No dia 24 de fevereiro, a aluna Júlia Farinha
representou a escola na fase concelhia do Triatlo Literário que se realizou no
Centro Cívico do Arco da Calheta. Após a prova, todos os alunos receberam
certificados de participação e algumas lembranças.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
domingo, 22 de fevereiro de 2015
CONCURSO "UMA AVENTURA"
Uma vez mais, os alunos da nossa escola
participaram neste concurso. Este ano além da participação na modalidade Desenho também participaram na modalidade Teatro. No Desenho, ilustraram a parte que mais gostaram das
histórias A gata Gatilde, A joaninha vaidosa
e Os primos e a bruxa Cartuxa. No Teatro, os alunos do 4º ano
criaram uma peça de teatro a partir da leitura de um dos
contos do livro Rãs, Príncipes e feiticeiros, "A Rã Mainu".
INTERNET SEGURA
No âmbito da Semana da Internet Segura, os alunos
do 4º ano ensaiaram a apresentação da história João, o viciado na net criada por eles nas aulas TIC.
Através deste trabalho, os alunos pretenderam chamar a atenção dos outros colegas para os perigos da Internet!
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 2º Período
- No 2º período, começamos a trabalhar as seguintes obras:
Os alunos começaram por explorar a capa e tentar
descobrir de que falaria o livro. Depois ouviram e memorizaram alguns destrava
línguas, escolheram outros para ilustrar e gravaram os que mais gostaram.- 2º ano – O rouxinol e a sua
namorada, Sidónio Muralha
Os alunos começaram por explorar a capa, tentaram
descobrir de que falaria o livro. Depois leram vários poemas de diferentes
maneiras (chorar, rir, saltar…), escolheram outros para ilustrar e ainda
escolheram ler “O rouxinol” no Intervalo
Literário para celebrar o Dia da Amizade.
- A menina gotinha de água,
Papiniano Carlos
Os alunos leram a história "A menina gotinha
de água" e assim celebraram o Dia da Água no dia 22 de março. Realizaram
uma pequena ficha de leitura, efetuaram o resumo da história que foi depois
passado para um livro em forma de gota. Cada aluno ilustrou o seu.
- 3º ano – Queres ouvir? Eu conto,
Irene Lisboa
Os alunos exploraram a obra com a leitura dos
contos “O vento” e a “ A pata rainha” partir deste efectuaram o resumo que
depois apresentaram no Intervalo
Literário.
Os alunos continuaram a exploração da obra com a
leitura do conto “Os príncipes gémeos”, partir deste efectuaram o reconto em
Banda Desenhada.
- 3º ano – A cor das vogais, Vergílio
Alberto Vieira
Os alunos começaram por pesquisar sobre a vida e
obra do escritor para o conhecer. Depois escolheram alguns poemas para lerem em
voz alta perante os colegas. Como atividade escrita, o desafio foi criar uma história
a partir do título de um dos poemas “A história de um chapéu”.
- 4º
ano – Mistérios, Matilde Rosa Araújo
Os
alunos começaram a trabalhar alguns dos poemas desta obra: “O menino e o bule”,
“Deveres”, “Recado” e “A Laranja”. Após leitura de todos os poemas, os pequenos
leitores deitaram “mãos à obra” e também criaram os seus próprios poemas
seguindo o exemplo da escritora. Os trabalhos foram depois apresentados durante
o Intervalo Literário.
Os
alunos terminaram a exploração da obra com o poema “O romancinho verde”. Efetuaram
uma leitura a pares e ilustraram as estrofes. Escolheram depois fazer a leitura
do mesmo durante o Intervalo Literário
para celebrar o Dia da Amizade.
- 4º
ano – Teatro ás três pancadas, António
Torrado
Desta
obra foram escolhidas três peças: “Vêm aí o Zé das Moscas”, “A história de um
papagaio” e “Olha o passarinho”. Todas elas foram dramatizadas em ambiente de
sala de aula.
