quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 2º Período

    • No 2º período, começamos a trabalhar as seguintes obras:
      • 1º anoDestrava Línguas, Luisa Ducla Soares
Os alunos começaram por explorar a capa e tentar descobrir de que falaria o livro. Depois ouviram e memorizaram alguns destrava línguas, escolheram outros para ilustrar e gravaram os que mais gostaram.






      • 2º anoO rouxinol e a sua namorada, Sidónio Muralha

Os alunos começaram por explorar a capa, tentaram descobrir de que falaria o livro. Depois leram vários poemas de diferentes maneiras (chorar, rir, saltar…), escolheram outros para ilustrar e ainda escolheram ler “O rouxinol” no Intervalo Literário para celebrar o Dia da Amizade.

 - A menina gotinha de água, Papiniano Carlos
Os alunos leram a história "A menina gotinha de água" e assim celebraram o Dia da Água no dia 22 de março. Realizaram uma pequena ficha de leitura, efetuaram o resumo da história que foi depois passado para um livro em forma de gota. Cada aluno ilustrou o seu. 





      • 3º anoQueres ouvir? Eu conto, Irene Lisboa
Os alunos exploraram a obra com a leitura dos contos “O vento” e a “ A pata rainha” partir deste efectuaram o resumo que depois apresentaram no Intervalo Literário.


Os alunos continuaram a exploração da obra com a leitura do conto “Os príncipes gémeos”, partir deste efectuaram o reconto em Banda Desenhada.



      • 3º anoA cor das vogais, Vergílio Alberto Vieira

Os alunos começaram por pesquisar sobre a vida e obra do escritor para o conhecer. Depois escolheram alguns poemas para lerem em voz alta perante os colegas. Como atividade escrita, o desafio foi criar uma história a partir do título de um dos poemas “A história de um chapéu”. 



      • 4º anoMistérios, Matilde Rosa Araújo

Os alunos começaram a trabalhar alguns dos poemas desta obra: “O menino e o bule”, “Deveres”, “Recado” e “A Laranja”. Após leitura de todos os poemas, os pequenos leitores deitaram “mãos à obra” e também criaram os seus próprios poemas seguindo o exemplo da escritora. Os trabalhos foram depois apresentados durante o Intervalo Literário.






Os alunos terminaram a exploração da obra com o poema “O romancinho verde”. Efetuaram uma leitura a pares e ilustraram as estrofes. Escolheram depois fazer a leitura do mesmo durante o Intervalo Literário para celebrar o Dia da Amizade.

      • 4º anoTeatro ás três pancadas, António Torrado
Desta obra foram escolhidas três peças: “Vêm aí o Zé das Moscas”, “A história de um papagaio” e “Olha o passarinho”. Todas elas foram dramatizadas em ambiente de sala de aula.



Sem comentários:

Enviar um comentário