-feira, 13 de maio de 2016

CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL

O mês de abril foi dedicado ao escritor Hans Christian Andersen. Assim sendo, os alunos do pré-escolar ficaram a conhecer um pouco da sua vida e obra. As histórias contadas foram O soldadinho de chumbo, O patinho feio e A princesa e a ervilha. A partir destas criaram lindos trabalhos e fizeram o reconto.

O soldadinho de chumbo


Era uma vez um menino que tinha 25 soldadinhos de chumbo. Um deles só tinha uma perna, mas mantinha-se direito como os outros em cima da mesa onde o menino costumava brincar. Ali também existia um castelo de cartão onde vivia uma boneca bailarina. O soldadinho de chumbo gostou logo dela, mas o feiticeiro da caixa de cartão ficou zangado e avisou que ele não olhasse mais para ela. Como ele não lhe ligou o feiticeiro fez com ele caísse da janela para a rua.
Começou a chover! Uns meninos que iam a passar fizeram um barco de papel e colocaram o soldadinho de chumbo lá dentro. Ele navegou até que encontrou uma ratazana que o queria prender por não ter consigo os documentos e o bilhete. De repente, o barquinho caiu no rio e o soldadinho foi engolido por um grande peixe. Este foi apanhado e comprado por uma cozinheira. Quando ela o estava a preparar encontrou o soldadinho de chumbo e devolveu-o ao menino. Este ficou contente e voltou a colocá-lo juntos dos outros soldados. O feiticeiro ficou tão furioso que fez uma careta tão feio que o menino assustou-se e atirou para a lareira.
Livres do feiticeiro, o soldadinho de chumbo e a menina bailarina ficaram juntos e felizes para sempre.

Reconto Pré 3-4 anos


O patinho feio

Os alunos ouviram a história O patinho feio e após um diálogo sobre as personagens, quantas eram iguais e quantas eram diferentes. No final, criaram um lindo quadro usando as mãos com os cinco patinhos e, assim, participaram na Semana da Matemática.



A princesa e a ervilha

Os pequenos leitores ouviram a história A princesa e a ervilha e visualizaram o filme com o mesmo nome. Depois conversaram sobre as personagens, identificando as boas e as más pelas suas acções e ordenaram a história pela sequência. No final, criaram um quadro da história usando diferentes tecidos, uma ervilha e cores.



Os alunos do 4º ano leram duas versões diferentes da história e viram o filme. Depois identificaram as personagens e as diferenças entre as versões. No final elaboraram o reconto em Banda Desenhada.




Cinderela


Durante do mês de junho, os alunos da pré-escolar viram alguns episódios da série intitulada Cinderela. Após cada capítulo falaram sobre as personagens, a moral, recontaram oralmente partilhando as suas opiniões sobre a boas acções a más acções das personagens e ilustraram a parte que mais gostaram.




DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR E DIA DO COMPOSITOR

Ao longo de algumas semanas, os alunos do 4º ano elaboraram marcadores alusivos ao dia para serem oferecidos aos convidados e aos restantes colegas da escola. A aluna Sabina preparou a leitura de uma poema também alusivo ao tema para ser apresentado na abertura das comemorações.

Assim, no dia 22 de abril, comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e o Dia do Compositor. O programa contou com um Workshop com o compositor convidado, Duarte Inácio, uma Tétulia sob o mote O meu poema é uma música que teve a presença do compositor, dos escritores António Castro e Rui Caetano e da Sandra Sousa como moderadora e ainda de um pequeno espectáculo dos nossos alunos do 1º ciclo e da Banda Pop Rock da EBS da Ponta do Sol.



No workshop, os alunos do 4º ano tiveram oportunidade de aprender como se compõe uma canção, assim criaram em conjunto letra e música com a ajuda do compositor. A canção foi apresentada depois no final do espectáculo.


DIA DO LIVRO INFANTIL

Para celebrar a chegada da primavera e o Dia do Livro Infantil, os alunos do pré-escolar ouviram a música O livro é um amigo de alda Casqueira e a história O lobo que descobriu o país dos contos de Orianne Lallemand. Os pequenos leitores da sala dos 4-5 anos fizeram o reconto oral da história e os meninos da sala dos 3 anos criaram o painel e coloriram as personagens.



