quinta-feira, 14 de março de 2019

ENCONTRO COM...


No passado dia 28 de fevereiro tivemos o Encontro com o escritor, neste caso, o escritor José Francisco Rica que nos veio apresentar dois novos livros, A aventura do Leão Teimoso e A surpresa do Gato Toninho Tareco. Antes da sua chegada rececionamos uns exemplares dos livros do escritor, o cartaz e os convites para serem enviados para os encarregados de educação. Através destes conseguimos saber que pais estariam interessados em adquirir os livros.
Este encontro destinou-se ao pré-escolar e 1º ciclo. Iniciou-se com a apresentação do mesmo e diálogo com os alunos sobre a leitura e criatividade. Depois, a convite do escritor, alguns alunos participaram numa pequena dramatização de uma das suas histórias, “Os cães também amam”. Para terminar houve uma pequena sessão de autógrafos.
Os alunos gostaram da dramatização, estiveram muito atentos e participativos.




Projeto "O incrível mundo dos livros Pop-up"


Numa parceria com a DRE, na pessoa da técnica Leda Pestana, a escola tem oportunidade de participar no projeto O incrível mundo dos livros Pop-Up. Este projeto leva, num primeiro momento, os alunos a conhecerem melhor este tipo de livros em Pop-up, a sua história e os melhores criadores. No segundo momento, os alunos terão a oportunidade de criar uma história usando a técnica e, finalmente, a possibilidade de efetuar um intercâmbio com outra escola. Para o efeito, os alunos terão que criar um livro Pop-up sobre a história escolhida por essa escola e, por sua vez, eles irão fazer com mesmo connosco. A turma escolhida foi o 3º ano, pois o projeto iniciou-se este ano letivo, irá prolongar-se pelo terceiro período e próximo ano letivo. Os alunos já tiveram o primeiro contacto com este projeto e ficaram entusiasmados com o mesmo ansiando a próxima etapa.



terça-feira, 29 de janeiro de 2019

CONCURSOS

Triatlo Literário – fase concelhia

No passado dia 26 de fevereiro, a nossa aluna Soraia Gonçalves representou a escola na fase concelhia do Triatlo Literário que se realizou no Centro de dia do Arco da Calheta. A prova teve por base a obra de Maria Aurora Carvalho Homem, Loma, o lobo marinho. Os concorrentes submeteram-se a três provas: leitura, interpretação e escrita sob o olhar atento de quatro jurados que tiveram a função de avaliar as suas prestações. Apesar de não ter conseguido chegar à final, a Soraia teve uma boa prestação e conheceu novos amigos. No final todos receberam presentes.


Ilustração – Baú de Leitura

O Passatempo de Ilustração Infantil do Projeto Baú de Leitura é uma iniciativa destinada a promover o desenho infantil, distinguindo os três melhores ilustradores dos níveis de ensino desde a educação pré-escolar ao 1.º ciclo do ensino básico. O concurso divide-se em três categorias e por cada uma só pode ser enviado um trabalho: Pré-escolar, 1 e 2 º ano, 3º e 4º ano.


Assim sendo, aos alunos foram lidas várias histórias, na pré 3-4 A ursinha Luca, na pré 4-5, 1º e 2º ano Docinho de Morango - O baile no gelo, no 3º ano Historias e lendas da Europa – A Dama Branca e no 4º ano O lago dos cisnes. A partir destas os alunos deixaram voar a sua criatividade e criar algumas ilustrações representativas das histórias escutadas.






Uma aventura 2019

Uma vez mais a nossa escola aderiu a este projeto e todos os anos participaram com um desenho a preto e branco da história lida ou escutada. Os alunos desde a pré-escolar até ao 2º ano ouviram a história A ovelha curiosa. E os alunos do 3º e 4º ano leram A bruxa Cartuxa nas pistas de neve. Obtivemos bons trabalhos!



