Celebramos o Dia da Água apesar de ter sido durante a pausa letiva. Assim sendo, os alunos da
pré ouviram a história "Winnie ensina a água" e o 1º ano "A viagem da gotinha". Após debate do tema, identificação das
personagens e da importância da água, os alunos escolheram uma frase e cada um
ilustrou a sua gota. No final foram todas colocadas numa gota gigante.
terça-feira, 28 de abril de 2015
EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 3º período
O início do 3º período foi assim:
- 1º ano – A história do Pedrito
Coelho, Beatrix Potter
Após a exploração dos elementos paratextuais do
livro, os alunos criaram uma história a partir das imagens. Fizeram depois a
apresentação perante os restantes colegas das histórias criadas. No final,
leram a história original, ordenaram os acontecimentos e efectuaram o resumo
oral e escrito da mesma.
- 4º ano – O gigante egoísta, Oscar
Wilde
Esta obra foi objecto de um trabalho feito em
parceria com a TIC. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro, os
alunos tiveram a oportunidade de ler o texto em casa no Slideshare e partilhar as informações, uns com os outros, sobre o
que leram através do Mapa
Conceptual-Popplet. O resumo da história foi elaborado por todos,
recorrendo ao GoogleDocs. Para
terminar, os alunos adaptaram o texto narrativo para texto dramático a fim de o
apresentar na abertura da Semana Cultural.
| A leitura da história no Slideshare |
| Melhoramento do resumo |
Certo dia, na primavera, as crianças estavam a brincar no jardim do gigante quando este regressou depois de visitar, por sete anos, o seu amigo Ogre da Cornualha. Irritado com esta situação, ele expulsou as crianças, mandou construir um muro à volta do jardim e afixou um aviso que proibia a entrada de estranhos. Com a expulsão das crianças, naquele jardim passou a existir só inverno com muito frio, geada, neve, granizo e vento norte. O gigante não entendia por que razão a primavera nunca mais tinha voltado.
Um dia, o gigante ouviu uma melodia encantadora e percebeu que algo tinha mudado. Da janela viu que as crianças tinham entrado no jardim e com elas regressara a primavera. Quando foi ao seu encontro elas fugiram e só encontrou um menino a chorar num recanto do jardim onde ainda era inverno. Este chorava amargamente por não conseguir subir à árvore. O Gigante ajudou-o e, em troca, o menino beijou-o. O gigante sentiu que tinha sido muito egoísta e decidiu derrubar o murro para que as crianças pudessem brincar livremente.
Desde esse dia, as crianças vinham brincar e o gigante juntava-se a elas. Durante tudo esse tempo, o gigante nunca mais viu menino que o tinha beijado. O tempo passou e o gigante envelheceu.
Um dia, o menino reapareceu e encontrou-se com o gigante que ficou feliz por o rever até notou que o menino estava ferido nas mãos. Preocupado quis ajudar, mas o menino sossegou, pois não passavam de feridas de amor e que, nesse mesmo dia, o gigante estaria com ele no paraíso.
Resumo dos alunos do 4º ano
![]() |
| "O gigante egoísta"- ensaios da peça |
quinta-feira, 2 de abril de 2015
DIA MUNDIAL DA ÁRVORE
A Árvore dá frutos! A árvore torna o ar puro! A
árvore dá madeira!
Estas foram
algumas das mensagens que os alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º ano quiseram deixar
nas árvores que criaram após leitura das histórias Jaime e as bolotas e A
história da árvore Elvira.
CARNAVAL
Celebramos o Carnaval com as histórias O carteiro
Paulo e os palhaços e O carnaval na floresta. Os alunos do 1º ano
fizeram o resumo e coloriram algumas imagens.
AMIZADE
A amizade é muito importante pois sem ela não é possível
fazer amigos. Todos os alunos aprenderam a importância deste valor na leitura
das histórias O sapo apaixonado e Arco-íris, o mais belo peixe dos oceanos.
No final, o 1º ano criou o peixe da amizade e colocaram nas escamas os seus
nomes!
PREVENÇÃO RODOVIÁRIA
No âmbito da Semana da Prevenção Rodoviária, foi
trabalhado com todos os anos a história Zé Pimpão, o acelera. Os alunos
aprenderam que o Zé não sabia andar na estrada em segurança e conseguiram
identificar as atitudes incorrectas e corretas a ter no trânsito. Surgiu,
assim, um mapa da história (1º ano) e um cartaz com as atitudes incorrectas do
Zé Pimpão (2º ano).
TRIATLO LITERÁRIO - FASE CONCELHIA
No dia 24 de fevereiro, a aluna Júlia Farinha
representou a escola na fase concelhia do Triatlo Literário que se realizou no
Centro Cívico do Arco da Calheta. Após a prova, todos os alunos receberam
certificados de participação e algumas lembranças.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