O lobo decidiu fazer um bolo de maçã para comemorar a chegada da primavera, mas como não sabia cozinhar partiu à procura de alguém que o ensinasse. Caminhou pela floresta até que encontrou os três porquinhos que lhe deram a receita da Tia Rosete. Ele já tinha a receita, agora só lhe faltavam os ingredientes para o bolo. Em casa dos sete cabritinhos conseguiu a farinha. A Capuchinho Vermelho deu-lhe a manteiga e a galinha ruiva os ovos. Continuou a sua caminhada e chegou a uma casa toda ela feita de chocolate, guloseimas e açúcar. Ele retirou um pouco de açúcar para o seu bolo e quase que era transformado em galinha pela bruxa que lá vivia. O lobo fugiu e só parou quando chegou à casa da Branca de Neve que lhe deu uma maçã.
De regresso a casa, o lobo preparou o bolo, levou para o lanche da primavera e partilhou-o com os seus amigos.
Reconto alunos Pré 4-5 anos


Para concluir a atividade fizemos o bolo de maça da Tia Rosete para o lanche.
Bolo de maçã da Tia Rosete
125gr de farinha
125gr de manteiga sem sal
125gr de açúcar
3 maçãs
3 ovos
1 colher de café de fermento em pó

1. Derreter a manteiga.
2. Bater a manteiga e o açúcar.
3. Juntar os ovos e voltar a bater.
4. Acrescentar a farinha e o fermento aos poucos. 
5. Descascar as maçãs, cortá-las em pedaços pequenos e adicioná-los à massa.
6. Colocar tudo numa forma untada com manteiga.
7. Levar a cozer ao forno a 180ºC durante 40 minutos.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

PÁSCOA

Antes do final das aulas do 2º período e para lembrar a vinda do Coelhinho da Páscoa, os alunos viram e ouviram a história Dona Galinha e o ovo da Páscoa. As aventuras e desventuras desta galinha a todos divertiu.

Era uma vez uma galinha que encontrou um ovo muito bonito cheio de cor e decidiu levá-lo para o seu ninho para chocá-lo. Depois de algum tempo, a galinha sentiu o ovo mexer e achou que já tinha nascido um pintainho, mas o ovo tinha murchado. Ela tentou esconde-lo para que os outros animais não gozassem dela. Foi então que apareceu o Pedro, o filho dos donos da quinta, que andava à caça dos ovos e encontrou o ovo murcho. A galinha quando descobriu que aquele era um ovo de chocolate e o calor do seu ninho o tinha derretido ficou muito envergonhada.


Alunos da Pré dos 4-5 anos.

terça-feira, 15 de março de 2016

PRIMAVERA

A lenda das amendoeiras

“Era uma vez um rei de um país quente que vivia num castelo. Ele queria uma princesa para casar. Então, foi a um país muito longe onde havia neve e lá encontrou uma princesa bonita de pele branca e olhos azuis.
Casaram e foram viver no castelo do rei. A princesa ficou triste, uma tristeza imensa que a deixou doente com saudades do seu país. Para tentar alegrar a princesa, o rei fez uma festa, comprou jóias, vestidos e um cavalo, mas a princesa continuava triste.
Então, o rei teve a ideia de plantar amendoeiras em volta do castelo que na primavera encheram-se de flores. Quando a princesa viu ficou muito feliz porque a fazia lembrar a neve do seu país.”
Reconto Pré 3-4 anos


A primavera está quase, quase a chegar!! A lenda das amendoeiras mostra como é bonita a estação das flores. Os alunos do pré-escolar ouviram a lenda, identificaram as personagens, o tema, fizeram o conto oral e criaram um lindo painel com árvores bem floridas!!


DIA DO PAI

No âmbito das celebrações do Dia do Pai, aos alunos da pré foi lida a história Papá, por favor, apanha-me a lua de Erica Carle. Para começar ouviram a canção Eu gosto é do papá de Alda Casqueira. Após a leitura da história os pequenos leitores identificaram as personagens, o tema e aprenderam as fases da lua. No final, os alunos da pré dos 4-5 anos criaram uma pequeno postal para dar ao pai.



EDUCAÇÃO LITERÁRIA - MARÇO

O coelhinho branco


Este mês de março, os alunos do 1º ano trabalharam a história O coelhinho branco de António Torrado. A leitura da história foi feita em conjunto com ajuda dos pictogramas. Após a leitura, os alunos identificaram as personagens, o tema, a sequência dos acontecimentos, ilustraram a parte que mais gostaram e, no final, criaram uma pequena máscara de coelho.



Os alunos do 3º ano trabalharam o conto O mercador de coisa nenhuma de António Torrado.
Na pré-leitura, os alunos tiveram em atenção o título e o significado da palavra “mercador”. A leitura foi feita pelos alunos em voz alta. Após a leitura, identificaram as personagens, procedeu-se a compreensão e interpretação do conto com especial atenção na análise da estrutura do texto, na linha temporal e no vocabulário.
Os alunos fizeram um trabalho de escrita, pois tiveram que adaptar o texto narrativo para texto dramático. Depois de distribuídas as personagens, efetuaram a gravação da peça de teatro para participar no concurso "Conta-me uma história".