terça-feira, 28 de abril de 2015

EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 3º período

O início do 3º período foi assim:

      • 1º anoA história do Pedrito Coelho, Beatrix Potter

Após a exploração dos elementos paratextuais do livro, os alunos criaram uma história a partir das imagens. Fizeram depois a apresentação perante os restantes colegas das histórias criadas. No final, leram a história original, ordenaram os acontecimentos e efectuaram o resumo oral e escrito da mesma.



      • 4º anoO gigante egoísta, Oscar Wilde

Esta obra foi objecto de um trabalho feito em parceria com a TIC. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro, os alunos tiveram a oportunidade de ler o texto em casa no Slideshare e partilhar as informações, uns com os outros, sobre o que leram através do Mapa Conceptual-Popplet. O resumo da história foi elaborado por todos, recorrendo ao GoogleDocs. Para terminar, os alunos adaptaram o texto narrativo para texto dramático a fim de o apresentar na abertura da Semana Cultural.

A leitura da história no Slideshare
Melhoramento do resumo
Certo dia, na primavera, as crianças estavam a brincar no jardim do gigante quando este regressou depois de visitar, por sete anos, o seu amigo Ogre da Cornualha. Irritado com esta situação, ele expulsou as crianças, mandou construir um muro à volta do jardim e afixou um aviso que proibia a entrada de estranhos. Com a expulsão das crianças, naquele jardim passou a existir só inverno com muito frio, geada, neve, granizo e vento norte. O gigante não entendia por que razão a primavera nunca mais tinha voltado.
Um dia, o gigante ouviu uma melodia encantadora e percebeu que algo tinha mudado. Da janela viu que as crianças tinham entrado no jardim e com elas regressara a primavera. Quando foi ao seu encontro elas fugiram e só encontrou um menino a chorar num recanto do jardim onde ainda era inverno. Este chorava amargamente por não conseguir subir à árvore. O Gigante ajudou-o e, em troca, o menino beijou-o. O gigante sentiu que tinha sido muito egoísta e decidiu derrubar o murro para que as crianças pudessem brincar livremente.
Desde esse dia, as crianças vinham brincar e o gigante juntava-se a elas. Durante tudo esse tempo, o gigante nunca mais viu menino que o tinha beijado. O tempo passou e o gigante envelheceu.

Um dia, o menino reapareceu e encontrou-se com o gigante que ficou feliz por o rever até notou que o menino estava ferido nas mãos. Preocupado quis ajudar, mas o menino sossegou, pois não passavam de feridas de amor e que, nesse mesmo dia, o gigante estaria com ele no paraíso.

Resumo dos alunos do 4º ano

"O gigante egoísta"- ensaios da peça

Sem comentários:

Enviar um comentário