Triatlo Literário

No âmbito do projeto Baú de Leitura, os alunos do 4º ano participaram no Concurso Triatlo Literário. Este é um concurso literário promovido pela Direção Regional de Educação (DRE),em que os alunos do 1º ciclo (4º ano) competem em três provas: Leitura, Escrita e Interpretação. O concurso visa estimular um maior conhecimento no domínio da língua portuguesa; incutir o gosto pela leitura de livros de cariz infantojuvenil; promover o conhecimento sobre a vida e a obra de escritores regionais e nacionais. Este organiza-se em três fases: a primeira desenrola-se na escola, a seguinte ao nível concelhio e a última apura o vencedor do concurso, em termos regional.
Assim sendo, no dia 28 de janeiro, na sala TIC, os alunos do 4º ano realizaram a prova que teve por base o poema "O mocho e a gatinha" inserido na obra "Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana. A prova teve com jurados a professora TIC, Maria José, a professora do apoio, Maria de Jesus e a técnica de Biblioteca, Nélia Inácio. Inicialmente os alunos começaram por ler partes do conto em voz alta perante jurados e restantes colegas. De seguida responderam a um questionário de escolha múltipla sobre o texto. Finalmente elaboraram um texto escrito não ultrapassando as 150 palavras onde tiveram que transformar o texto poético em texto narrativo.
Após a correção/avaliação das provas de leitura, escrita e interpretação, os resultados revelaram o vencedor da prova que nos irá representar na prova concelhia que se realizará no dia 26 de fevereiro do presente ano no Centro Social do Arco da Calheta, a aluna Soraia Agrela Gonçalves.

Parabéns Soraia!!


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Vamos contar um segredo e outra história

Segredo???!! E vamos conseguir guardá-lo??? Pois a professora Nélia não se importou que o contássemos aos outros e leu-nos está linda história do António Torrado.

Descobrimos o segredo… Na casa da história existia um quadro onde vivia um homem muito pequenino e uma flor numa jarra!!

Ups!! Não guardamos o segredo!

Para compensar também cada um de nós partilhou um segredo seu através de um desenho! Foi muito giro.


Alunos do 1º ano



A girafa que comia estrelas

Na nossa primeira observação da capa imaginamos que íamos ler a história de uma girafa tão alta que chegava ao céu, só podia comer estrelas, não tinha medo de alturas, não sofria de vertigens. Ela tinha que usar casaco, cachecol e gorro para não ficar doente.

Depois da leitura verificamos que acertamos em algumas coisas. A girafa, de nome Olímpia, era tão grande que chegava as nuvens e comia estrelas. Conheceu uma galinha do mato chamada Margarida vivia nas nuvens. A mãe não gostava que ela andasse nas nuvens porque podia ficar constipada. Um dia, as nuvens e D. Margarida desapareceram. Passaram muitos dias e Olimpia decidiu ir à procura das nuvens e da sua amiga. Quando ela as encontrou soprou-as com a ajuda da D. Margarida e assim trouxe a chuva de volta a sua terra.

Chegamos a imaginar o que Olimpia faria quando desapareceram as nuvens e ilustramos. No final, apresentamos o nosso trabalho à turma.

Gostamos muito desta história escrita por um senhor chamado José Eduardo Agualusa!

Alunos do 2º ano


Aquela nuvem e outras

Os alunos do 1º ano continuaram a aventurar-se nos poemas de Eugénio de Andrade em Aquela nuvem e outras, neste caso, no poema “Inverno”. Após leitura e descoberta de rimas, desenharam com quem, para eles, se pareceria o Inverno!!






As aventuras continuam e agora pela escrita de Maria Alberta Menéres. Tem sido uma animação a história Dez dedos, dez segredos. Eles estiveram a trabalhar na Biblioteca a mão esquerda e na Curricular – Projeto de Interdisciplinaridade a mão direita. Ouviram as história contadas pelos dedos das duas mãos, manipularam fantoches de dedo, ilustraram a sua mão com as personagens de cada conto e identificaram as letras que tem vindo a aprender.



