quinta-feira, 2 de abril de 2015

TRIATLO LITERÁRIO - FASE CONCELHIA

No dia 24 de fevereiro, a aluna Júlia Farinha representou a escola na fase concelhia do Triatlo Literário que se realizou no Centro Cívico do Arco da Calheta. Após a prova, todos os alunos receberam certificados de participação e algumas lembranças.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

CONCURSO "UMA AVENTURA"

Uma vez mais, os alunos da nossa escola participaram neste concurso. Este ano além da participação na modalidade Desenho também participaram na modalidade Teatro. No Desenho, ilustraram a parte que mais gostaram das histórias  A gata Gatilde, A joaninha vaidosa e Os primos e a bruxa Cartuxa. No Teatro, os alunos do 4º ano criaram uma peça de teatro a partir da leitura de um dos contos do livro Rãs, Príncipes e feiticeiros, "A Rã Mainu".


INTERNET SEGURA

No âmbito da Semana da Internet Segura, os alunos do 4º ano ensaiaram a apresentação da história João, o viciado na net criada por eles nas aulas TIC.


Através deste trabalho, os alunos pretenderam chamar a atenção dos outros colegas para os perigos da Internet!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 2º Período

    • No 2º período, começamos a trabalhar as seguintes obras:
      • 1º anoDestrava Línguas, Luisa Ducla Soares
Os alunos começaram por explorar a capa e tentar descobrir de que falaria o livro. Depois ouviram e memorizaram alguns destrava línguas, escolheram outros para ilustrar e gravaram os que mais gostaram.






      • 2º anoO rouxinol e a sua namorada, Sidónio Muralha

Os alunos começaram por explorar a capa, tentaram descobrir de que falaria o livro. Depois leram vários poemas de diferentes maneiras (chorar, rir, saltar…), escolheram outros para ilustrar e ainda escolheram ler “O rouxinol” no Intervalo Literário para celebrar o Dia da Amizade.

 - A menina gotinha de água, Papiniano Carlos
Os alunos leram a história "A menina gotinha de água" e assim celebraram o Dia da Água no dia 22 de março. Realizaram uma pequena ficha de leitura, efetuaram o resumo da história que foi depois passado para um livro em forma de gota. Cada aluno ilustrou o seu. 





      • 3º anoQueres ouvir? Eu conto, Irene Lisboa
Os alunos exploraram a obra com a leitura dos contos “O vento” e a “ A pata rainha” partir deste efectuaram o resumo que depois apresentaram no Intervalo Literário.


Os alunos continuaram a exploração da obra com a leitura do conto “Os príncipes gémeos”, partir deste efectuaram o reconto em Banda Desenhada.



      • 3º anoA cor das vogais, Vergílio Alberto Vieira

Os alunos começaram por pesquisar sobre a vida e obra do escritor para o conhecer. Depois escolheram alguns poemas para lerem em voz alta perante os colegas. Como atividade escrita, o desafio foi criar uma história a partir do título de um dos poemas “A história de um chapéu”. 



      • 4º anoMistérios, Matilde Rosa Araújo

Os alunos começaram a trabalhar alguns dos poemas desta obra: “O menino e o bule”, “Deveres”, “Recado” e “A Laranja”. Após leitura de todos os poemas, os pequenos leitores deitaram “mãos à obra” e também criaram os seus próprios poemas seguindo o exemplo da escritora. Os trabalhos foram depois apresentados durante o Intervalo Literário.






Os alunos terminaram a exploração da obra com o poema “O romancinho verde”. Efetuaram uma leitura a pares e ilustraram as estrofes. Escolheram depois fazer a leitura do mesmo durante o Intervalo Literário para celebrar o Dia da Amizade.

      • 4º anoTeatro ás três pancadas, António Torrado
Desta obra foram escolhidas três peças: “Vêm aí o Zé das Moscas”, “A história de um papagaio” e “Olha o passarinho”. Todas elas foram dramatizadas em ambiente de sala de aula.



