No âmbito da Semana da Prevenção Rodoviária, foi
trabalhado com todos os anos a história Zé Pimpão, o acelera. Os alunos
aprenderam que o Zé não sabia andar na estrada em segurança e conseguiram
identificar as atitudes incorrectas e corretas a ter no trânsito. Surgiu,
assim, um mapa da história (1º ano) e um cartaz com as atitudes incorrectas do
Zé Pimpão (2º ano).
quinta-feira, 2 de abril de 2015
TRIATLO LITERÁRIO - FASE CONCELHIA
No dia 24 de fevereiro, a aluna Júlia Farinha
representou a escola na fase concelhia do Triatlo Literário que se realizou no
Centro Cívico do Arco da Calheta. Após a prova, todos os alunos receberam
certificados de participação e algumas lembranças.
domingo, 22 de fevereiro de 2015
CONCURSO "UMA AVENTURA"
Uma vez mais, os alunos da nossa escola
participaram neste concurso. Este ano além da participação na modalidade Desenho também participaram na modalidade Teatro. No Desenho, ilustraram a parte que mais gostaram das
histórias A gata Gatilde, A joaninha vaidosa
e Os primos e a bruxa Cartuxa. No Teatro, os alunos do 4º ano
criaram uma peça de teatro a partir da leitura de um dos
contos do livro Rãs, Príncipes e feiticeiros, "A Rã Mainu".
INTERNET SEGURA
No âmbito da Semana da Internet Segura, os alunos
do 4º ano ensaiaram a apresentação da história João, o viciado na net criada por eles nas aulas TIC.
Através deste trabalho, os alunos pretenderam chamar a atenção dos outros colegas para os perigos da Internet!
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 2º Período
- No 2º período, começamos a trabalhar as seguintes obras:
Os alunos começaram por explorar a capa e tentar
descobrir de que falaria o livro. Depois ouviram e memorizaram alguns destrava
línguas, escolheram outros para ilustrar e gravaram os que mais gostaram.- 2º ano – O rouxinol e a sua
namorada, Sidónio Muralha
Os alunos começaram por explorar a capa, tentaram
descobrir de que falaria o livro. Depois leram vários poemas de diferentes
maneiras (chorar, rir, saltar…), escolheram outros para ilustrar e ainda
escolheram ler “O rouxinol” no Intervalo
Literário para celebrar o Dia da Amizade.
- A menina gotinha de água,
Papiniano Carlos
Os alunos leram a história "A menina gotinha
de água" e assim celebraram o Dia da Água no dia 22 de março. Realizaram
uma pequena ficha de leitura, efetuaram o resumo da história que foi depois
passado para um livro em forma de gota. Cada aluno ilustrou o seu.
- 3º ano – Queres ouvir? Eu conto,
Irene Lisboa
Os alunos exploraram a obra com a leitura dos
contos “O vento” e a “ A pata rainha” partir deste efectuaram o resumo que
depois apresentaram no Intervalo
Literário.
Os alunos continuaram a exploração da obra com a
leitura do conto “Os príncipes gémeos”, partir deste efectuaram o reconto em
Banda Desenhada.
- 3º ano – A cor das vogais, Vergílio
Alberto Vieira
Os alunos começaram por pesquisar sobre a vida e
obra do escritor para o conhecer. Depois escolheram alguns poemas para lerem em
voz alta perante os colegas. Como atividade escrita, o desafio foi criar uma história
a partir do título de um dos poemas “A história de um chapéu”.
- 4º
ano – Mistérios, Matilde Rosa Araújo
Os
alunos começaram a trabalhar alguns dos poemas desta obra: “O menino e o bule”,
“Deveres”, “Recado” e “A Laranja”. Após leitura de todos os poemas, os pequenos
leitores deitaram “mãos à obra” e também criaram os seus próprios poemas
seguindo o exemplo da escritora. Os trabalhos foram depois apresentados durante
o Intervalo Literário.
Os
alunos terminaram a exploração da obra com o poema “O romancinho verde”. Efetuaram
uma leitura a pares e ilustraram as estrofes. Escolheram depois fazer a leitura
do mesmo durante o Intervalo Literário
para celebrar o Dia da Amizade.
- 4º
ano – Teatro ás três pancadas, António
Torrado
Desta
obra foram escolhidas três peças: “Vêm aí o Zé das Moscas”, “A história de um
papagaio” e “Olha o passarinho”. Todas elas foram dramatizadas em ambiente de
sala de aula.
REIS MAGOS
Para celebrar o Dia de Reis (6 de janeiro), os
alunos da Pré ouviram a música “Cantiga dos Reis”e leram a história em
pitogramas “Os três reis magos. Os alunos do 2º ano ouviram a música “Nós somos
os três reis”, leram a história “Os três reis magos” e fizeram o reconto em
Banda Desenhada. Os alunos do 4º ano ouviram a música “Rap dos Reis magos” e
leram o poema “Os reis magos” de Olavo Bilac. Este também foi lido no Intervalo Literário.
INVERNO
No regresso às aulas no 2º período, os alunos coloriram o separador para o caderno de leitura e criaram o painel do inverno.
A formiga e a neve foi a história escolhida para celebrar a chegada do inverno. Os alunos do 2º ano leram a história e depois fizeram palavras-cruzadas. Os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a preparar-se para dramatizar a história com fantoches de dedo. A peça será apresentada no Intervalo Literário.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




.jpg)



