FEIRA E NATAL


A EB1/PE do Estreito da Calheta realizou, entre os dias 11 e 14 de dezembro, a 11ª edição da feira do livro - Livros em Festa, inserida nas festividades de Natal. Uma vez mais, juntaram-se esforços para realizar um espetáculo onde a magia dos livros contagiou todos aqueles que até lá se dirigiram.
Ao longo dos quatro dias decorreram algumas atividades direcionadas aos alunos e comunidade em geral. Assim sendo, no dia 11 de dezembro, teve a presença da contadora de histórias, Leda Pestana, que através do projeto “Ler é uma viagem” levou o auditório numa viagem pela importância da leitura e dos livros. O dia 12 foi dedicado às Lengalengas com uma pequena apresentação e representação pelos alunos do 1º ano resultado do trabalho desenvolvido no Projeto de Interdisciplinaridade no âmbito da Flexibilidade Curricular. O encerramento teve lugar no dia 14 às 10h00, este culminou com a festa de Natal e contou com a presença da escritora Graça Alves e do ilustrador Nelson Henriques com o seu último trabalho em conjunto Constança: a surpresa. Os alunos do 4º ano foram os responsáveis pela dramatização da adaptação feita ao livro da escritora e também fizeram parte da orquestra de bandolins e coro fixo. Os restantes alunos participaram com danças e músicas no decorrer da peça. Para terminar, a escola ofereceu à escritora e ao ilustrador uns trabalhos realizados pelas prés e ainda bolos de mel, patrocinados pelo Engenho da Calheta.
Durante toda a semana a feira esteve aberta à comunidade educativa, todos os dias das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h30.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

OUTONO


CHEGADA DO OUTONO


O outono na pré-escolar chegou com a história A galinha ruiva de António Torrado, contudo está foi adaptada para teatro. Assim com a ajuda das educadoras Sandra, Otília, Dorinda e da Rosa, a professora Nélia dramatizou a história com fantoches. Foi muito divertido, pois os meninos tiveram a oportunidade de experimentar os fantoches e aprenderam o ciclo do pão.






SÃO MARTINHO

Para o São Martinho, a professora Nélia contou a lenda de São Martinho e depois fizemos um trabalho sobre o mesmo com dobragens em papel e lã. Foi muito divertido.



DIA DAS BRUXAS


Para comemorar o dia das Bruxas, a professora Nélia contou a história Não tenhas medo, Lobo mau?” Este lobo era mesmo muito medroso! Ahahahahah!! Depois criamos uns lindos fantasminhas, nada assustadores, com bolinhas de algodão. Ficou mesmo giro!




Alunos da Pré 4-5 anos

EDUCAÇÃO LITERÁRIA


Os alunos do 1º ano aventuraram-se nos poemas de Eugénio de Andrade em Aquela nuvem e outras


Após a leitura e exploração de alguns desses poemas, colocaram a sua criatividade em ação e assim surgiram novas quadras…

“Onde está o gato?
A comer no prato.
Onde está o rato?
A roer o sapato.
Onde está o Martim?
A comer o pudim.”

DIA MUNDIAL DO ANIMAL NA PRÉ



A história Um dragão em brasa apresentou-nos um pequeno dragão que apesar de ser simpático fica muito, mas MUITO zangado quando alguém lhe diz o que fazer! Ele quase perde os seus amigos devido ao seu mau feito. Felizmente repara que os outros animais têm alguns truques para se acalmarem e acaba por descobrir um truque para si mesmo, recuperando, assim, as suas amizades!
Depois de ouvirmos a história, construímos um dragão com a ajuda das professoras Sandra, Nélia e Otília. Para elaborarmos o dragão utilizamos os rolos do papel higiénico, cola, tesoura, restos de cartolina colorida, pompons para olhos e nariz, pequenos olhinhos e papel crepe colorido para fazer o fogo. Ficou lindíssimo o nosso dragão e, desta forma, comemoramos o Dia Mundial do Animal!


Alunos das salas 3-4 e 4-5



NOVIDADES


Uma das novidades do ano é que a nossa Biblioteca “Boas Aventuras” está aberta todos os dias para que possamos lá ir requisitar ou ler alguns livros! Além dos alunos, também, podem lá ir professores, funcionários e encarregados de educação/pais. Só num mês de aulas já fizemos quase 200 requisições! Estamos entusiasmados e gostamos de ler!





