terça-feira, 26 de maio de 2015

Conhecer uma autor - JOSÉ FANHA

Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.

Os alunos da Pré dos 4/5 anos ouviram a história O dia em que o mar desapareceu, elaboraram o reconto, criaram um cenário e personagens para poderem contar a história aos colegas da Pré dos 3-4 anos.


O dia em que o mar desapareceu

Era uma vez uma praia muito bonita porque o mar era muito limpo.
Um dia apareceram os pássaros Bisnaus que eram muito mal-educados, mal cheirosos, despenteados, cheios de borbulhas e porcalhões. Eles comeram e deitaram o lixo para o chão, fizeram chichi no mar e fizeram muito barulho. O lixo foi tanto que as águas do mar ficaram sujas, os peixes fugiram e o mar acabou por desaparecer.
A mãe do mar, a Nuvem Miraldina, surgiu e, como estava muito cinzenta, fez nascer, de novo, o mar. As águas eram tão limpas que os peixes regressaram e aquela praia ficou novamente bonita.

Reconto dos alunos da Pré dos 4-5 anos


Os alunos do 1º ano leram a história O dia em que a mata ardeu e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 2º ano. Eles leram também a história O dia em que a barriga rebentou e aprenderam que devemos comer pouco mas bem!
"O dia em que a mata ardeu" - apresentação pelos alunos do 1º ano
O dia em que a mata ardeu 

Era uma vez uma floresta onde viviam muitos animais, árvores e plantas. Todos viviam felizes.
Um dia, apareceram na floresta os pássaros Bisnaus, que eram todos muito feios, despenteados, mal cheirosos e tinham borbulhas na testa. Eles vinham fazer um piquenique. Como eram muito porcalhões, fizeram muito lixo que deitaram no chão. Depois de tanto comer foram fazer uma sesta. O pai Bisnau adormeceu com o cigarro aceso que caiu no chão, pegou fogo no lixo e na floresta. Os animais tiveram de fugir. Os bombeiros apareceram para apagar o fogo e tiveram muito trabalho para não deixar que ardesse toda a floresta.
Depois da floresta estar limpa, as árvores voltaram a florir e os animais regressaram.
Tudo voltou ao normal.

Lição: Não devemos poluir a floresta.

 Reconto dos alunos do 1º ano

Trabalho sobre a história "O dia em que a barriga rebentou"


Os alunos do 2º ano leram a história Os sapatos do Pai Natal e preparam o reconto para depois apresentar aos alunos do 1º ano.Durante o mês de maio, os alunos conheceram o escritor José Fanha. Eles fizeram uma pesquisa sobre a vida e obra, leram e ouviram algumas histórias do mesmo.


Os sapatos do Pai Natal

Era uma vez um poeta tão parecido com o Pai Natal que as crianças que o encontravam perguntavam-lhe se ele era o Pai Natal. De todas as vezes, ele negava até que um dia ao dizer que sim apareceu-lhe o verdadeiro Pai Natal. Este queria pedir-lhe que o substituísse na véspera de Natal para ele puder descansar. O poeta aceitou, mas como os sapatos do Pai Natal não lhe serviram, teve que usar os seus. Ele ficou a conhecer o verdadeiro trabalho do Pai Natal e como era cansativo. Contudo, ele continuou a substituir o Pai Natal até que as suas filhas cresceram e notaram que os sapatos do Pai Natal eram iguais aos do seu pai.

Reconto dos alunos do 2º ano


terça-feira, 28 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR - 23 de abril

As celebrações deste dia começaram logo com os ensaios para a dramatização A criança e a árvore pelos alunos do 2º ano. Os alunos do pré-escolar viram o pequeno filme Ruca, ler e reler, criaram algumas frases e ilustraram.




As comemorações no dia 23 de abril começaram com uma dramatização do 2.º ano, seguiu-se a canção "Coração da Natureza" pelos alunos do 3.º ano. A encenação da história tradicional João Pateta foi apresentada pelos alunos do 4.º ano. Para finalizar a primeira parte da atividade, os alunos do 3.º ano mostraram uma apresentação multimédia sobre a efeméride. Todos os alunos da escola (Pré e 1.º ciclo) assistiram à primeira parte. Às 11 horas deu-se início à segunda parte da atividade intitulada Tertúlia "Chá cultural" com a intervenção dos ilustres convidados. Esta atividade destinou-se apenas ao 3.º e 4.º ano por se tratar de um conceito mais culto, que envolveu uma melhor preparação (a qual foi feita anteriormente com estes alunos) e uma maior maturidade. A tertúlia consistiu na apresentação de um pequeno excerto de um texto/poesia lido/criado pelo escritor/convidado. A leitura e o gosto pela mesma e o processo criativo foram temas debatidos entre convidados e alunos que numa conversa informal mas moderada pela prof. Maria José Camacho envolveu os intervenientes durante mais de uma hora e meia. A adoçar esta conversa cultural convidados e alunos saborearam um chá acompanhado de deliciosas iguarias. A atividade foi muito enriquecedora a todos os níveis e os alunos estiveram à altura do acontecimento comportando-se exemplarmente e intervindo de forma bastante assertiva. Desta forma, foi evidenciada a importância do livro e dos direitos de autor num dia em que se lembra, por todo o mundo, importantes escritores que já partiram mas deixaram um património cultural muito vivo. A participação dos vários docentes enriqueceu um trabalho que foi muito colaborativo. De referir: Dramatização do 2.º ano - da responsabilidade da prof. Nélia Inácio; Música do 3.º ano - da responsabiidade da prof. Jenny Pita; Encenação do 4.º ano - da responsabilidade da prof. Branca Silva; Apresentação multimédia do 3.º ano - da responsabilidade da prof. Maria José Nunes; Montagem do "cenário" - da responsabilidade do prof. Duarte Sumares; Lanche (bolos, tartes, sumos, chá) - participação das prof. Branca, Helga, Nélia, Maria José e Sónia); Organização da responsabilidade das prof. Nélia Inácio e Maria José Nunes.

