sexta-feira, 30 de outubro de 2015

OUTONO

A festa do outono começou na Pré-Escolar com a história A magia da estrela de outono. Os mais pequenos ouviram a história, fizeram o reconto e ilustraram uma folha de outono.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free slideshow design personalized with Smilebox


Os alunos do 4º ano criaram uma história a partir de uma imagem. Eis um dos resultados...


DIA DO PROFESSOR

Para lembrar este dia, os alunos do 1º Ciclo entregaram, a cada professor, um marcador alusivo ao dia com a seguinte mensagem:


“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.” Albert Einstein


REGRAS

Os alunos do pré-escolar ouviram a história O dia em que o monstro veio à escola, depois recontaram-na com a ajuda de algumas imagens e ainda aprenderam algumas regras.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A free picture slideshow by Smilebox

REGRESSO ÀS AULAS

Os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de ouvir e ler alguns poemas sobre o livro e a escola no início do ano letivo. Os alunos do 1º ano ouviram o poema A escola de Isabel Soares. Os alunos do 2º ano leram o poema Um livro é  de Luisa Ducla Soares. Os alunos do 3º ano leram o poema A escola de Fernando Cardoso e os alunos do 4º ano leram o poema O caderno novo  de Natércia Rocha..

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow customized with Smilebox






BEM VINDOS 2015/16


Bem vindos ao novo ano letivo
2015-16

Desejamos a todos os alunos
UM BOM ANO!!

SEMANA CULTURAL 2014/15


Com o intuito de proporcionar aos pequenos leitores um ambiente lúdico, caminhando a par com uma componente cultural, decidiu-se desenvolver, este ano, uma Semana Cultural com exposições e uma variedade de atividades que incluiu a feira do livro.
    VII Livros em Festa
A Feira do Livro continua a ser uma iniciativa muito importante para a escola. Tem como principal objetivo fomentar o livro e a leitura e promover o contato com os mesmos. Notou-se uma forte adesão por parte dos alunos à Feira do Livro, que durante toda a semana manifestaram interesse e curiosidade pelos livros. Para além de possibilitar o contato com os livros, a Feira do Livro também possibilitou a envolvência de toda a comunidade escolar e contribuiu para o enriquecimento do acervo da Biblioteca.
      Exposições
A Semana Cultural contou com a exposição de trabalhos criados ao longo do ano nas áreas da Plástica, Inglês, Eco-escolas, Biblioteca, TIC, Desporto, Curriculares e Estudo. A exposição contou com uma novidade, a aplicação Aurasma para tablet e telemóvel, nos trabalhos desenvolvidos na TIC, Biblioteca e Expressão Dramática sobre a obra O gigante egoísta.
  Atividades
Durante esta semana contamos com as mais diversas atividades e convidados. Tivemos um dia dedicado à Tradição oral, à ilustração com a presença do ilustrador Nelson Henriques, à criatividade com a escritora Graça Alves, aos media com o jornalista Gil Rosa e as tradições.

A “Hora do Conto” foi outra atividade que se realizou durante toda a semana e permitiu aos alunos um distinto contato com outros docentes e técnicos (Educadora Olga Carvalho e Técnica Idalina Santos) Trata-se também de uma atividade de promoção da leitura e que despertou a curiosidade nos leitores. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Conhecer uma autor - JOSÉ FANHA

Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.

Os alunos da Pré dos 4/5 anos ouviram a história O dia em que o mar desapareceu, elaboraram o reconto, criaram um cenário e personagens para poderem contar a história aos colegas da Pré dos 3-4 anos.


O dia em que o mar desapareceu

Era uma vez uma praia muito bonita porque o mar era muito limpo.
Um dia apareceram os pássaros Bisnaus que eram muito mal-educados, mal cheirosos, despenteados, cheios de borbulhas e porcalhões. Eles comeram e deitaram o lixo para o chão, fizeram chichi no mar e fizeram muito barulho. O lixo foi tanto que as águas do mar ficaram sujas, os peixes fugiram e o mar acabou por desaparecer.
A mãe do mar, a Nuvem Miraldina, surgiu e, como estava muito cinzenta, fez nascer, de novo, o mar. As águas eram tão limpas que os peixes regressaram e aquela praia ficou novamente bonita.

Reconto dos alunos da Pré dos 4-5 anos


Os alunos do 1º ano leram a história O dia em que a mata ardeu e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 2º ano. Eles leram também a história O dia em que a barriga rebentou e aprenderam que devemos comer pouco mas bem!
"O dia em que a mata ardeu" - apresentação pelos alunos do 1º ano
O dia em que a mata ardeu 

Era uma vez uma floresta onde viviam muitos animais, árvores e plantas. Todos viviam felizes.
Um dia, apareceram na floresta os pássaros Bisnaus, que eram todos muito feios, despenteados, mal cheirosos e tinham borbulhas na testa. Eles vinham fazer um piquenique. Como eram muito porcalhões, fizeram muito lixo que deitaram no chão. Depois de tanto comer foram fazer uma sesta. O pai Bisnau adormeceu com o cigarro aceso que caiu no chão, pegou fogo no lixo e na floresta. Os animais tiveram de fugir. Os bombeiros apareceram para apagar o fogo e tiveram muito trabalho para não deixar que ardesse toda a floresta.
Depois da floresta estar limpa, as árvores voltaram a florir e os animais regressaram.
Tudo voltou ao normal.

Lição: Não devemos poluir a floresta.

 Reconto dos alunos do 1º ano

Trabalho sobre a história "O dia em que a barriga rebentou"


Os alunos do 2º ano leram a história Os sapatos do Pai Natal e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 1º ano.Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.


Os sapatos do Pai Natal

Era uma vez um poeta tão parecido com o Pai Natal que as crianças que o encontravam perguntavam-lhe se ele era o Pai Natal. De todas as vezes, ele negava até que um dia ao dizer que sim apareceu-lhe o verdadeiro Pai Natal. Este queria pedir-lhe que o substituísse na véspera de Natal para ele puder descansar. O poeta aceitou, mas como os sapatos do Pai Natal não lhe serviram, teve que usar os seus. Ele ficou a conhecer o verdadeiro trabalho do Pai Natal e como era cansativo. Contudo, ele continuou a substituir o Pai Natal até que as suas filhas cresceram e notaram que os sapatos do Pai Natal eram iguais aos do seu pai.

Reconto dos alunos do 2º ano