NOVO ANO LETIVO

Um novo ano a começar...nada melhor que uma música para animar!

terça-feira, 24 de abril de 2018

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, realizou-se uma Tertúlia subordinada ao tema "A influência da leitura na minha vida", para tal contamos com a participação do professor Vitor Morais, da psicóloga/blogueira Sandra Sousa e da pequena autora Alexandra Esteireiro.
Os alunos participantes, 3º e 4º ano, leram antecipadamente, nas sessões de Biblioteca, os livros dos autores convidados e pesquisaram sobre a biografia dos mesmos. Preparou-se também a declamação do poema “O livro” de Luisa Ducla Soares pelo aluno Luis Fernando do 3º ano.
No decorrer da Tertúlia, os alunos participaram assertivamente e com entusiasmo. No final todos os alunos do 1º ciclo entoaram a canção “Ler e Escrever”.



quinta-feira, 15 de março de 2018

JOGOS E HISTÓRIAS

No âmbito do projeto das formas geométricas, na pré dos 3-4 anos, foi trabalhada a história "A quadradinha".
Inicialmente, os alunos ouviram a história. Depois foi-lhes proposto fazermos um jogo, primeiro identificar as formas geométricas e as cores e segundo dramatizar a história com os fantoches. Foi interessante verificar a facilidade com que efetuaram essa identificação, pois além do nome da forma também sabiam a quantidade de lados. 
No final foi-lhes explicado como deveriam manipular os fantoches e distribuídos pelos diversos alunos. Todos tiveram a oportunidade de dramatizar a história com a ajuda da técnica de biblioteca e da educadora.
Os alunos foram muito participativos e interessados.



PAI


Para assinalar o Dia do Pai, na pré, 1º e 2º ano foi lida a história Eu adoro o meu pai de Giles Andreae. Antes da leitura, os alunos ouviram a música “Eu gosto é do papá”. Após a audição da história, cada aluno quis falar do seu pai e apresentar o motivo por que gosta muito do pai.
Na pré, os alunos desenharam o pai com tintas. Cada aluno pintou a sua mão e os dedos criando assim cara e cabelo. Depois pintaram uma gravata que foi colada ao desenho.
No 1º e 2º ano, os alunos criaram um desenho no qual escreveram porque adoram o pai e ilustraram.


 

EDUCAÇÃO LITERÁRIA


Os alunos do 3º ano estiveram a explorar os Poemas da Mentira e da Verdade de Luisa Ducla Soares. Inicialmente, os alunos começaram por identificar os elementos paratextuais do livro. Depois escolheram vários poemas para lerem, de entre os quais “Abecedário sem juízo”, “À mesa”, “Pai”, “Poema em G”, “Se a panela tem asas” e “A minha casinha”. Após a leitura dos mesmos e identificação de rimas e temas, ilustraram alguns dos poemas, criaram acrósticos e “Escreveram à maneira de…”. O resultado destas atividades revelou alguma criatividade por parte dos alunos que participaram, na maioria, com bastante empenho e foi exposto no placar das histórias.



Acrósticos criados a partir do poema "Pai"

Adoro-te muito pai

De dia e de noite o meu pai sempre me ajuda a estudar.
Obrigado pai por me dares uma vida nova.
Riu-me quando o meu pai diz piadas.
Obrigado pai por existires.
-
Treinas futebol comigo.
Eu gosto muito de ti.

Luis Fernando
.

Eu escuto tudo o que tu dizes.
Sempre que vais trabalhar sinto a tua falta.
Cada dia que passa eu sinto a tua falta.
Um dia, Pai, vou mostra o quanto gosto de ti.
Tu és muito bonito.
Adoro-te muito e
Respeito-te.

Joana

Pai
Adoro-te mais do que tudo o que há no mundo
Dou-te todo o meu amor
Odeio que chegues a casa triste
Rancor de ti nunca guardarei
Odeio quanto te zangas comigo
-
Tento fazer-te feliz todos os dias
Entras na nossa casa com um sorriso maravilhoso

David



Os alunos do 1º ano, durante o mês de fevereiro, ficaram a conhecer o escritor António Torrado, pois, antes de ouvirem a história Vamos contar um segredo e outra história, visualizaram um pequeno power-point sobre a sua vida e obra. Depois identificaram os elementos paratextuais do livro e ouviram a história. Após a leitura identificaram as personagens, o tema, o segredo e efetuaram o reconto da história. No final ilustraram o segredo da história e um segredo inventado por eles. Os trabalhos foram depois expostos no painel das histórias, mas antes cada aluno apresentou o “seu” segredo aos colegas.





