terça-feira, 9 de janeiro de 2018

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

1º ANO


Na Educação Literária, durante o mês de novembro, os alunos do 1º ano ficaram a conhecer a escritora Luisa Ducla Soares através de um power-point sobre a sua vida e obra. Depois imaginaram e criaram a capa para o livro. Antes da audição e memorização de algumas lengalengas, os alunos identificaram os elementos paratextuais do livro (autor, ilustrador, editora).

As lengalengas memorizadas foram escolhidas pelos alunos. Cada um memorizou uma e ilustrou. Durante várias aulas foram relembradas para que os alunos tivessem um grande à vontade no momento da apresentação aos restantes colegas.

No dia 11 de dezembro, os alunos apresentaram o trabalho de pesquisa feito na TIC e declamaram várias lengalengas. Os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a atividade, revelando facilidade na memorização.


3º ANO

Os alunos do 3º ano trabalharam a obra Trinta por uma linha de António Torrado. Começaram por pesquisar sobre o autor para saber um pouco sobre a sua vida e obra. Depois imaginaram e criaram uma capa para o livro. Como esta obra é composta por vários contos, os alunos escolheram “Bolacha Maria”, “A gota com sede”, “O cão e o gato”, “A menina e o burro”, “Minha rica lâ” e “Fenómenos da Capoeira”.

Após cada leitura feita em voz alta por cada aluno, identificaram o tema, as personagens e realizaram pequenas atividades criativas, tais como crucigramas, banda desenhada, palavras aos quadradinhos e sopa de letras.


4º ANO

No âmbito da Educação Literária, os alunos no 4º ano trabalharam os "Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana em parceria com a Curricular. Assim sendo, nas aulas Biblioteca leram o poema "Para cada um seu modo de ver". Após a leitura, procedeu-se a adaptação do mesmo para ser apresentado. Assim sendo, foi necessário criar novos versos sobre novos animais para assim poderem todos participar. Durante várias sessões procedeu-se memorização dos versos por cada aluno e criou-se também um plano de apresentação à restante comunidade escolar. Durante várias sessões ensaiaram a apresentação - declamação dos versos e respetiva coreografia.


No dia 09 de novembro, durante o intervalo da manhã, os alunos apresentaram o seu trabalho no polivalente onde se encontravam posicionados por entre o auditório e disfarçados.
Os alunos mostraram-se muito animados e bastante criativos.




Sem comentários:

Enviar um comentário