Os alunos do 3º ano A e B leram a obra O mercador de coisa nenhuma,depois fizeram o reconto e no final apresentaram-no à turma.
terça-feira, 11 de junho de 2013
segunda-feira, 6 de maio de 2013
"A menina gotinha água" Papiniano Carlos
A obra A menina gotinha de água de Papiniano Carlos é uma das propostas para o 2º ano de escolaridade constantes das Metas Curriculares. Assim sendo, os alunos leram em voz alta o texto, depois efetuaram o reconto, organizaram as ideias principais do texto pela sua sequência e depois realizaram vários puzzles.
Era uma vez uma gotinha de água que vivia no mar
com as suas irmãs. A gotinha de água e as suas irmãs juntas formavam o mar. Um
dia a gotinha de água estava a dormir e a sonhar quando o sol beijou-a na face
e levou-a para a nuvens. Ela viajou e viu carros, comboios, pontes, casas e
meninos a brincar. Até que ela viu a terra seca, as plantas secas e os homens
sem água para beber. Ela decidiu que era hora de dar de beber as plantas e as
pessoas. Então ela caiu sobre uma flor, depois seguiu viagem até chegar a um
palácio de cristal. Como ela tinha saudades do mar seguiu o caminho até a uma
fonte, depois até ao ribeiro e depois até ao rio. Quando ali chegou viu umas
gaivotas e percebeu que estava quase a chegar a sua casa no mar. Continuou a
sua viagem e chegou finalmente ao mar.
Reconto 2º ano
![]() |
| Diversas atividades sobre a história! |
Projeto Concelhio "Os valores nas histórias" na nossa escola
"Na nossa escola, a exposição e as atividades decorreram na semana de 30 de abril a 07 de maio. Adoramos." ((Alunos do 4º ano)
"Dez dedos, dez segredos" Maria Alberta Menéres
Os alunos do 1º ano trabalharam a história Dez dedos, dez segredos de Maria Alberta Menéres, obra constante das Metas Curriculares para o 1º ano. Como na curricular ouviram as histórias "contadas" pela mão esquerda, na Biblioteca ouviram as histórias "contadas" pela mão direita. Assim, da primeira história contada pelo dedo Mindinho efetuaram o reconto e de todas as histórias desenharam a mão direita e decoraram os dedos.
Conta o dedo Mindinho da mão direita
Recono dos alunos do 1º ano
Era
uma vez uma menina chamada Maria que vivia numa aldeia e que gostaria muito de
conhecer a cidade grande. A Maria era uma menina muito vaidosa e tinha muitos
amigos: os gatos, o papagaio, os pombos, os grilos, os coelhos e o cão.
Mas
a Maria tinha uma grande amiga, a joaninha, que vivia na varanda do seu quarto
num vaso de malmequeres. A joaninha era especial porque conversava com a Maria,
dava-lhe conselhos.
Certo
dia, os pais da Maria disseram que iam a cidade e que era para ela vestir o seu
vestido novo. A sua amiga joaninha também quis ir então a Maria decidiu colocar
a joaninha numa das bolas coloridas do seu vestido assim ninguém notaria a
presença dela.
Vitória,
vitória! Acabou-se a história!
![]() |
| Make your own free photo collage |
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Dia Mundial do Livro
De forma a comemorarmos o Dia Mundial do Livro convidamos a Sandra Sousa, uma Blogger e "devoradora" de livros, para falar aos nossos pequenos leitores do seu gosto pelo livro, contar e explorar uma história. Assim sendo, a nossa convidada começou por falar na importância da leitura, contar e explorar a história "A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas" aos alunos do 3º e 4º ano. Depois esteve com os alunos do 1º e 2º ano, onde interpolou os alunos sobre o seu interesse pelos livros e contou a história "Harry e o balde dos dinossauros". Por último, esteve com a Pré onde também motivou os alunos para "maravilhoso mundo da fantasia" que podemos encontrar nas histórias. Contou a história "Harry e o balde dos dinossauros". Durante o intervalo, a Pré dos 5 anos apresentou a peça de teatro em fantoches de meia "A árvore e os seus amiguinhos". De seguida, alguns alunos do 1.º ciclo declamaram poesias alusivas ao tema. O objetivo desta atividade é fomentar o gosto pelos livros e pela leitura. Os resultados foram positivos pois houve uma grande interação entre os alunos e a convidada. Para a apresentação da peça de teatro contamos com a presença de alguns pais de alunos da pré.
![]() |
| This picture slideshow created with Smilebox |
Projeto Baú de Leitura - Projeto Educando
Uma aluna da nossa escola deslocou-se à rádio Jornal da Madeira, no âmbito do Projeto Educando a fim de divulgar conteúdos educativos e literários. A gravação do programa começou com a leitura, por parte da aluna Fátima Carolina do 3º B, de uma nota introdutória onde referia a autora e a obra trabalhada As Fadas Verdes. Seguiu-se a leitura de três poemas originais de Maria Rosa Araújo e as versões criados pelos alunos com base no original.
Os resultados foram positivos pois foi uma nova experiência para aluna e uma excelente forma de divulgação do trabalho efetuado no âmbito da análise de obras propostas para o 3º ano de escolaridade constantes nas Metas Curriculares.
A Rosa
Rosa amarela
De pétalas macias
Rosa bonita
Que cresce todos os dias!
Rosa amarela
Tão cheirosa
Rosa bonita
E é tão harmoniosa!
Rosa amarela
É tão famosa
Rosa bonita
Que é tão maravilhosa!
![]() |
| Free newsletter design generated with Smilebox |
"Zuca Maluca"
Subscrever:
Mensagens (Atom)






