domingo, 21 de fevereiro de 2016

HISTÓRIAS COM VALOR

Ovelharoco

Os alunos da Pré-escolar ouviram a história Ovelharoco e aprenderam que apesar das diferenças devemos conviver e dar-nos bem com todos.



Perigoso

A amizade é um valor muito importante e que deve ser valorizado entre as nossas crianças. Assim sendo, os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ano ouviram a história Perigoso de Tim Warnes.

A história fala de uma toupeira muito curiosa que colocava etiquetas em tudo o que via. Um dia ao passear pela floresta, ela encontrou uma coisa. Como não sabia o que era foi colocando etiquetas a medida que se ia aproximando. Era verde, horrorosa, grande, misteriosa e perigosa porque tinha uma boca enorme com dentes afiados. Quando a coisa verde, grande e horrorosa acordou comeu as etiquetas. A toupeira ficou muito zangada e foi-se embora. Contudo, a coisa grande, verde e horrorosa seguiu-a porque gostou dela e queria brincar. A toupeira, cada vez mais zangada chamou-a de gananciosa, maldosa… A coisa verde, grande e horrorosa ficou triste, chorou e depois pediu desculpa. A toupeira aceitou as desculpas e escreveu uma etiqueta que nunca tinha usado com a palavra AMIGO. Ela apercebeu-se que a coisa verde, grande e horrorosa, que afinal eram um crocodilo, era bom, leal, persistente, divertido e sensível. Assim começou uma bela amizade.

Reconto alunos do 2º ano




CARNAVAL

Os alunos da Pré-escolar viram e ouviram a história O comboio do circo e aprenderam que os animais eram mais felizes se fossem livres e pudessem viajar pelo mundo para tornarem a vida das crianças mais alegre.



Os alunos do 1º e 2º ano ouviram a história Anita e o Baile de Máscaras. Após a leitura coloriram, a gosto, as suas máscaras.




Os alunos do 3º e 4º ano leram a Lenda de Arlequim, depois completaram o texto com lacunas, organizaram a história e fizeram o reconto em Banda Desenhada seguindo as pistas.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

INTERVALO LITERÁRIO - JANEIRO

Esta atividade que é desenvolvida duas vezes por semana durante o intervalo teve, no mês de janeiro, como protagonistas os alunos do 2º e 3º ano. Estes leram poemas, pequenas histórias e apresentaram provérbios relacionados com o inverno.






EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Os alunos do 1º ano trabalharam Aquela nuvem e outros poemas de Eugénio de Andrade. “Aquela nuvem”, “Inverno”, “O gato”, “Faz-de-conta”, Não quero, não”, “Adivinha” foram alguns dos poemas explorados na Biblioteca. A partir destes os pequenos leitores realizaram algumas ilustrações, jogos de palavras e continuaram o poema “Não quero, não”.













Os alunos do 2º ano trabalharam a obra O Têpluquê e outras histórias, de Manuel António Pina. As histórias lidas foram “A revolução das letras”, “O têpluquê” e “Gigões e Anantes”. Os alunos identificaram as personagens, o tema, a sequência dos acontecimentos e realizaram, ainda, pequenas sínteses das histórias.



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

AS FORMAS

No âmbito do projeto sobre as formas, que os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a desenvolver na sala, eles viram e ouviram a música A canção das formas e depois a história A Quadradinha. A partir desta fizeram a dramatização com fantoches, em ambiente sala de aula. A maioria dos alunos aderiram a atividade revelando alguma capacidade para memorizar falas em verso.





terça-feira, 12 de janeiro de 2016

INVERNO

A aprendizagem das características do inverno foi feita com base na exploração da história Frederico  de Leo Leonni. Os alunos da Pré-escolar ouviram a história antecedida de uma música sobre a estação. 
Os alunos da Pré dos 3-4 anos fizeram o reconto oral com ajuda das imagens.
Todos aprenderam a importância da imaginação e da criatividade.





REIS

Os alunos da Pré-escolar, do 1º e 2º ano viram e ouviram a história Quando o Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de reis, de Chema Heras. Após a audição da história todos fizeram o reconto oral e aprenderam que alguns meninos só recebem os presentes no Dia de Reis.
Para recordar o Dia de Reis coloriram e construíram um rei mago.