quinta-feira, 18 de abril de 2013

Projeto Concelhio "Os valores na Literatura Infantil" - Baú de Leitura





Os Valores na Literatura Infantil



Atualmente assiste-se a algum desinteresse por parte dos alunos relativamente aos valores humanos, nomeadamente nos recreios. Há que estimular a prática mais assídua de boa convivência, de modo a que os nossos alunos se tornem seres humanos melhores e mais conscientes dos valores essenciais que regem a nossa vida.
Por esta razão, as escolas da coordenação dos concelhos da Calheta e da Ponta do Sol envolvidas no projeto Baú de Leitura decidiram, para o presente ano letivo, trabalhar Os Valores na Literatura Infantil como projeto concelhio.
Pretende-se com este tema despertar os alunos para os valores através da literatura infantil, trabalhando conceitos e práticas como a generosidade, a partilha, a amizade, entre outros.
Assim, a nossa escola trabalhou a história O segredo do nabo gigante que abordava os valores da generosidade e da humildade.

Os alunos do 3º ano criaram algumas atividades para que possas explorar depois de leres a história.

Carrega no link para leres a história.

http://issuu.com/escola.estreito.calheta/docs/o_segredo_do_nabo_gigante_-_o_livro


Copia o link para a barra de endereços e assim terás acesso as atividades.


http://www01.madeira-edu.pt/estabensino/eb1peecalheta/Obras-literarias-hotpotatoes.htm




segunda-feira, 1 de abril de 2013

"O coelhinho branco"

Para celebrar a Páscoa, todos os alunos ouviram, leram a história O coelhinho Branco e depois dramatizaram-na com fantoches.

Com esta história aprendemos que nem sempre os animais pequenos são fracos. (Gustavo do 1º ano) Os alunos do 1º ano trabalharam a versão de António Torrado, obra selecionada nas metas curriculares, preencheram a ficha de leitura e depois ordenaram as imagens.



Os alunos do 2º ano fizeram o reconto a partir das imagens.


Os alunos do 3º ano fizeram o reconto e ilustraram-no.


Os alunos do pré escolar dos 5 anos trabalharam a história para depois apresentar aos colegas da pré dos 3-4 anos.




quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"O gato das botas"

Lemos a história e depois vimos o filme. No final fizemos o reconto em Banda Desenhada.


Alunos do 2º ano

São Valentim: Amizade & Amor

A lenda de São Valentim

Valentim era um padre que foi preso e depois morto por casar pessoas às escondidas do imperador. Valentim protegia o amor.

Alunos do 3º ano

Carnaval

Festejamos o Carnaval com a poesia. Lemos o poema O Carnaval aí está e depois descobrimos novas rimas para criar uma versão diferente. Foi muito divertido!

Alunos do 3º ano


Triatlo Literário - Baú de Leitura

Na nossa escola decorreu mais uma prova do Triatlo Literário para escolher o melhor aluno do 4º ano para nos representar na 2ª fase - Prova Concelhia. A aluna vencedora e cujo o texto também o melhor foi a Andreia Gonçalves. A aluna criou uma nova versão da história O pescador que não pescava nada.



A Andreia representou a escola na Prova Concelhia que se realizou no passado dia 19 na EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros. 

Parabéns a Andreia que revelou conhecer bem a obra O segredo do rio  de Miguel Sousa Tavares.




Prevenção Rodoviária

Na semana de 04 a 08 de fevereiro e para tal, na Biblioteca, ouvimos a música do Serafim & companhia Pela estrada fora e ouvimos a história Devagar se vai ao longe.

Esta história falava sobre dois amigos carros, o Rodinhas e o Turbo, que decidiram ir visitar o amigo Radical. Mas como este vivia longe e a viagem ia ser longa, o Rodinhas foi a mecânico e lembrou ao amigo Turbo que deveria fazer o mesmo. Este não quis saber e durante a viagem avariou-se. Ele foi ajudado pelo Socorro que o levou até a casa do Radical. O Rodinhas, que tinha vindo mais devagar ,já tinha chegado a casa do Radical e os dois estavam muito preocupados com o Turbo. Quando este chegou junto deles disseram-lhe Devagar se vai ao longe!"

Com esta história aprendemos que quando andamos na estrada devemos ter cuidado com a nossa segurança e não colocar os outros em perigo.

Alunos do 2º ano.