Uma das obras recomendadas nas metas para o 2º ano é os Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho. Assim sendo começamos a ler A história da Carochinha. Os alunos depois da leitura realizaram um reconto ilustrado da história.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
SÃO MARTINHO
Os alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ano ouviram e leram a lenda de São Martinho.
Os alunos da sala do 5 anos ensaiaram a peça em sombras chinesas para apresentar aos alunos da sala dos 3 anos.
Os alunos do 1º ano reorganizaram as imagens da história, o 2º e 3º ano realizaram uma Banda Desenhada da lenda.
BRUXAS
As bruxas e o medo andaram no ar!!!
Os alunos do Pré-escolar e 1º ano ouviram a história O Cuquedo e criaram o seu próprio cuquedo.
A bruxa Castanha de António Mota fez um grande sucesso nos nossos pequenos leitores que logo a quiseram ensinar a não fazer disparates.
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
PÃO-POR-DEUS
DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS
Os alunos do Pré-escolar ouviram a história. Os pequeninos da sala dos 5 anos ilustraram a história e os pequeninos da sala dos 3 anos criaram a "Biblioteca". Todos fizeram o reconto com a ajuda de alguns fantoches.
No dia 28 de outubro, a comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas fez-se com a declamação do poema A biblioteca é uma casa de José Jorge Letria pelos alunos do 3º ano que também cantaram a canção O baile da biblioteca dos Cabeça no ar.
![]() |
| Free digital slideshow created with Smilebox |
ALIMENTAÇÃO
A sopa verde, Chico
Os alunos da pré escolar e do 1º e 2º ano do 1º ciclo viram,ouviram e leram a história. Os pequeninos dos 5 anos desenharam os alimentos que levariam para a festa do porquinho e os da sala dos 3 anos fizeram um desenho livre com as cores do outono referidas no texto: verde, laranja, castanho e vermelho. Os alunos do 1º ano "criaram" a sua própria sopa e os alunos do 2º ano escreveram o reconto.
O Caldo de pedra
Os alunos do 3º ano leram a história e fizeram um pequeno resumo da história. Após uma recolha de algumas receitas, passaram para o computador para depois criar um livro de receitas.
Resumo:
Frei João foi passear e, ao ficar cansado, sentou-se numa pedra. Ele tinha fome e precisava encontrar alguém que lhe desse alguma comida.
Ele encontrou uma casa, mas a dona não lhe queria dar comida. Contudo, ele conseguiu enganá-la, pois, com uma pedra que trazia no bolso, fez uma sopa.
Dia Mundial da Alimentação
Comemorou-se este dia com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, para a manutenção da saúde e qualidade de vida; promover hábitos de segurança e vida saudável; conhecer e reconhecer os mais variados alimentos.
Os alunos da pré escolar e do 1º e 2º ano do 1º ciclo viram,ouviram e leram a história. Os pequeninos dos 5 anos desenharam os alimentos que levariam para a festa do porquinho e os da sala dos 3 anos fizeram um desenho livre com as cores do outono referidas no texto: verde, laranja, castanho e vermelho. Os alunos do 1º ano "criaram" a sua própria sopa e os alunos do 2º ano escreveram o reconto.
A sopa verde
O
porquinho foi ao pediatra porque estava doente. Ele achou-o muito fraquinho,
então mandou que ele comesse sopa com uma pitada de sal, todos os dias.
Quando
o porquinho chegou a casa, não quis comer a sopa de legumes por ser verde.
Então, pediu ao pai uma sopa de laranja, era melhor porque era cor de laranja.
Quando provou não gostou, então pediu uma sopa de morango. Uma sopa vermelha
era mais saborosa. Contudo, esta também não era boa, então pediu uma de
chocolate. O pai que já estava a ficar zangado fez a sopa, mas quando o
porquinho não gostou, ficou muito irritado e fez-lhe uma sopa de legumes. O
porquinho não queria comer, mas quando a provou adorou.
Afinal
a sopa verde era deliciosa!
O Caldo de pedra
Os alunos do 3º ano leram a história e fizeram um pequeno resumo da história. Após uma recolha de algumas receitas, passaram para o computador para depois criar um livro de receitas.
Resumo:
Frei João foi passear e, ao ficar cansado, sentou-se numa pedra. Ele tinha fome e precisava encontrar alguém que lhe desse alguma comida.
Ele encontrou uma casa, mas a dona não lhe queria dar comida. Contudo, ele conseguiu enganá-la, pois, com uma pedra que trazia no bolso, fez uma sopa.
Dia Mundial da Alimentação
Comemorou-se este dia com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, para a manutenção da saúde e qualidade de vida; promover hábitos de segurança e vida saudável; conhecer e reconhecer os mais variados alimentos.
Assim sendo, durante a manhã do dia 16 de outubro, os alunos
da Pré 4-5 anos e do 1º ciclo tiveram a oportunidade de participar no pequeno "Concurso
de Degustação", onde se pretendia testar os conhecimentos dos nossos
alunos, no que se refere aos produtos alimentares utilizados na sua alimentação
diária. Os alunos, de olhos vendados, deveriam adivinhar o alimento utilizando apenas
três dos cinco sentidos: o tato, o paladar e o olfato. A maioria dos alunos
adivinhou o alimento sem qualquer tipo de ajuda/pista, o que valia 3 pontos,
com ajuda 2 pontos, com 2 ajudas 1 ponto. A turma vencedora foi o 2º ano com
111 pontos.
O "Arco-Íris da Fruta" foi a sobremesa
escolhida para celebrar este dia. Assim, foi proposto a todos os alunos que trouxessem
a sua fruta favorita de casa, até dia 15. Os alunos do 1º e 2º ano confeccionaram
geleias coloridas, no dia 15, que juntaram depois, no dia 16, à fruta,
formando, assim, um arco-íris.![]() |
| This free photo slideshow customized with Smilebox |
OUTONO
A festa do outono começou na Pré-Escolar com a história A magia da estrela de outono. Os mais pequenos ouviram a história, fizeram o reconto e ilustraram uma folha de outono.
Os alunos do 4º ano criaram uma história a partir de uma imagem. Eis um dos resultados...
![]() |
| This free slideshow design personalized with Smilebox |
Os alunos do 4º ano criaram uma história a partir de uma imagem. Eis um dos resultados...
Subscrever:
Mensagens (Atom)












