domingo, 22 de fevereiro de 2015

INTERNET SEGURA

No âmbito da Semana da Internet Segura, os alunos do 4º ano ensaiaram a apresentação da história João, o viciado na net criada por eles nas aulas TIC.


Através deste trabalho, os alunos pretenderam chamar a atenção dos outros colegas para os perigos da Internet!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 2º Período

    • No 2º período, começamos a trabalhar as seguintes obras:
      • 1º anoDestrava Línguas, Luisa Ducla Soares
Os alunos começaram por explorar a capa e tentar descobrir de que falaria o livro. Depois ouviram e memorizaram alguns destrava línguas, escolheram outros para ilustrar e gravaram os que mais gostaram.






      • 2º anoO rouxinol e a sua namorada, Sidónio Muralha

Os alunos começaram por explorar a capa, tentaram descobrir de que falaria o livro. Depois leram vários poemas de diferentes maneiras (chorar, rir, saltar…), escolheram outros para ilustrar e ainda escolheram ler “O rouxinol” no Intervalo Literário para celebrar o Dia da Amizade.

 - A menina gotinha de água, Papiniano Carlos
Os alunos leram a história "A menina gotinha de água" e assim celebraram o Dia da Água no dia 22 de março. Realizaram uma pequena ficha de leitura, efetuaram o resumo da história que foi depois passado para um livro em forma de gota. Cada aluno ilustrou o seu. 





      • 3º anoQueres ouvir? Eu conto, Irene Lisboa
Os alunos exploraram a obra com a leitura dos contos “O vento” e a “ A pata rainha” partir deste efectuaram o resumo que depois apresentaram no Intervalo Literário.


Os alunos continuaram a exploração da obra com a leitura do conto “Os príncipes gémeos”, partir deste efectuaram o reconto em Banda Desenhada.



      • 3º anoA cor das vogais, Vergílio Alberto Vieira

Os alunos começaram por pesquisar sobre a vida e obra do escritor para o conhecer. Depois escolheram alguns poemas para lerem em voz alta perante os colegas. Como atividade escrita, o desafio foi criar uma história a partir do título de um dos poemas “A história de um chapéu”. 



      • 4º anoMistérios, Matilde Rosa Araújo

Os alunos começaram a trabalhar alguns dos poemas desta obra: “O menino e o bule”, “Deveres”, “Recado” e “A Laranja”. Após leitura de todos os poemas, os pequenos leitores deitaram “mãos à obra” e também criaram os seus próprios poemas seguindo o exemplo da escritora. Os trabalhos foram depois apresentados durante o Intervalo Literário.






Os alunos terminaram a exploração da obra com o poema “O romancinho verde”. Efetuaram uma leitura a pares e ilustraram as estrofes. Escolheram depois fazer a leitura do mesmo durante o Intervalo Literário para celebrar o Dia da Amizade.

      • 4º anoTeatro ás três pancadas, António Torrado
Desta obra foram escolhidas três peças: “Vêm aí o Zé das Moscas”, “A história de um papagaio” e “Olha o passarinho”. Todas elas foram dramatizadas em ambiente de sala de aula.



REIS MAGOS

Para celebrar o Dia de Reis (6 de janeiro), os alunos da Pré ouviram a música “Cantiga dos Reis”e leram a história em pitogramas “Os três reis magos. Os alunos do 2º ano ouviram a música “Nós somos os três reis”, leram a história “Os três reis magos” e fizeram o reconto em Banda Desenhada. Os alunos do 4º ano ouviram a música “Rap dos Reis magos” e leram o poema “Os reis magos” de Olavo Bilac. Este também foi lido no Intervalo Literário.


INVERNO


No regresso às aulas no 2º período, os alunos coloriram o separador para o caderno de leitura e criaram o painel do inverno.