REIS MAGOS
Para celebrar o Dia de Reis (6 de janeiro), os
alunos da Pré ouviram a música “Cantiga dos Reis”e leram a história em
pitogramas “Os três reis magos. Os alunos do 2º ano ouviram a música “Nós somos
os três reis”, leram a história “Os três reis magos” e fizeram o reconto em
Banda Desenhada. Os alunos do 4º ano ouviram a música “Rap dos Reis magos” e
leram o poema “Os reis magos” de Olavo Bilac. Este também foi lido no Intervalo Literário.
INVERNO
No regresso às aulas no 2º período, os alunos coloriram o separador para o caderno de leitura e criaram o painel do inverno.
A formiga e a neve foi a história escolhida para celebrar a chegada do inverno. Os alunos do 2º ano leram a história e depois fizeram palavras-cruzadas. Os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a preparar-se para dramatizar a história com fantoches de dedo. A peça será apresentada no Intervalo Literário.quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Semana da Pessoa com Necessidades Educativas Especiais
A
EB1/PE do Estreito da Calheta, comemora, de 2 a 10 de dezembro, a Semana
Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (SRPNE), com o lema “Inclusão:
Tornemos o desafio real!”.
Esta
atividade tem como objetivo chamar a atenção para todos aqueles que lutam por
um futuro melhor, nomeadamente a população com necessidades especiais e que
estes possam alcançar, efetivamente, níveis reais de inclusão social.
Deste
modo, a nossa escola, preparou algumas atividades desde a exploração de
histórias, "Aliane e Zaneah" e " Os Ovos Misteriosos", exposição
de trabalhos feitos pelos alunos, no âmbito das histórias trabalhadas, dramatização
em (fantoches) da história - "Os Ovos Misteriosos", pelos alunos do
Pré-escolar, interpretação musical da canção “Como é bom ser diferente” e visualização
do Filme "Corcunda de Notre Dame I”.
Helga Pinto
Orelhas de Limão
Pré 3-4 anos
"Vimos e ouvimos a história. Depois criamos uma linda ovelha onde colocamos o nosso reconto"
Os ovos misteriosos, Luisa Ducla Soares
Pré 4-5 anos
"Vimos e ouvimos a história. Ensaiamos o teatro para apresentarmos aos restantes meninos da nossa escola."
1º ano
Os alunos ouviram a história depois coloriram as imagens para criação do cartaz.
2º ano
Os pequenos leitores ouviram e fizeram um reconto coletivo:
"A galinha todos os dias punha um ovo e a dona tirava-lho, por isso a galinha resolveu fugir. Ela só conseguiu fugir porque a dona abriu a porta.
A galinha fez o ninho e foi comer, por causa disso apareceram ovos diferentes. Ela cuidou-os como se fossem seus. Quando os ovos começaram a partir-se ela ficou muito surpresa com os animais que apareceram. Primeiro um papagaio, depois uma serpente, de seguida uma avestruz, um crocodilo e finalmente um pinto. Apesar de serem diferentes, a galinha de todos cuidou. Um dia, um rapaz foi atacado pelos irmãos porque estava a tentar roubar o pinto.
No fim houve uma festa porque eles ajudaram-se uns aos outros."
A história foi lida durante o Intervalo Literário.
4º ano
"Aline sentia-se muito
cansada e muito triste. Quando acordou viu-se rodeada de máquinas e tubos. A
sua família estava lá. Aos seus pais explicaram-lhe que tinha desmaiado durante
a corrida.
Passado algum tempo
Aliane foi para casa. Ela não podia correr nem andar de bicicleta nem andar.
Aliane esteve vários meses a fazer fisioterapia.
Quando recuperou
andou a treinar e percebeu que nem tudo na vida é ganhar."
Luis Trindade
4º ano
Subscrever:
Mensagens (Atom)



.jpg)

























