quinta-feira, 7 de abril de 2016

PÁSCOA

Antes do final das aulas do 2º período e para lembrar a vinda do Coelhinho da Páscoa, os alunos viram e ouviram a história Dona Galinha e o ovo da Páscoa. As aventuras e desventuras desta galinha a todos divertiu.

Era uma vez uma galinha que encontrou um ovo muito bonito cheio de cor e decidiu levá-lo para o seu ninho para chocá-lo. Depois de algum tempo, a galinha sentiu o ovo mexer e achou que já tinha nascido um pintainho, mas o ovo tinha murchado. Ela tentou esconde-lo para que os outros animais não gozassem dela. Foi então que apareceu o Pedro, o filho dos donos da quinta, que andava à caça dos ovos e encontrou o ovo murcho. A galinha quando descobriu que aquele era um ovo de chocolate e o calor do seu ninho o tinha derretido ficou muito envergonhada.


Alunos da Pré dos 4-5 anos.

terça-feira, 15 de março de 2016

PRIMAVERA

A lenda das amendoeiras

“Era uma vez um rei de um país quente que vivia num castelo. Ele queria uma princesa para casar. Então, foi a um país muito longe onde havia neve e lá encontrou uma princesa bonita de pele branca e olhos azuis.
Casaram e foram viver no castelo do rei. A princesa ficou triste, uma tristeza imensa que a deixou doente com saudades do seu país. Para tentar alegrar a princesa, o rei fez uma festa, comprou jóias, vestidos e um cavalo, mas a princesa continuava triste.
Então, o rei teve a ideia de plantar amendoeiras em volta do castelo que na primavera encheram-se de flores. Quando a princesa viu ficou muito feliz porque a fazia lembrar a neve do seu país.”
Reconto Pré 3-4 anos


A primavera está quase, quase a chegar!! A lenda das amendoeiras mostra como é bonita a estação das flores. Os alunos do pré-escolar ouviram a lenda, identificaram as personagens, o tema, fizeram o conto oral e criaram um lindo painel com árvores bem floridas!!


DIA DO PAI

No âmbito das celebrações do Dia do Pai, aos alunos da pré foi lida a história Papá, por favor, apanha-me a lua de Erica Carle. Para começar ouviram a canção Eu gosto é do papá de Alda Casqueira. Após a leitura da história os pequenos leitores identificaram as personagens, o tema e aprenderam as fases da lua. No final, os alunos da pré dos 4-5 anos criaram uma pequeno postal para dar ao pai.



EDUCAÇÃO LITERÁRIA - MARÇO

O coelhinho branco


Este mês de março, os alunos do 1º ano trabalharam a história O coelhinho branco de António Torrado. A leitura da história foi feita em conjunto com ajuda dos pictogramas. Após a leitura, os alunos identificaram as personagens, o tema, a sequência dos acontecimentos, ilustraram a parte que mais gostaram e, no final, criaram uma pequena máscara de coelho.



Os alunos do 3º ano trabalharam o conto O mercador de coisa nenhuma de António Torrado.
Na pré-leitura, os alunos tiveram em atenção o título e o significado da palavra “mercador”. A leitura foi feita pelos alunos em voz alta. Após a leitura, identificaram as personagens, procedeu-se a compreensão e interpretação do conto com especial atenção na análise da estrutura do texto, na linha temporal e no vocabulário.
Os alunos fizeram um trabalho de escrita, pois tiveram que adaptar o texto narrativo para texto dramático. Depois de distribuídas as personagens, efetuaram a gravação da peça de teatro para participar no concurso "Conta-me uma história".


segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

INTERVALO LITERÁRIO - FEVEREIRO

Esta atividade que é desenvolvida duas vezes por semana durante o intervalo teve, este mês, como protagonistas os alunos do 4º ano. Estes leram pequenas histórias sobre animais e alguns acontecimentos curiosos.



domingo, 21 de fevereiro de 2016

CONCURSOS

Concurso "Pequeno/Grande"

Este foi o mês de conclusão e envio de trabalhos para alguns dos concursos em que nos aventuramos. 
A nossa primeira aventura foi o concurso “Pequeno/Grande” no qual tínhamos que inventar uma história, ilustrar e criar o livro. Os alunos do 3º ano foram os eleitos para participar neste concurso com a história “Um dia de outono”. Eis o resultado do trabalho de equipa.



A nossa segunda aventura foi o concurso “Uma aventura”. Os alunos da pré dos 4- 5 anos e 2º ano participaram com a ilustração de uma das partes da história “A ovelha curiosa”. Os alunos do 3º e 4ºano com a ilustração de uma das partes da história “A raposa azul”.



As nossas aventuras pelos concursos continuam, pois participamos, também, na Escrita Criativa com alguns Caligramas e na Ilustração do Baú de Leitura.



Triatlo Literário
Decorre também este mês a fase concelhia do Triatlo Literário – Baú de Leitura que se irá realizar no próximo dia 23 no Centro Cultural John dos Passos – Ponta do Sol. A nossa aluna Sabina Fernandes já se encontra preparada para participar e representar a nossa escola. Boa sorte Sabina.


A fase concelhia do Triatlo Literário  contou com os finalistas da fase escola dos concelhos da Calheta e Ponta do Sol (9 no total). A prova incidiu sobre a obra "O príncipe feliz" de Oscar Wilde e dividiu-se em 3 partes: leitura, interpretação e escrita. O júri da prova foi composto pelas delegadas escolares da Calheta e Ponta do Sol, a formadora Dra. Ana Santos e uma representante da Câmara da Calheta, Sandra Sousa. A nossa escola foi representada pela aluna Sabina Fernandes que teve uma excelente prestação. No final todos os alunos receberam alguns brindes.
O vencedor desta prova irá representar o concelho na fase regional.



LENGALENGAS

A casa sonolenta

Esta engraçada lengalenga a todos encantou! Desde a pré dos 3-4 anos aos alunos do 1º aluno, todos quiseram recontá-la usando as imagens. Foram umas sessões bem divertidas!!





Todos no sofá

Esta lengalenga também divertiu os alunos do pré-escolar, assim como os do 1º ano. Com os números até dez foi fácil para os pequenos leitores recontarem a lengalenga pela sequência.

 “Dez amigos queriam sentar-se no sofá, mas não cabiam lá!” Alunos da Pré.