No mês de março, os alunos do 1º ano, ficaram a conhecer a escritora Maria Alberta Menéres, pois, antes de ouvirem a história Dez dedos, dez segredos, visualizaram um pequeno power-point sobre a sua vida e obra. De seguida identificaram os elementos paratextuais do livro, ouviram a história Dez amigos de Ziraldo, por forma a motivar para a leitura. A partir desta identificaram e memorizaram os nomes dos dedos das mãos. Depois ouviram “As histórias contadas pela mão direita”. Após a leitura identificaram as personagens e o tema de cada história. No final esboçaram a sua mão direita e em cada dedo desenharam a personagem principal da história. Os trabalhos foram depois colocados no painel das histórias.




quarta-feira, 7 de março de 2018

TRIATLO LITERÁRIO - fase concelhia


No âmbito do Projeto do Baú de Leitura, no dia 07 de março, no Centro de Dia do Arco da Calheta, realizou-se a prova concelhia que teve por base o conto "Yanri, a menina da cinco tranças" de Ondjaki. Nesta prova participou a aluna Beatriz Pinto em representação da nossa escola. A prova teve como jurados a professora Teresa Costa, um representante da Câmara da Calheta, Sandra Sousa e um representante da Câmara da Ponta do Sol, Carla Matos.

Inicialmente os alunos começaram por ler partes do conto em voz alta perante jurados e restantes colegas. De seguida responderam a um questionário de escolha múltipla sobre o texto. Finalmente elaboraram um texto escrito a partir do tema apresentado pelo júri. Após a correção/avaliação das provas de leitura, escrita e interpretação, os resultados revelaram o vencedor da prova que irá representar os concelhos da Ponta do Sol e Calheta na fase regional.

Todos os participantes estão de parabéns pelo seu bom desempenho.




sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

AMIZADE


No âmbito das comemorações do Dia da Amizade, e visto este ter sido na interrupção do carnaval, decidimos comemorá-lo agora na pré. Assim sendo, convidamos as Educadoras Marlene e Áurea para vir contar uma história e a partir dessa fazer uma aula de yoga.
A história escolhida foi A joaninha que queria voar. A atividade foi dividida em duas sessões. Uma de 60 minutos para a pré dos 4-5 anos e outra de 45min para os 3-4 anos. Os alunos foram apresentados as convidadas e depois formaram um círculo para ouvir e puderem fazer os exercícios a medida que a história se ia desenrolando. Depois fizeram uma pequena atividade que consistia na criação de um desenho sobre a amizade, neste caso um coração, que no final teve a colaboração de todos.
Foi uma atividade muito interessante. Os alunos estiveram muito atentos, verificou-se que os mais pequenos estiveram mais atentos a história e os mais velhos a atividade propriamente dita.



INVERNO


No âmbito do trabalho sobre as estações do ano, mais propriamente, o inverno, uma das histórias escolhida para o pré-escolar dos 4- 5 anos foi A formiga e a neve.
Iniciamos com uma pequena chuva de ideias sobre a palavra “inverno” seguida da narração da história. Depois os alunos identificaram as personagens, o tema e a ordem dos acontecimentos.
Os nossos pequenos leitores ficaram tão entusiamos que quiseram fazer uma peça de teatro. Assim sendo, distribuíram-se as personagens pelos alunos e decidiu-se que iriam apresentá-la aos colegas da sala dos 3-4 anos. No entanto, os adereços criados e o empenho dos alunos fez com que esta “história da semana” fosse apresentada a toda a comunidade escolar. Seguiram-se vários dias de ensaio quer na sala quer no polivalente, local da apresentação. A dramatização decorreu após o intervalo da manhã do dia 16 de fevereiro.
Perante a receptividade do público, o teatro foi um sucesso.



EDUCAÇÃO LITERÁRIA


Aquela nuvem e outras

Durante o mês de janeiro, os alunos do 1º ano tiveram a oportunidade de conhecer o autor Eugénio de Andrade e a sua obra Aquela nuvem e outras. Inicialmente visualizaram um power-point sobre a vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o mesmo. Antes da audição dos poemas, exploraram os elementos paratextuais do livro tentando descobrir qual o assunto do mesmo e o índice. A partir deste, os alunos escolheram quais os poemas que gostariam de ouvir. Assim sendo, começaram com "Inverno", seguido de "Não, quero não", "Aquela nuvem", "Faz de conta", "Adivinha", "O gato", "O lagarto" e "A canção da Joaninha".
Após cada audição, os alunos mostraram-se bastante entusiasmados, identificando com alguma facilidade o tema dos poemas e as palavras que rimavam. Depois realizaram-se vários jogos de criatividade, como por exemplo imaginar que o inverno era uma pessoa e desenhá-lo, jogar ao faz de conta e desenhar e, para finalizar, inventar novas rimas através de um jogo de palavras e, assim, criar mais uma quadra para o poema “Não, quero não”. De todos estes jogos surgiram alguns trabalhos para realizar uma exposição sobre a obra.