PRIMAVERA

Para celebrar a primavera, os alunos do pré-escolar e 2º ano ouviram músicas alusivas ao tema e escutaram a história Chegou a primavera. Os alunos do pré –escolar fizeram o reconto e coloriram algumas imagens alusivas ao tema.

 Os alunos do 2º ano criaram uma pequena história a partir de algumas imagens, apresentaram as suas criações perante os colegas e, por fim, viram e leram a história original. Efetuaram, depois, um reconto com imagens.


DIA DA ÁGUA

Celebramos o Dia da Água apesar de ter sido durante a pausa letiva. Assim sendo, os alunos da pré ouviram a história "Winnie ensina a água" e o 1º ano "A viagem da gotinha". Após debate do tema, identificação das personagens e da importância da água, os alunos escolheram uma frase e cada um ilustrou a sua gota. No final foram todas colocadas numa gota gigante.


EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 3º período

O início do 3º período foi assim:

      • 1º anoA história do Pedrito Coelho, Beatrix Potter

Após a exploração dos elementos paratextuais do livro, os alunos criaram uma história a partir das imagens. Fizeram depois a apresentação perante os restantes colegas das histórias criadas. No final, leram a história original, ordenaram os acontecimentos e efectuaram o resumo oral e escrito da mesma.



      • 4º anoO gigante egoísta, Oscar Wilde

Esta obra foi objecto de um trabalho feito em parceria com a TIC. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro, os alunos tiveram a oportunidade de ler o texto em casa no Slideshare e partilhar as informações, uns com os outros, sobre o que leram através do Mapa Conceptual-Popplet. O resumo da história foi elaborado por todos, recorrendo ao GoogleDocs. Para terminar, os alunos adaptaram o texto narrativo para texto dramático a fim de o apresentar na abertura da Semana Cultural.

A leitura da história no Slideshare
Melhoramento do resumo
Certo dia, na primavera, as crianças estavam a brincar no jardim do gigante quando este regressou depois de visitar, por sete anos, o seu amigo Ogre da Cornualha. Irritado com esta situação, ele expulsou as crianças, mandou construir um muro à volta do jardim e afixou um aviso que proibia a entrada de estranhos. Com a expulsão das crianças, naquele jardim passou a existir só inverno com muito frio, geada, neve, granizo e vento norte. O gigante não entendia por que razão a primavera nunca mais tinha voltado.
Um dia, o gigante ouviu uma melodia encantadora e percebeu que algo tinha mudado. Da janela viu que as crianças tinham entrado no jardim e com elas regressara a primavera. Quando foi ao seu encontro elas fugiram e só encontrou um menino a chorar num recanto do jardim onde ainda era inverno. Este chorava amargamente por não conseguir subir à árvore. O Gigante ajudou-o e, em troca, o menino beijou-o. O gigante sentiu que tinha sido muito egoísta e decidiu derrubar o murro para que as crianças pudessem brincar livremente.
Desde esse dia, as crianças vinham brincar e o gigante juntava-se a elas. Durante tudo esse tempo, o gigante nunca mais viu menino que o tinha beijado. O tempo passou e o gigante envelheceu.

Um dia, o menino reapareceu e encontrou-se com o gigante que ficou feliz por o rever até notou que o menino estava ferido nas mãos. Preocupado quis ajudar, mas o menino sossegou, pois não passavam de feridas de amor e que, nesse mesmo dia, o gigante estaria com ele no paraíso.

Resumo dos alunos do 4º ano

"O gigante egoísta"- ensaios da peça

quinta-feira, 2 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

 A Árvore dá frutos! A árvore torna o ar puro! A árvore dá madeira! 
Estas foram algumas das mensagens que os alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º ano quiseram deixar nas árvores que criaram após leitura das histórias Jaime e as bolotas e A história da árvore Elvira.


CARNAVAL

Celebramos o Carnaval com as histórias O carteiro Paulo e os palhaços e O carnaval na floresta. Os alunos do 1º ano fizeram o resumo e coloriram algumas imagens.