Uma vez mais, os alunos da nossa escola
participaram neste concurso. Este ano além da participação na modalidade Desenho também participaram na modalidade Teatro. No Desenho, ilustraram a parte que mais gostaram das
histórias A gata Gatilde, A joaninha vaidosa
e Os primos e a bruxa Cartuxa. No Teatro, os alunos do 4º ano
criaram uma peça de teatro a partir da leitura de um dos
contos do livro Rãs, Príncipes e feiticeiros, "A Rã Mainu".
domingo, 22 de fevereiro de 2015
INTERNET SEGURA
No âmbito da Semana da Internet Segura, os alunos
do 4º ano ensaiaram a apresentação da história João, o viciado na net criada por eles nas aulas TIC.
Através deste trabalho, os alunos pretenderam chamar a atenção dos outros colegas para os perigos da Internet!
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 2º Período
- No 2º período, começamos a trabalhar as seguintes obras:
Os alunos começaram por explorar a capa e tentar
descobrir de que falaria o livro. Depois ouviram e memorizaram alguns destrava
línguas, escolheram outros para ilustrar e gravaram os que mais gostaram.- 2º ano – O rouxinol e a sua
namorada, Sidónio Muralha
Os alunos começaram por explorar a capa, tentaram
descobrir de que falaria o livro. Depois leram vários poemas de diferentes
maneiras (chorar, rir, saltar…), escolheram outros para ilustrar e ainda
escolheram ler “O rouxinol” no Intervalo
Literário para celebrar o Dia da Amizade.
- A menina gotinha de água,
Papiniano Carlos
Os alunos leram a história "A menina gotinha
de água" e assim celebraram o Dia da Água no dia 22 de março. Realizaram
uma pequena ficha de leitura, efetuaram o resumo da história que foi depois
passado para um livro em forma de gota. Cada aluno ilustrou o seu.
- 3º ano – Queres ouvir? Eu conto,
Irene Lisboa
Os alunos exploraram a obra com a leitura dos
contos “O vento” e a “ A pata rainha” partir deste efectuaram o resumo que
depois apresentaram no Intervalo
Literário.
Os alunos continuaram a exploração da obra com a
leitura do conto “Os príncipes gémeos”, partir deste efectuaram o reconto em
Banda Desenhada.
- 3º ano – A cor das vogais, Vergílio
Alberto Vieira
Os alunos começaram por pesquisar sobre a vida e
obra do escritor para o conhecer. Depois escolheram alguns poemas para lerem em
voz alta perante os colegas. Como atividade escrita, o desafio foi criar uma história
a partir do título de um dos poemas “A história de um chapéu”.
- 4º
ano – Mistérios, Matilde Rosa Araújo
Os
alunos começaram a trabalhar alguns dos poemas desta obra: “O menino e o bule”,
“Deveres”, “Recado” e “A Laranja”. Após leitura de todos os poemas, os pequenos
leitores deitaram “mãos à obra” e também criaram os seus próprios poemas
seguindo o exemplo da escritora. Os trabalhos foram depois apresentados durante
o Intervalo Literário.
Os
alunos terminaram a exploração da obra com o poema “O romancinho verde”. Efetuaram
uma leitura a pares e ilustraram as estrofes. Escolheram depois fazer a leitura
do mesmo durante o Intervalo Literário
para celebrar o Dia da Amizade.
- 4º
ano – Teatro ás três pancadas, António
Torrado
Desta
obra foram escolhidas três peças: “Vêm aí o Zé das Moscas”, “A história de um
papagaio” e “Olha o passarinho”. Todas elas foram dramatizadas em ambiente de
sala de aula.
REIS MAGOS
Para celebrar o Dia de Reis (6 de janeiro), os
alunos da Pré ouviram a música “Cantiga dos Reis”e leram a história em
pitogramas “Os três reis magos. Os alunos do 2º ano ouviram a música “Nós somos
os três reis”, leram a história “Os três reis magos” e fizeram o reconto em
Banda Desenhada. Os alunos do 4º ano ouviram a música “Rap dos Reis magos” e
leram o poema “Os reis magos” de Olavo Bilac. Este também foi lido no Intervalo Literário.
