quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

INTERVALO LITERÁRIO - JANEIRO

Esta atividade que é desenvolvida duas vezes por semana durante o intervalo teve, no mês de janeiro, como protagonistas os alunos do 2º e 3º ano. Estes leram poemas, pequenas histórias e apresentaram provérbios relacionados com o inverno.






EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Os alunos do 1º ano trabalharam Aquela nuvem e outros poemas de Eugénio de Andrade. “Aquela nuvem”, “Inverno”, “O gato”, “Faz-de-conta”, Não quero, não”, “Adivinha” foram alguns dos poemas explorados na Biblioteca. A partir destes os pequenos leitores realizaram algumas ilustrações, jogos de palavras e continuaram o poema “Não quero, não”.













Os alunos do 2º ano trabalharam a obra O Têpluquê e outras histórias, de Manuel António Pina. As histórias lidas foram “A revolução das letras”, “O têpluquê” e “Gigões e Anantes”. Os alunos identificaram as personagens, o tema, a sequência dos acontecimentos e realizaram, ainda, pequenas sínteses das histórias.



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

AS FORMAS

No âmbito do projeto sobre as formas, que os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a desenvolver na sala, eles viram e ouviram a música A canção das formas e depois a história A Quadradinha. A partir desta fizeram a dramatização com fantoches, em ambiente sala de aula. A maioria dos alunos aderiram a atividade revelando alguma capacidade para memorizar falas em verso.





terça-feira, 12 de janeiro de 2016

INVERNO

A aprendizagem das características do inverno foi feita com base na exploração da história Frederico  de Leo Leonni. Os alunos da Pré-escolar ouviram a história antecedida de uma música sobre a estação. 
Os alunos da Pré dos 3-4 anos fizeram o reconto oral com ajuda das imagens.
Todos aprenderam a importância da imaginação e da criatividade.





REIS

Os alunos da Pré-escolar, do 1º e 2º ano viram e ouviram a história Quando o Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de reis, de Chema Heras. Após a audição da história todos fizeram o reconto oral e aprenderam que alguns meninos só recebem os presentes no Dia de Reis.
Para recordar o Dia de Reis coloriram e construíram um rei mago.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

NATAL

Os alunos da Pré dos 4-5 anos ouviram a história com gestos "A aventura do Pai Natal". Depois aprenderam os gestos para apresentar na festa de Natal para a restante comunidade educativa. Os alunos estiveram muito empenhados porque gostaram da história.




Os alunos do 3º e 4º ano leram a história Natal nas asas do arco-íris de Alice Cardoso. Após a leitura identificaram as personagens, tema, o acontecimento mais importante e depois efetuaram o reconto. Cada aluno apresentou oralmente uma frase sobre o que aprendeu com a história. O 3º ano realizou um caligrama (arco-íris ou asas) a partir a frase.




domingo, 13 de dezembro de 2015

A OVELHINHA PRETA

Os alunos do 1º ano trabalharam a história A ovelhinha preta de Elizabeth Shaw. Começaram por criar uma história a partir das imagens. Depois ouviram a história original e diálogaram sobre a moral da mesma.

Depois expuseram o trabalho criado no painel da Semana da Pessoa com NE, pois, concluiram que a história representava a diferença.