domingo, 16 de fevereiro de 2014

LIVROS EM FESTA IV


 A VI edição da feira do livro decorreu de 16 a 18 de dezembro. Os preparativos iniciaram-se muito antes desta data. Os alunos trabalharam algumas obras do escritor convidado - António Castro através da leitura, desenhos, recontos, dramatizações, pesquisas sobre o escritor, entre outras. As mesmas estiveram expostas no polivalente durante o decorrer da feira.
No dia 16 de dezembro, por volta das 15 horas, deu-se a abertura da feira com a presença do escritor convidado - António Castro, uma representante da DRE - dra. Natalina e o presidente da junta de freguesia - Patrício Agrela. A dramatização apresentada pelos alunos do 4.º ano contou com o acompanhamento da Banda Pop Rock da EBS da Ponta do Sol. Os alunos do 3.º ano apresentaram a biografia do escritor através de um acróstico ao que se seguiu um diálogo escritor/alunos. No final, este deu uma sessão de autógrafos. No primeiro dia, a feira encerrou às 19horas.
No dia 17 de dezembro, a feira abriu pelas 9horas e encerrou às 19horas. Neste dia, por volta das 17horas decorreu o V Festival Pequenos Ídolos. Este contou com a participação de 10 alunos que mostraram os seus dotes musicais e animaram o público presente. O júri foi composto pelos professores Celso e Sílvia e a psicóloga estagiária Sandra. A vencedora do festival foi a aluna Ana Sofia Ramos do 4.º ano B.  "Gaiteiros do guiné" foi a banda convidada que animou a nossa feira durante o intervalo (apuramento da vencedora).
No dia 18 de dezembro, a feira abriu pelas 8h30m e encerrou pelas 13horas. Por volta das 10 horas deu-se início à animação com um conjunto de apresentações alusivas ao natal, pelos alunos da escola.
A feira contou com um vasto leque de livros, desde livros do escritor convidado, infantis, juvenis, para adultos, enciclopédias, livros das metas curriculares e outros jogos didáticos. Os livros foram fornecidos pela FNAC e foram vendidos 151 livros, do valor arrecadado será reembolsado em livros 10% do valor dos livros vendidos. Estes livros servirão para enriquecer a nossa biblioteca. 

Livros adquiridos com os 10% da feira!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

INTERCÂMBIO - EB1/PE do Lombo de São João da Ribeira Brava

Com o objetivo de incutir o gosto pelo livro e promover o convívio entre os alunos, 
no passado dia 27 de novembro, os alunos dos 4º anos A e B participaram na festa da Feira do Livro da EB1/PE do Lombo de S. João com a dramatização da canção "Baile da Biblioteca" acompanhados pela Banda Pop Rock da EBS da Ponta do Sol. Foi um momento muito bonito, colorido e cheio de vida!

sábado, 23 de novembro de 2013

JORNAL DIGITAL


Os alunos do 4º ano A continuaram a participar na dinamização do Jornal Digital desta vez com uma entrevista a técnica de Biblioteca Nélia Inácio. O tema abordado foi a feira do livro - Livros em festa, já na sua 6ª edição, que decorrerá nos dia 16, 17 e 18 de dezembro.
Contamos com a presença de toda a comunidade educativa.


BAÚ DE LEITURA - TRIATLO LITERÁRIO

No passado dia 20 de novembro, pelas 09h30, realizou-se a prova do Triatlo Literário - fase escola para a escolha do aluno que irá representar a mesma no prova concelhia que se irá realizar no próximo mês de fevereiro de 2014.
A prova foi supervisionada por um júri composto por 3 docentes e teve e duração de 1h30m. Esta dividiu-se em 3 partes: escrita, interpretação e leitura e teve por base a obra A maior flor do mundo de José Saramago.
Sagrou-se vencedora a aluna Nancy Andrade do 4º ano B.


Prova da aluna vencedora



OBRAS DAS METAS CURRICULARES - continuação

Continuamos a trabalhar nas obras propostas na Metas Curriculares por forma a atingir os objetivos do Projeto Educativo. Assim sendo, no mês de novembro foram selecionadas as seguintes obras:


  • Aquela nuvem e outras  de Eugénio de Andrade -1º ano
Os alunos ouviram os vários poemas e depois realizaram várias atividades:

  1. Reescrita de poemas
O gato
Onde está o gato?
A comer no prato.
Onde está o rato?
A roer o sapato.
Onde está o Martim?
A comer o pudim.

     2. Escrita à maneira de ...
O tonto do Minho
Era um tonto, muito tonto,
Ou melhor, estava a sonhar,
Pois queria vir do Minho,
Sem haver rio nem mar,
Sempre, sempre de barquinho.


       3. Continuo o poema


Não quero, não
[…]
Quero uma ovelha só minha,
Seja preta ou branca
Quero cuidar bem dela
Levá-la a passear até Vila Franca.


  • Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa - 2º ano
Os alunos fizeram a leitura dos contos "Sábios como camelos" e "O país dos contrários". Deste último, os pequenos leitores fizeram o reconto em poema.


O PAÍS DOS CONTRÁRIOS
Eduardo Agualusa

Era uma vez um gato
Gato chamado Felini
Felini queria ser grande
Grande como uma vaca
Vaca de quem ele gostava
Gostava mas ela não lhe ligava
Não ligava por ele não ser boi
Boi foi no que ele se transformou
Transformou e começou a pastar
Pastar ficou mas a vaca não aceitou
Não aceitou então partiu
Partiu para o país dos contrários
Contrários onde havia elefantes
Elefantes pequenos como formigas
Formigas, gatos-boi como ele
 Como ele e vacas muito pequeninas.


  • O senhor do seu nariz e outras histórias de Álvaro Magalhães - 3º ano

Os alunos leram os contos e, posteriormente, tiveram a oportunidade de criar uma história, na escrita criativa.