quinta-feira, 23 de outubro de 2014

APRENDER A ESTUDAR

Aprender a estudar 

Estudar é muito importante,
mas pode-se estudar de várias maneiras....
Muitas vezes estudar não é só aprender
o que vem nos livros.

Estudar não é só ler nos livros
que há nas escolas.
E também aprender a ser livre,
sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante,
às vezes urgente.
Mas os livros não são o bastante
para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar.
É preciso aprender a crescer,
aprender a estudar.

Aprender a crescer quer dizer:
aprender a estudar, a conhecer os outros,
a ajudar os outros,
a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros
aprende sempre a viver bem consigo próprio.
Não merecer um castigo é estudar.
Estar contente consigo é estudar.
Aprender a terra, aprender o trigo
e ter um amigo também é estudar.

Estudar também é repartir,
também é saber dar

o que a gente souber dividir
para multiplicar.
Estudar é escrever um ditado
sem ninguém nos ditar;
e se um erro nos for apontado
é sabê-lo emendar.
É preciso em vez de um tinteiro,
ter uma cabeça que saiba pensar,
pois, na escola da vida, primeiro está saber estudar.

Cantar todas as papoilas de um trigal
é a mais linda conta que se pode fazer.
Dizer apenas música,
quando se ouve um pássaro,
pode ser a mais bela redacção do mundo...
mas pensar é tudo!



Ary dos Santos

Lemos o poema em voz alta e depois criamos poemas apartir de dois versos do de Ary dos Santos. As nossas criações foram depois lidas no Intervalo Literário.

Alunos do 3º e 4º ano


É preciso aprender a crescer
aprender a estudar
a saber estar e ser
 e saber se comportar

Com um livro
podes ler para pensar
saber para criar
criar para mudar

Ricardo
Mas os livros não são o bastante
Para a gente ser gente
É preciso estudar muito
E aprender a usar a mente

É preciso estudar
Para trabalhar e ensinar
Também é preciso participar
E aprender a estar

Luis Trindade

Estudar também é repartir
Também é saber dar
Saber partilhar
E saber brincar

É preciso sonhar
Aprender e ensinar
Também descansar
Mas não esquecer de trabalhar.

Matilde
É preciso aprender a crescer
aprender a estudar
estudar também é ler
e aprender a sonhar

Na sala de aula sempre a participar
Para conseguir aprender
Estudar mas também sonhar
Para em tudo crescer

Ana Isabel

É preciso aprender a crescer
Aprender a estudar
È crescer com os amigos
E também saber estar

É preciso aprender para crescer bem
Sem bater em ninguém
Ajudar os doentes fazendo companhia
Lendo para dar alegria

André Domingos

Estudar também é repartir
Também é saber dar
É importante saber ouvir
Para saber contar

Quando imagino
Sonho coisas maravilhosas
E oiço o sino
Para fazer coisas espantosas

Marie

Estudar também é repartir
Também é saber dar
Importante para sorrir
E também para estudar

Aprender a ler
Com as histórias
A escrever
As memórias

Leandro

É preciso aprender a crescer
Aprender a estudar
Aprender a ler
E a encantar

Aprender a partilhar
A ouvir
A cantar
E também repartir

É importante imaginar
E ser valente
Mas também contar
Para ficar contente.

Sabina


LIVRO

"Livro"

Livro
um amigo
para falar comigo
um navio
para viajar
um jardim
para brincar
uma escola
para levar
debaixo do braço.
Livro
um abraço
para além do tempo
e do espaço.

Soares, Luísa Ducla - Poemas da Mentira e da Verdade. Lisboa: Ed. Livros Horizonte, 2005.

Declamação do poema em ambiente sala de aula - alunos do 2º ano

Declamação do poema no "Intervalo Literário"

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bem vindos

Bem vindos à Biblioteca Boas Aventuras neste novo
                                                                                                  ano
                                                                                                           letivo
                                                                                                                        2014/15!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Baú de Leitura - Triatlo Literário (continuação)

As imagens para mais tarde recordar!
A passagem da Nancy pelo Triatlo Literário no passado dia 18 correu bem.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Baú de Leitura - Triatlo Literário

Decorre no dia 18 de fevereiro a prova concelhia do Triatlo Literário. Esta irá realizar-se no Centro Cívico da Arco da Calheta pelas 15horas. A nossa escola será representada pela aluna Nancy Minotti, vendedora da fase escola. 
Boa sorte Nancy!


Concurso "Uma aventura"

Trabalho Lisandra 2º ano " A joaninha vaidosa"

Trabalho Elisabete 1º ano "O Crocodilo Nini"
A nossa escola participou, uma vez mais, no concurso "Uma aventura" na modalidade de desenho (a preto e branco). Participaram na atividade os alunos do 1º e 2º anos. Após a leitura das histórias "O crocodilo Nini" para o 1º ano e "A joaninha vaidosa" para o 2º ano, os alunos tiveram que criar um desenho que ilustrasse a história que ouviram. Foram escolhidos os trabalhos da Elisabete (1º ano) e da Lisandra (2º ano).

LIVROS EM FESTA IV


 A VI edição da feira do livro decorreu de 16 a 18 de dezembro. Os preparativos iniciaram-se muito antes desta data. Os alunos trabalharam algumas obras do escritor convidado - António Castro através da leitura, desenhos, recontos, dramatizações, pesquisas sobre o escritor, entre outras. As mesmas estiveram expostas no polivalente durante o decorrer da feira.
No dia 16 de dezembro, por volta das 15 horas, deu-se a abertura da feira com a presença do escritor convidado - António Castro, uma representante da DRE - dra. Natalina e o presidente da junta de freguesia - Patrício Agrela. A dramatização apresentada pelos alunos do 4.º ano contou com o acompanhamento da Banda Pop Rock da EBS da Ponta do Sol. Os alunos do 3.º ano apresentaram a biografia do escritor através de um acróstico ao que se seguiu um diálogo escritor/alunos. No final, este deu uma sessão de autógrafos. No primeiro dia, a feira encerrou às 19horas.
No dia 17 de dezembro, a feira abriu pelas 9horas e encerrou às 19horas. Neste dia, por volta das 17horas decorreu o V Festival Pequenos Ídolos. Este contou com a participação de 10 alunos que mostraram os seus dotes musicais e animaram o público presente. O júri foi composto pelos professores Celso e Sílvia e a psicóloga estagiária Sandra. A vencedora do festival foi a aluna Ana Sofia Ramos do 4.º ano B.  "Gaiteiros do guiné" foi a banda convidada que animou a nossa feira durante o intervalo (apuramento da vencedora).
No dia 18 de dezembro, a feira abriu pelas 8h30m e encerrou pelas 13horas. Por volta das 10 horas deu-se início à animação com um conjunto de apresentações alusivas ao natal, pelos alunos da escola.
A feira contou com um vasto leque de livros, desde livros do escritor convidado, infantis, juvenis, para adultos, enciclopédias, livros das metas curriculares e outros jogos didáticos. Os livros foram fornecidos pela FNAC e foram vendidos 151 livros, do valor arrecadado será reembolsado em livros 10% do valor dos livros vendidos. Estes livros servirão para enriquecer a nossa biblioteca. 

Livros adquiridos com os 10% da feira!