O início do 3º período foi assim:
- 1º ano – A história do Pedrito
Coelho, Beatrix Potter
Após a exploração dos elementos paratextuais do
livro, os alunos criaram uma história a partir das imagens. Fizeram depois a
apresentação perante os restantes colegas das histórias criadas. No final,
leram a história original, ordenaram os acontecimentos e efectuaram o resumo
oral e escrito da mesma.
- 4º ano – O gigante egoísta, Oscar
Wilde
Esta obra foi objecto de um trabalho feito em
parceria com a TIC. Após a exploração dos elementos paratextuais do livro, os
alunos tiveram a oportunidade de ler o texto em casa no Slideshare e partilhar as informações, uns com os outros, sobre o
que leram através do Mapa
Conceptual-Popplet. O resumo da história foi elaborado por todos,
recorrendo ao GoogleDocs. Para
terminar, os alunos adaptaram o texto narrativo para texto dramático a fim de o
apresentar na abertura da Semana Cultural.
A leitura da história no Slideshare |
Melhoramento do resumo |
Certo dia, na primavera, as crianças estavam a brincar no jardim do gigante quando este regressou depois de visitar, por sete anos, o seu amigo Ogre da Cornualha. Irritado com esta situação, ele expulsou as crianças, mandou construir um muro à volta do jardim e afixou um aviso que proibia a entrada de estranhos. Com a expulsão das crianças, naquele jardim passou a existir só inverno com muito frio, geada, neve, granizo e vento norte. O gigante não entendia por que razão a primavera nunca mais tinha voltado.
Um dia, o gigante ouviu uma melodia encantadora e percebeu que algo tinha mudado. Da janela viu que as crianças tinham entrado no jardim e com elas regressara a primavera. Quando foi ao seu encontro elas fugiram e só encontrou um menino a chorar num recanto do jardim onde ainda era inverno. Este chorava amargamente por não conseguir subir à árvore. O Gigante ajudou-o e, em troca, o menino beijou-o. O gigante sentiu que tinha sido muito egoísta e decidiu derrubar o murro para que as crianças pudessem brincar livremente.
Desde esse dia, as crianças vinham brincar e o gigante juntava-se a elas. Durante tudo esse tempo, o gigante nunca mais viu menino que o tinha beijado. O tempo passou e o gigante envelheceu.
Um dia, o menino reapareceu e encontrou-se com o gigante que ficou feliz por o rever até notou que o menino estava ferido nas mãos. Preocupado quis ajudar, mas o menino sossegou, pois não passavam de feridas de amor e que, nesse mesmo dia, o gigante estaria com ele no paraíso.
Resumo dos alunos do 4º ano
"O gigante egoísta"- ensaios da peça |
Sem comentários:
Enviar um comentário