INVERNO
No regresso às aulas no 2º período, os alunos coloriram o separador para o caderno de leitura e criaram o painel do inverno.
A formiga e a neve foi a história escolhida para celebrar a chegada do inverno. Os alunos do 2º ano leram a história e depois fizeram palavras-cruzadas. Os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a preparar-se para dramatizar a história com fantoches de dedo. A peça será apresentada no Intervalo Literário.quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Semana da Pessoa com Necessidades Educativas Especiais
A
EB1/PE do Estreito da Calheta, comemora, de 2 a 10 de dezembro, a Semana
Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (SRPNE), com o lema “Inclusão:
Tornemos o desafio real!”.
Esta
atividade tem como objetivo chamar a atenção para todos aqueles que lutam por
um futuro melhor, nomeadamente a população com necessidades especiais e que
estes possam alcançar, efetivamente, níveis reais de inclusão social.
Deste
modo, a nossa escola, preparou algumas atividades desde a exploração de
histórias, "Aliane e Zaneah" e " Os Ovos Misteriosos", exposição
de trabalhos feitos pelos alunos, no âmbito das histórias trabalhadas, dramatização
em (fantoches) da história - "Os Ovos Misteriosos", pelos alunos do
Pré-escolar, interpretação musical da canção “Como é bom ser diferente” e visualização
do Filme "Corcunda de Notre Dame I”.
Helga Pinto
Orelhas de Limão
Pré 3-4 anos
"Vimos e ouvimos a história. Depois criamos uma linda ovelha onde colocamos o nosso reconto"
Os ovos misteriosos, Luisa Ducla Soares
Pré 4-5 anos
"Vimos e ouvimos a história. Ensaiamos o teatro para apresentarmos aos restantes meninos da nossa escola."
1º ano
Os alunos ouviram a história depois coloriram as imagens para criação do cartaz.
2º ano
Os pequenos leitores ouviram e fizeram um reconto coletivo:
"A galinha todos os dias punha um ovo e a dona tirava-lho, por isso a galinha resolveu fugir. Ela só conseguiu fugir porque a dona abriu a porta.
A galinha fez o ninho e foi comer, por causa disso apareceram ovos diferentes. Ela cuidou-os como se fossem seus. Quando os ovos começaram a partir-se ela ficou muito surpresa com os animais que apareceram. Primeiro um papagaio, depois uma serpente, de seguida uma avestruz, um crocodilo e finalmente um pinto. Apesar de serem diferentes, a galinha de todos cuidou. Um dia, um rapaz foi atacado pelos irmãos porque estava a tentar roubar o pinto.
No fim houve uma festa porque eles ajudaram-se uns aos outros."
A história foi lida durante o Intervalo Literário.
4º ano
"Aline sentia-se muito
cansada e muito triste. Quando acordou viu-se rodeada de máquinas e tubos. A
sua família estava lá. Aos seus pais explicaram-lhe que tinha desmaiado durante
a corrida.
Passado algum tempo
Aliane foi para casa. Ela não podia correr nem andar de bicicleta nem andar.
Aliane esteve vários meses a fazer fisioterapia.
Quando recuperou
andou a treinar e percebeu que nem tudo na vida é ganhar."
Luis Trindade
4º ano
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Triatlo Literário - Fase escola
No dia 19 de novembro, realizou-se a prova do Triatlo Literário (projeto Baú de Leitura) - fase escola com os alunos do 4º ano.
A prova incidiu na obra de António Manuel Couto Viana, Versos de Cacaracá, e abarcou três fases: leitura, interpretação e escrita.
Sagrou-se vencedor, neste caso vencedora, a aluna Júlia Farinha, que irá representar a escola na fase concelhia que se realizará no mês de fevereiro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


.jpg)


