REIS MAGOS

Para celebrar o Dia de Reis (6 de janeiro), os alunos da Pré ouviram a música “Cantiga dos Reis”e leram a história em pitogramas “Os três reis magos. Os alunos do 2º ano ouviram a música “Nós somos os três reis”, leram a história “Os três reis magos” e fizeram o reconto em Banda Desenhada. Os alunos do 4º ano ouviram a música “Rap dos Reis magos” e leram o poema “Os reis magos” de Olavo Bilac. Este também foi lido no Intervalo Literário.


INVERNO


No regresso às aulas no 2º período, os alunos coloriram o separador para o caderno de leitura e criaram o painel do inverno.



A formiga e a neve foi a história escolhida para celebrar a chegada do inverno. Os alunos do 2º ano leram a história e depois fizeram palavras-cruzadas. Os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a preparar-se para dramatizar a história com fantoches de dedo. A peça será apresentada no Intervalo Literário.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Semana da Pessoa com Necessidades Educativas Especiais




A EB1/PE do Estreito da Calheta, comemora, de 2 a 10 de dezembro, a Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (SRPNE), com o lema “Inclusão: Tornemos o desafio real!”.
Esta atividade tem como objetivo chamar a atenção para todos aqueles que lutam por um futuro melhor, nomeadamente a população com necessidades especiais e que estes possam alcançar, efetivamente, níveis reais de inclusão social.

Deste modo, a nossa escola, preparou algumas atividades desde a exploração de histórias, "Aliane e Zaneah" e " Os Ovos Misteriosos", exposição de trabalhos feitos pelos alunos, no âmbito das histórias trabalhadas, dramatização em (fantoches) da história - "Os Ovos Misteriosos", pelos alunos do Pré-escolar, interpretação musical da canção “Como é bom ser diferente” e visualização do Filme "Corcunda de Notre Dame I”.

Helga Pinto


Orelhas de Limão

Pré 3-4 anos


"Vimos e ouvimos a história. Depois criamos uma linda ovelha onde colocamos o nosso reconto"






Os ovos misteriosos, Luisa Ducla Soares

Pré 4-5 anos

"Vimos e ouvimos a história. Ensaiamos o teatro para apresentarmos aos restantes meninos da nossa escola."



1º ano

Os alunos ouviram a história depois coloriram as imagens para criação do cartaz.
2º ano

Os pequenos leitores ouviram e fizeram um reconto coletivo:



"A galinha todos os dias punha um ovo e a dona tirava-lho, por isso a galinha resolveu fugir. Ela só conseguiu fugir porque a dona abriu a porta.
A galinha fez o ninho e foi comer, por causa disso apareceram ovos diferentes. Ela cuidou-os como se fossem seus. Quando os ovos começaram a partir-se ela ficou muito surpresa com os animais que apareceram. Primeiro um papagaio, depois uma serpente, de seguida uma avestruz, um crocodilo e finalmente um pinto. Apesar de serem diferentes, a galinha de todos cuidou. Um dia, um rapaz foi atacado pelos irmãos porque estava a tentar roubar o pinto.
No fim houve uma festa porque eles ajudaram-se uns aos outros."



Aliane e Zaneah, Francisco Fernandes

A história foi lida durante o Intervalo Literário.





3º ano
Os pequenos leitores criaram uma história a partir das imagens do livro.

4º ano

Os alunos leram parte da obra e depois tiveram que dar continuidade a mesma.



"Aline sentia-se muito cansada e muito triste. Quando acordou viu-se rodeada de máquinas e tubos. A sua família estava lá. Aos seus pais explicaram-lhe que tinha desmaiado durante a corrida.
Passado algum tempo Aliane foi para casa. Ela não podia correr nem andar de bicicleta nem andar. Aliane esteve vários meses a fazer fisioterapia.
Quando recuperou andou a treinar e percebeu que nem tudo na vida é ganhar."

Luis Trindade


4º ano