Bichos, bichinhos e bicharocos

No âmbito da Educação Literária, os alunos do 2ºano tiveram contacto com a poesia de Sidónio Muralha com os Bichos, bichinhos e bicharocos. Antes da leitura, ouviram a música “Bichos” de Inês Puppo, visualizaram um power-point sobre a vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o mesmo. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro e do índice, tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro. Os resultados foram bem interessantes.
A partir do índice escolheram quais os poemas que gostariam de ler. Assim sendo, começaram com “Bichinho de conta”, “Joaninha”, “Cãozinho”, “Macacos”, “Estrelinha”, “Pato Marreco”, “Papagaio”, “sapo, sapinho”.

Após a leitura identificaram o tema de cada poema e as palavras que rimavam. Depois realizaram-se vários jogos de criatividade, como por exemplo imaginar a cena do poema “Pato Marreco” e desenhá-la, criar a Banda desenhada sobre a Estrelinha. Destes jogos surgiram alguns trabalhos para realizar uma exposição sobre a obra.
Em “Oficina de leitura”, os alunos escolheram quais os poemas que gostariam de ler no “Intervalo Literário” para a restante comunidade escolar e praticaram a leitura.



O senhor do seu nariz e outras histórias

No âmbito da Educação Literária, os alunos do 3º ano ficaram a conhecer o escritor Álvaro Magalhães e o livro intitulado O senhor do seu nariz e outras histórias.
Antes da leitura, visualizaram um power-point sobre a vida e obra do escritor e preencheram uma pequena ficha biográfica sobre o mesmo. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro tiveram de imaginar e criar uma nova capa para o livro.
A leitura foi efetuada em voz alta por vários alunos. Depois identificaram as personagens, o tema e a ordem dos acontecimentos.
No final acabaram por criar em conjunto uma nova história com o título “O senhor das orelhas grandes”. Este trabalho foi levado para a exposição sobre a obra.


sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

TRIATLO LITERÁRIO - fase escola

No âmbito do projeto Baú de Leitura, os alunos do 4º ano participaram no Concurso Triatlo Literário. Este é um concurso literário promovido pela Direção Regional de Educação (DRE),em que os alunos do 1º ciclo (4º ano) competem em três provas: Leitura, Escrita e Interpretação. O concurso visa estimular um maior conhecimento no domínio da língua portuguesa; incutir o gosto pela leitura de livros de cariz infantojuvenil; promover o conhecimento sobre a vida e a obra de escritores regionais e nacionais. Este organiza-se em três fases: a primeira desenrola-se na escola, a seguinte ao nível concelhio e a última apura o vencedor do concurso, em termos regional.
Assim sendo, no dia 12 de janeiro, na sala TIC, os alunos do 4º ano realizaram a prova que teve por base o conto "A mão da princesa" inserido na obra "O rapaz que vivia na televisão" de Luisa Ducla Soares. A prova teve com jurados a professora TIC, Maria José, o professor da curricular, Ricardo Padrão e a técnica de Biblioteca, Nélia Inácio. Inicialmente os alunos começaram por ler partes do conto em voz alta perante jurados e restantes colegas. De seguida responderam a um questionário de escolha múltipla sobre o texto. Finalmente elaboraram um texto escrito não ultrapassando as 150 palavras a partir do tema apresentado pelo júri. 
Após a correção/avaliação das provas de leitura, escrita e interpretação, os resultados revelaram o vencedor da prova que nos irá representar na prova concelhia que se realizará no dia 06 de março no Centro Social do Arco da Calheta, a aluna Beatriz Pinto.

Parabéns Beatriz!!




terça-feira, 9 de janeiro de 2018

2º PERÍODO

Recomeçamos as aulas...

...e novas aventuras nos aguardam!!!