A formiga e a neve foi a história escolhida para celebrar a chegada do inverno. Os alunos do 2º ano leram a história e depois fizeram palavras-cruzadas. Os alunos da Pré dos 3-4 anos estão a preparar-se para dramatizar a história com fantoches de dedo. A peça será apresentada no Intervalo Literário.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Semana da Pessoa com Necessidades Educativas Especiais




A EB1/PE do Estreito da Calheta, comemora, de 2 a 10 de dezembro, a Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (SRPNE), com o lema “Inclusão: Tornemos o desafio real!”.
Esta atividade tem como objetivo chamar a atenção para todos aqueles que lutam por um futuro melhor, nomeadamente a população com necessidades especiais e que estes possam alcançar, efetivamente, níveis reais de inclusão social.

Deste modo, a nossa escola, preparou algumas atividades desde a exploração de histórias, "Aliane e Zaneah" e " Os Ovos Misteriosos", exposição de trabalhos feitos pelos alunos, no âmbito das histórias trabalhadas, dramatização em (fantoches) da história - "Os Ovos Misteriosos", pelos alunos do Pré-escolar, interpretação musical da canção “Como é bom ser diferente” e visualização do Filme "Corcunda de Notre Dame I”.

Helga Pinto


Orelhas de Limão

Pré 3-4 anos


"Vimos e ouvimos a história. Depois criamos uma linda ovelha onde colocamos o nosso reconto"






Os ovos misteriosos, Luisa Ducla Soares

Pré 4-5 anos

"Vimos e ouvimos a história. Ensaiamos o teatro para apresentarmos aos restantes meninos da nossa escola."



1º ano

Os alunos ouviram a história depois coloriram as imagens para criação do cartaz.
2º ano

Os pequenos leitores ouviram e fizeram um reconto coletivo:



"A galinha todos os dias punha um ovo e a dona tirava-lho, por isso a galinha resolveu fugir. Ela só conseguiu fugir porque a dona abriu a porta.
A galinha fez o ninho e foi comer, por causa disso apareceram ovos diferentes. Ela cuidou-os como se fossem seus. Quando os ovos começaram a partir-se ela ficou muito surpresa com os animais que apareceram. Primeiro um papagaio, depois uma serpente, de seguida uma avestruz, um crocodilo e finalmente um pinto. Apesar de serem diferentes, a galinha de todos cuidou. Um dia, um rapaz foi atacado pelos irmãos porque estava a tentar roubar o pinto.
No fim houve uma festa porque eles ajudaram-se uns aos outros."



Aliane e Zaneah, Francisco Fernandes

A história foi lida durante o Intervalo Literário.





3º ano
Os pequenos leitores criaram uma história a partir das imagens do livro.

4º ano

Os alunos leram parte da obra e depois tiveram que dar continuidade a mesma.



"Aline sentia-se muito cansada e muito triste. Quando acordou viu-se rodeada de máquinas e tubos. A sua família estava lá. Aos seus pais explicaram-lhe que tinha desmaiado durante a corrida.
Passado algum tempo Aliane foi para casa. Ela não podia correr nem andar de bicicleta nem andar. Aliane esteve vários meses a fazer fisioterapia.
Quando recuperou andou a treinar e percebeu que nem tudo na vida é ganhar."

Luis Trindade


4º ano


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Triatlo Literário - Fase escola

No dia 19 de novembro, realizou-se a prova do Triatlo Literário (projeto Baú de Leitura) - fase escola com os alunos do 4º ano.

A prova incidiu na obra de António Manuel Couto Viana, Versos de Cacaracá, e abarcou três fases: leitura, interpretação e escrita.

Sagrou-se vencedor, neste caso vencedora, a aluna Júlia Farinha, que irá representar a escola na fase concelhia que se realizará no mês de fevereiro.



terça-feira, 18 de novembro de 2014

DIA DAS BRUXAS

No Dia das Bruxas, os meninos do 1º ano ouviram a história Que grande abóbora Mimi e ilustraram as partes mais importantes.