Esta atividade que é desenvolvida duas vezes por semana durante o intervalo teve, no mês de janeiro, como protagonistas os alunos do 2º e 3º ano. Estes leram poemas, pequenas histórias e apresentaram provérbios relacionados com o inverno.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Os alunos do 1º ano
trabalharam Aquela nuvem e outros poemas
de Eugénio de Andrade. “Aquela nuvem”, “Inverno”, “O gato”, “Faz-de-conta”, Não
quero, não”, “Adivinha” foram alguns dos poemas explorados na Biblioteca. A
partir destes os pequenos leitores realizaram algumas ilustrações, jogos de
palavras e continuaram o poema “Não quero, não”.
Os alunos do 2º ano
trabalharam a obra O Têpluquê e outras
histórias, de Manuel António Pina. As histórias lidas foram “A revolução
das letras”, “O têpluquê” e “Gigões e Anantes”. Os alunos identificaram as
personagens, o tema, a sequência dos acontecimentos e realizaram, ainda,
pequenas sínteses das histórias.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
AS FORMAS
No
âmbito do projeto sobre as formas, que os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a
desenvolver na sala, eles viram e ouviram a música A canção das formas e depois a história A Quadradinha. A partir desta fizeram a dramatização com fantoches,
em ambiente sala de aula. A maioria dos alunos aderiram a atividade revelando
alguma capacidade para memorizar falas em verso.
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
INVERNO
A
aprendizagem das características do inverno foi feita com base na exploração da
história Frederico de
Leo Leonni. Os alunos da Pré-escolar ouviram a história antecedida de uma
música sobre a estação.
Os
alunos da Pré dos 3-4 anos fizeram o reconto oral com ajuda das imagens.
Todos
aprenderam a importância da imaginação e da criatividade.
REIS
Os alunos da Pré-escolar, do 1º e 2º ano viram e ouviram a história Quando o Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de reis, de Chema Heras. Após a audição da história todos fizeram o reconto oral e aprenderam que alguns meninos só recebem os presentes no Dia de Reis.
Para recordar o Dia de Reis coloriram e construíram um rei mago.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
NATAL
Os
alunos da Pré dos 4-5 anos ouviram a história com gestos "A aventura do
Pai Natal". Depois aprenderam os gestos para apresentar na festa de Natal
para a restante comunidade educativa. Os alunos estiveram muito empenhados
porque gostaram da história.
Os
alunos do 3º e 4º ano leram a história Natal
nas asas do arco-íris de Alice
Cardoso. Após a leitura identificaram as personagens, tema, o acontecimento
mais importante e depois efetuaram o reconto. Cada aluno apresentou oralmente
uma frase sobre o que aprendeu com a história. O 3º ano realizou um caligrama
(arco-íris ou asas) a partir a frase.
domingo, 13 de dezembro de 2015
A OVELHINHA PRETA
Os
alunos do 1º ano trabalharam a história A
ovelhinha preta de Elizabeth Shaw.
Começaram por criar uma história a partir das
imagens. Depois ouviram a história original e diálogaram sobre a moral da mesma.
Depois
expuseram o trabalho criado no painel da Semana da Pessoa com NE, pois,
concluiram que a história representava a diferença.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



























